sábado, 20 de novembro de 2010

Preparando o terreno para Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1

Hoje irei assistir a Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1. Sendo assim, antes de ir para o cinema, vou preparar o terreno para crítica do filme (a minha primeira de Harry Potter) postando o que achei dos seus antecessores.
Vou colocar Harry Potter e a Pedra Filosofal (*****) e Harry Potter e a Câmara Secreta (*****) no mesmo parágrafo. Isso porque foram as adaptações mais completas da franquia até o momento. O melhor de tudo é que foram ótimas adaptações. Ambas foram dirigidas por Chris Columbus, escolhido por já ter certa experiência com atores mirins, algo que era necessário para dar o rumo certo para o inicio da franquia. Na época do lançamento dos dois filmes, eu não dava nenhuma bola para Harry Potter. Tanto que não fui ao cinema assisti-los. Me arrependo profundamente de ter feito isso.
Em Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban (*****) houve uma mudança na cadeira do diretor. Saiu Chris Columbus e entrou o ótimo diretor mexicano Alfonso Cuarón. A partir desta terceira parte, começamos a ver Harry amadurecer. Também conhecemos dois dos melhores personagens dos livros: Sirius Black e Remo Lupin. Acho uma pena Lupin ter ganho tão pouco espaço nos filmes seguintes. Tudo bem que a participação dele nos outros livros também é pequena, mas nos filmes isso foi reduzido para quase nada. Enfim, voltando para O Prisioneiro de Askaban, foi o primeiro filme de Harry Potter que assisti no cinema e também foi o primeiro livro da saga que li. De toda franquia, O Prisioneiro de Askaban é o meu favorito. Pelo menos, até agora.
Quando Harry Potter e o Cálice de Fogo (****) foi lançado eu já estava viciado na saga. Houve mais uma mudança na cadeira do diretor. Saiu Alfonso Cuarón e entrou Mike Newell, que soube conduzir muito bem as cenas de ação do Torneio Tribruxo. Mas o grande impacto deste filme é que Lord Voldemort finalmente retorna, interpretado com maestria pelo ótimo Ralph Fiennes.
Com mais uma mudança na cadeira do diretor (desta vez o cineasta foi David Yates, que continuou na função nos capítulos seguintes) chegamos a Harry Potter e a Ordem da Fênix (***), o filme que menos gosto na saga. Algumas coisas importantes nesta parte foram colocadas de maneira completamente displicente. Não gostei do modo como fomos apresentados a Sala Precisa, lugar onde Harry dá aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas para seus colegas. Também não gostei do fato de a Ordem da Fênix não ter sido muito bem explicada. Como eu disse, tudo de forma displicente.
Chegamos a Harry Potter e o Enigma do Príncipe (****), minha primeira pré-estreia. Aqui, foram incluídos momentos marcantes que não estavam nos livros, como a destruição da Toca. Por outro lado, momentos marcantes que tinham nos livros foram deixados de lado. Quando os Comensais da Morte invadem Hogwarts há uma batalha entre eles e os alunos, algo que seria muito bacana de ver na tela grande. E o relacionamento entre Harry e Gina Weasley é mostrado de forma muito forçada. Mas no geral, O Enigma do Príncipe foi um ótimo filme, pois a história em si foi muito bem contada.
Mas o trio principal é, definitivamente, o que há de melhor nos filmes. Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson (uma das minhas atrizes favoritas) foram as escolhas mais certeiras para os papéis principais. Eles estão imortalizados e serão alguns dos bons elementos que a franquia Harry Potter deixará quando chegar ao seu fim.
Bem, o terreno está preparado. Agora, vou ao cinema assistir o inicio do último capítulo!!!

2 comentários:

Eduardo Alemeida disse...

Bom para dar um seguimento a esses comentários vou incluir o 7 parte 1 filme e penúltimo filme da saga.

é fantástico foi um dos filmes mais detalhado de todos e para mim, e com efeitos especiais muito bom!

E a respeito do seu conhecimento sobre a saga HARRY POTTER excelentes comentários!

Dudu

Paula disse...

Eu sou suspeita para falar de Harry Potter porque eu adoro a saga!!!!! Ainda preciso ler a Ordem da Fenix e As Relíquias da Morte.
Como eu não li a Ordem Fênix, concordo com a displicência, tiveram coisas que não deram para entender direito, foram "jogadas" no filme.
O Enigma do Príncipe eu li. Saí muito brava do cinema. Parecia que para entender o filme era realmente necessário ter lido o livro, porque muitas coisas importantes foram deixadas de lado e outras foram literalmente jogadas na tela. Quem leu o livro atentamente, entende o que quero dizer. Ah, a destruição da Toca, pra que destruí-la se precisavam dela para o sétimo filme? Gina e Harry, realmente super forçado, até o quinto filme não tinha nada ali, no sexto livro foi acontecendo gradualmente e no filme eles jogaram na primeira cena dos dois juntos, fizeram parecer como se o Harry gostasse da Gina há um tempão. No geral, o filme é bom, divertido, mas esse eu preferia não ter lido o livro antes de assistir, com certeza eu teria gostado mais.
Agora o sétimo filme, parte 1, não existem palavras para descrever. Vou esperar a crítica desse para comentar.