sábado, 9 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro

Antes mesmo de sua estreia, milhões de pessoas já haviam assistido Tropa de Elite graças a uma cópia roubada que estava circulando por todos os camelôs do país. A pirataria, apesar de me irritar, acabou ajudando o filme tanto na divulgação, quanto em termos de popularidade. É essa popularidade que vai ajudar Tropa de Elite 2, pois o filme chega aos cinemas à prova de pirataria, logo, se as pessoas quiserem vê-lo filme, terão de ir aos cinemas.
Tropa de Elite 2 começa nos dias de hoje, com o Coronel Nascimento no meio de um tiroteio em seu carro. Assim como em Tropa de Elite, nós voltamos no tempo para saber como chegamos àquela situação. Coronel Nascimento agora é secretário de segurança e descobre que os verdadeiros inimigos são os próprios policiais militares, que chegam a ser mais cruéis e mau carater do que os traficantes que preenchem as cadeias.
Tropa de Elite 2 não ataca só as milícias e os políticos, mas também a imprensa sensacionalista, que aqui é representada por Fortunato (interpretado por André Mattos), uma espécie de José Luiz Datena. O filme também abre espaço para o setor dos Direitos Humanos, representado por Fraga (interpretado pelo ótimo Irandhir Santos).
Em comparação com o primeiro filme, Tropa de Elite 2 não tem nenhuma frase que vá virar bordão nacional e tem menos cenas de ação. Ao invés disso, José Padilha concentra o filme nas relações entre as milícias e os políticos corruptos, que estão “apagando” qualquer pessoa que ameace seus negócios.
Mas José Padilha compensa as poucas cenas de ação baixando o Michael Mann que tem dentro de si. O resultado é uma das melhores cenas de tiroteio da história. O que mais impressiona nesta cena é uma passagem da câmera por dentro do carro de Nascimento. Algo bem hollywoodiano.
Wagner Moura brilha mais uma vez como Nascimento. Mas dessa vez, o personagem está bem diferente daquele que vimos em Tropa de Elite. Mais experiente, ele agora não faz as pessoas “pedirem pra sair”, mostrando que tem mais controle sobre os seus atos. Apesar disso, ele é visto como um monstro por Fraga que, por ser casado com a ex-mulher de Nascimento, Rosane, acaba influenciado seu filho, Rafael.
Em resumo, Tropa de Elite 2 é um verdadeiro tapa na cara de todos os corruptos que sujam o nome do nosso país. Aqui, não há espaço para mentiras, apenas para realidade, o que faz deste um dos filmes mais corajosos que o cinema nacional já produziu. Parabéns para Padilha e companhia.
Cotação:

Um comentário:

Simone disse...

Achei o filme MUITO bom, não só no conteúdo, mas na parte técnica. Fiquei super impressionada por ser um filme brasileiro. Também "me caiu os butiá do bolso" com as cenas aéreas! hahaha

Beijos