sábado, 9 de outubro de 2010

Os Vampiros Que Se Mordam

Os Vampiros Que Se Mordam é mais uma comédia escrita e dirigida pelos caras mais sem graça de Hollywood: Jason Friedberg e Aaron Seltzer. Depois de atacarem quase todos os tipos de filme em algumas das piores produções já feitas, como Deu a Louca em Hollywood e Super-Heróis e a Liga da Injustiça, os diretores-roteiristas resolveram dar um tiro no pé: tirar sarro da saga Crepúsculo, a maior febre da atualidade.
A história de Os Vampiros Que Se Mordam é a mesma de Crepúsculo, só que ridicularizada. Os nomes dos personagens são modificados (Bella vira Becca, Cullen vira Sullen, Black vira White) e algumas partes dos filmes são parodiadas ao extremo.
Na verdade, Os Vampiros Que Se Mordam é muito mais do que apenas uma paródia. É também uma crítica às franquias de filmes e livros de Crepúsculo. Eles acabam virando um prato cheio para que Friedberg e Seltzer possam fazer “comédia”. Os diretores não perdoam nem o fato de o pai de Bella (no caso, Becca) querer que a garota tenha um spray de pimenta para se proteger.
Mas o filme tem um problema gravíssimo, o mesmo das outras produções escritas e dirigidas por Friedberg e Seltzer. Qualquer tipo de crítica que eles queiram fazer a Crepúsculo acaba sendo jogado fora por causa do “talento” que eles têm de fazerem piadas sem graça. Eles acertam em um ou dois momentos, mas isso é muito pouco para uma hora e meia de filme.
Para aqueles que odeiam a saga Crepúsculo, Os Vampiros Que Se Mordam é uma das melhores comédias de todos os tempos. Para os apaixonados, este é o pior filme de todos os tempos. Para mim, que sou neutro no assunto, Jason Friedberg e Aaron Seltzer até tiveram uma ideia boa, mas em suas mãos qualquer coisa vira lixo, e este é mais um filme para ser esquecido.
Cotação:

Um comentário:

Paula disse...

Apesar de achar Crepúsculo legal, admito que tem muitos elementos que dariam ótimas paródias, mas esse filme não foi feliz.
Quando conseguia fazer uma piada legalzinha e até engraçada, os diretores-roteiristas acabavam levando a piada longe demais, tirando totalmente a graça ou transformando em algo tão ridículo e sem sentido que eu ficava pensando "era pra rir?"

SPOILER:

Por exemplo, nas aulas de biologia, Edward se segurando pra não "vomitar" (como em Crepúsculo) a piada estava indo bem, até ele começar a fazer malabarismo com uma maçã (símbolo da capa do livro), uma bola de boliche e um bebê, tudo saído da mochila da Becca.
Pra que isso? Poderiam ter feito qualquer outra coisa, menos malabarismo. Eu não consegui rir. Na verdade não entendi o que eles estavam tentando criticar e debochar com essa cena. Há outras maneiras de tentar mostrar o quanto Edward é "perfeito" e sabe fazer de tudo.

Fim do spoiler.

Não se faz mais paródias como Top Gang.