domingo, 28 de novembro de 2010

Megamente

Esse ano as animações resolveram transformar os vilões em protagonistas. Vimos isso em Meu Malvado Favorito e agora em Megamente, animação claramente influenciada pelos famosos quadrinhos de super-heróis.
Megamente (voz de Will Ferrel) é um vilão que resolveu fazer o mal no momento em que percebeu que tinha grande talento para isso. Desde criança sempre teve de aguentar a fama de Metro Man (voz de Brad Pitt), o grande herói de Metro City. Mas quando Megamente finalmente vence uma de suas batalhas contra o mocinho, seu mundo fica sem graça pois não há mais ninguém que lute contra ele. Sendo assim, o vilão resolve criar um super-herói, mas as coisas não saem como esperado.
A influência dos quadrinhos é mostrada na aparência dos personagens. Megamente é praticamente um clone do Líder, vilão do Incrível Hulk, mudando apenas a cor verde para azul. Já Metro Man é um clone do Superman. Na verdade, os quadrinhos do homem de aço foram os que mais influenciaram esta produção, já que até a mocinha (Roxanne Ritchi, voz de Tina Fey) é uma jornalista que se aventura.
Mas o mais interessante em Megamente é que mostra o que aconteceria com o vilão se este não tivesse um herói para combater. Iria dominar o mundo, escravizar as pessoas, mas e depois? Criaria planos mirabolantes que nunca seriam usados? Ou ficaria em seu esconderijo sem fazer nada?
Outro elemento que gostei no filme foi sua trilha sonora. Ao invés de investir nas bandas e cantores que estão fazendo fama atualmente, Megamente investe no bom e velho rock n’ roll. Aqui escutamos AC/DC, Guns N’ Roses, Ozzy Osbourne. Ainda temos a inclusão do grande Michael Jackson.
Me decepcionei um pouco ao constatar que o final de Megamente foi exatamente o que eu havia previsto na metade do filme. Mas tirando isso, Megamente é um desenho que consegue entreter o público sem se esforçar, o que é uma grande vitória.
Cotação:

4 comentários:

Paula disse...

Eu adorei esse desenho!
Dei muitas risadas assistindo, aliás, todos no cinema deram altas gargalhadas.

Jack Ford Coppola disse...

Assistam dublado

Thomás R. Boeira disse...

Concordo!

Na verdade, acho que todos os desenhos devem ser assistidos dublados. Pelo menos na primeira vez!

Paula disse...

Eu vi dublado, não sei porque acho estranho ver desenho legendado.
Resquício da nossa infância feliz!