sábado, 23 de outubro de 2010

Atividade Paranormal 2

(ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS)
É impressionante. Nós não podemos ter nenhum fenômeno de bilheteria sem que os produtores do filme resolvam fazer uma ou várias sequências. Aconteceu com Jogos Mortais e A Bruxa de Blair. A bola da vez é Atividade Paranormal, o filme que custou 15 mil dólares e arrecadou mais de 190 milhões no mundo todo. Mas, como sempre, a sequência não consegue ser melhor que o primeiro filme.
Atividade Paranormal 2 não é uma sequência, e sim uma prequela. O filme se passa dois meses antes de Atividade Paranormal. Desta vez, os protagonistas são Kristi, irmã de Katie (personagem do primeiro filme), e sua família. Depois que voltam para casa e encontram uma verdadeira bagunça, eles instalam câmeras de segurança por todo o lugar. Aos poucos, o espírito vai aterrorizando a vida da família e as câmeras registram tudo.
O fato de Atividade Paranormal 2 mostrar os acontecimentos anteriores é uma bela sacada, porque mostra que seu objetivo é completar o quebra-cabeça iniciado em Atividade Paranormal. Perguntas que ficaram no ar (porque o espírito estava tão interessado em Katie?) são respondidas.
Em Atividade Paranormal 2, é mostrado que o grande interesse do espírito não era Katie, e sim Hunter, o bebê de sua irmã. Isso fica claro quando Ali, enteada de Kristi, está com o namorado e pergunta em um tabuleiro Ouija o que o espírito quer. As letras H-U-N-T são formadas e simplesmente ignoradas pela garota.
Aliás, a ignorância dos personagens de Atividade Paranormal 2 é incrível. O pai de Ali, Daniel (marido de Kristi), fica em negação quanto aos sinais que aparecem todas as noites. Tal ignorância chega a irritar em certos momentos do filme.
Outro ponto negativo é o fato de um dos bons elementos de Atividade Paranormal quase não aparecer neste filme. Trata-se da câmera sendo rebobinada para frente, algo que aparecia constantemente. Em Atividade Paranormal 2, esse elemento surge apenas duas vezes e depois de uma hora de projeção.
Mas se o diretor Tod Williams não usa muito essa técnica, ele abusa dos elementos que nos assustaram no primeiro filme. As portas vivem batendo e Kristi é puxada escada abaixo. Isso até pode mostrar um pouco de desespero do diretor em querer nos assustar, mas se cenas como essas não aparecessem, Atividade Paranormal 2 seria um verdadeiro tédio.
Atividade Paranormal 2 pode até ser inferior ao primeiro filme, mas assusta muito mais e ganha vários pontos pelo fato de realmente ter uma história para contar, algo que várias outras sequências de filmes de terror não tinham. Para finalizar, um recado para os produtores do filme: não façam um Atividade Paranormal 3. Este sim seria uma perda de tempo. Cotação:

3 comentários:

Jack Ford Coppola disse...

Antes de mais nada digo que não gostei de nenhum dos 2 filmes,sim levei sustos assistindo os filmes,porém eles não me causaram medo por algumas razões.
1- O filme procurar ser realista em relação ao assunto:atividade paronormal,ele mostra de forma gradual as atividades da entidade porém isso deixa o filme monótono ou no meu caso frustante,pois fiquei esperando ser assustado porém o clima de tensão criado é desperdiçado ao mostrar uma porta se abrindo ou manchas de talco no chão.No Final quando as ''coisas'' começam a ficar interessantes eu já estava vencido pelo tédio .
2-Os personagens não tem carismas,salvo exceções como a empregada ''chicana'',o cão e o bebê (e talvez a garota do segundo filme),por causa disto não ligo para o que possa ocorrer com eles para exemplificar isto falarei de Micah afinal ele é um dos culpados de eu não ter gostado do primeiro filme.Ele é um dos personagens mais idiotas da historia do cinema pois mesmo quando ele tinha conhecimento do que estava acontecendo ele persistia em provocar a entidade em vez de buscar ajuda.
3-No segundo filme existem cenas em handcam que não fazem sentido estarem lá,por alguma razão todos os personagens sentem a necessidade de gravar TUDO que ocorre lá até coisas que uma pessoa ''normal'' não gravaria.Isso ocorre em vários outros Mockumentary como A Bruxa de Blair e Cloverfield,apenas REC e Cannibal Holocaust têm alguma razão plausível do por que dos protagonistas estarem gravando.
4- O filme assusta algumas vezes porém não me marcou ou me deixou com medo.

Paula disse...

Eu não vou assistir ao segundo filme, nem que me paguem pra isso.
Eu tenho um grande defeito, me deixo envolver pela história que está sendo contada, portanto chego a conclusão de que um filme foi ruim apenas no final. Eu fiquei tensa, grudada na cadeira durante todo o primeiro filme. Levei uns sustos, achei que a passagem do tempo aumentava a tensão, pois ficávamos esperando que algo acontecesse. Se acontecia, vinha o susto, senão, o alívio.
Para parecer real, é necessário que a coisa toda seja simples, mas de impacto, como as pegadas de talco, a porta batendo, o lustre balançando. Só sente o impacto quem se permite entrar na história, quem consegue se colocar no lugar das personagens. Todo o tempo eu pensava "se fosse comigo, já tinha me mudado, ido embora, chamado um padre pra exorcisar a casa, etc etc etc". No final é possível perceber que Micah é um otário mesmo, provocando a coisa, sem noção. Mereceu o final que levou. Durante o filme ele parece inconsequente buscando evidencias dessa entidade, mas ele é um besta mesmo.
O segundo filme, não vou ver, como eu me deixo envolver pela história, vou acabar levando sustos e tendo pesadelos.

Unknown disse...

Alex

Antes de tudo a historia do filme Atividade Paranormal 2 envolve fatos que acontecem realmente em certos casos, quem nunca presenciou um fato desse ?
Eu sim e achei interessante mesmo uma familia simples com um passado que envolve uma maldição hereditária quem já sofreram problemas na infância as duas irmãs mt simples o filme o erredo bem elaborado gostei...