sábado, 30 de outubro de 2010

Atração Perigosa

Se em Gênio Indomável, Ben Affleck mostrou seus talentos como ator e roteirista ao lado de seu grande amigo Matt Damon, em Medo da Verdade ele mostrou levar jeito para direção. Agora, ele junta todos esses talentos e faz Atração Perigosa, o melhor filme de assalto a banco desde Fogo Contra Fogo.
Baseado no livro Prince of Thieves, de Chuck Hogan, Atração Perigosa mostra um grupo de ladrões liderados por Doug MacRay (Affleck). Em um dos assaltos, eles pegam Claire (Rebecca Hall) como refém. Com medo que ela possa identificá-los, MacRay a segue para ver se seu grupo corre mesmo algum risco. Mas ele não contava que se apaixonaria pela moça.
Assim como fez em Medo da Verdade, Ben Affleck traz seu filme para Boston, cidade onde cresceu. Na verdade, Boston vem sendo palco de ótimos filmes, entre eles Sobre Meninos e Lobos e Os Infiltrados. Essa cidade tem ruas tão estreitas que me impressionei com uma cena de perseguição protagonizada pela gangue de MacRay e a polícia. Aqui, já comecei a admirar o trabalho de Affleck atrás das câmeras.
Outro ponto positivo de Atração Perigosa é o fato de o romance entre MacRay e Claire nunca atrapalhar a narrativa do filme. Isso acontece porque ele fica transitando entre suas duas vidas: uma em que ele é um cara amigável e a outra como ladrão.
Há uma cena em que essas duas vidas de MacRay correm o risco de se juntar precipitadamente. É quando Claire tem a chance de reconhecer um dos membros da gangue. Nesse momento do filme, é impossível não ficarmos com os olhos grudados na tela.
Atração Perigosa ainda conta com grandes atuações de todo o elenco. A performance de Ben Affleck é uma das melhores de sua carreira. Rebecca Hall também está excelente, mostrando Claire sempre como uma mulher aflita e traumatizada. Jeremy Renner mostra que sua indicação ao Oscar por Guerra ao Terror não diminuiu seu ritmo, algo que aconteceu com alguns atores. Seu personagem, Jem (melhor amigo de MacRay), é o mais violento do filme. Jon Hamm (da série Mad Men) não desaponta em seu primeiro grande papel no cinema. Ele interpreta o agente do FBI Adam Frawley, que está na cola da gangue. Blake Lively (da série Gossip Girl) surpreende interpretando Kris, a problemática ex-namorada de MacRay. Fechando o elenco estão as pequenas participações de Chris Cooper e Pete Postlethwaite, que brilham quando aparecem em cena.
Com cenas de tiroteio de tirar o fôlego, Atração Perigosa promete ser um dos principais candidatos ao Oscar, ao lado de A Origem. As indicações serão mais do que merecidas.
Cotação:

3 comentários:

Jack Ford Coppola disse...

Desculpa mas Ben Affleck não me convence como ator muito menos neste filme.A direção é muito boa e o roteiro bem escrito e com certeza é o melhor filme ambientado em Boston que eu já vi.

Thomás R. Boeira disse...

Com certeza é um filme melhor do que Os Infiltrados, um filme que gosto muito e que também é ambientado em Boston. Mas gostei de Ben Affleck em sua tripla função no filme.

Ele está longe de ser um Clint Eastwood, mas acho que ele está recomeçando muito bem sua carreira depois de bizarrices como aquele Contato de Risco.

Jack Ford Coppola disse...

ou ter estragado o Demolidor