sábado, 9 de outubro de 2010

O Último Exorcismo

Depois de sucessos como A Bruxa de Blair e Atividade Paranormal, os filmes de terror parecem ter encontrado um novo formato para assustar as pessoas: o mocumentary, filmes feitos em forma de documentário. O Último Exorcismo é mais um filme desse tipo. Mas, diferente dos títulos que citei, esta produção usa o formato apenas para dar mais realidade para a história, por que não consegue assustar em momento algum.
O filme mostra Cotton, um pastor que é contratado por Louis para tirar o demônio que está possuindo sua filha, Nell. Aproveitando a oportunidade, Cotton contrata uma equipe de filmagem para mostrar que exorcismos são uma farsa. Mas será preciso muito mais do que um “exorcismo” para salvar a garota.
Cotton quer mostrar que os exorcismos fazem parte do psicológico das pessoas. Sendo assim, os rituais que ele faz funcionam como um efeito placebo. Esta é uma bela sacada do filme e as técnicas de exorcismo mostradas são muito inteligentes. Mas só isso não salva o filme.
Quando parece que vai assustar, O Último Exorcismo nos decepciona. Ficamos tensos no início de algumas cenas, até nos preparamos para tapar os olhos, mas quando vemos que não passa de uma bobagem, pensamos: “Só isso?”.
O diretor Daniel Stamm tem apenas um momento de inspiração durante todo o filme. É quando Nell pega a câmera para se filmar enquanto mata um gato. Infelizmente, essa cena entrega uma parte do final, mostrando que O Último Exorcismo é um filme previsível.
Com um final clichê ridiculamente simples, O Último Exorcismo está longe de ser um novo O Exorcista. Acaba por ser apenas um desperdício daquele que é, na minha opinião, o melhor formato para assustar as pessoas.
Cotação:

Nenhum comentário: