domingo, 14 de novembro de 2010

Red: Aposentados e Perigosos

Red: Aposentados e Perigosos é um filme “nunca pensei”. Nunca pensei que veria Helen Mirren segurando uma metralhadora. Nunca pensei que John Malkovich desafiaria uma bazuca com um revólver. Nunca pensei que um elenco de atores lendários estaria em uma adaptação de graphic novel. O resultado é uma comédia de ação muito divertida.
Baseado na graphic novel criada por Warren Ellis e Cully Hamner, Red mostra Frank Moses (Bruce Willis), agente da CIA aposentado que sofre uma tentativa de assassinato. Para descobrir o que está acontecendo, ele recruta seus antigos colegas: Joe (Morgan Freeman), o excêntrico Marvin (John Malkovich) e Victoria (Helen Mirren). Os vilões da história acabam descobrindo que esta equipe não é o que aparenta ser, classificando-os como RED (Retired Extremely Dangerous ou Aposentados Extremamente Perigosos).
O clima de ação misturado com comédia persiste em boa parte do filme. Em certo momento, para um melhor desenvolvimento da história, Red acaba ficando um pouco parado, quase se arrastando. Mas logo depois vemos Helen Mirren mandando balas para todos os lados e o filme volta a ficar bacana.
O diretor Robert Schwentke (o mesmo do bom Plano de Voo) comanda muito bem as cenas de ação, com destaque para a luta entre Bruce Willis e Karl Urban, que com a ajuda do roteiro fica divertida. Schwentke também tem um grande momento em uma transição de cena na qual um olho se torna uma bala.
Mas é o elenco que dá um toque especial a Red. Todos nós já sabemos que Bruce Willis é um ator duro de matar, e por isso não nos surpreendemos muito ao vermos ele em ação. Já John Malkovich (o mais engraçado do filme) e Helen Mirren mostram que ainda estão com tudo em cima para as cenas mais perigosas. Morgan Freeman não tem muitas cenas de ação, mas se saí muito bem como sempre. Temos ainda Mary-Louise Parker interpretando Sarah, o divertido interesse amoroso de Frank.
Sou um grande fã de quadrinhos, porém não conheço a graphic novel Red. Sendo assim, não tenho como argumentar se o filme é ou não fiel à história original, mas posso afirmar que o longa é muito divertido.
Cotação:

4 comentários:

Clenio disse...

Não tenho a MENOR vontade de assistir a esse filme. Nada nele me atrai, e pelo que vi no trailer, eu me arrependeria amargamente de perder meu tempo o assistindo.
Como é que um elenco desses se submete a essa bobagem??? Why, my Lord, why???

Abraços
Clênio
www.lennysmind.blogspot.com
www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

Paula disse...

Eu não vi esse filme e fiquei com a pulga atrás da orelha quando um elenco maravilhoso concordou em fazer uma comédia de ação.
Acho que esses atores não têm mais nada para provar, eles são ótimos, ganhadores do Oscar e esse filme não vai nem atrapalhar nem acrescentar nada na carreira deles. Creio que tenham feito só pra se divertir e fazer algo light, sem drama.
Vou esperar o DVD.

Jack Ford Coppola disse...

Tomás ,sobre a Hq Red;ela é bastante diferente do filme tanto que o unica personagem presente é o Frank Moses em busca de vingança

Thomás R. Boeira disse...

Fiquei sabendo Jack!

Recentemente comprei a primeira edição da HQ. Não tem absolutamente nada de comédia!