quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Personagens Marcantes - Ferris Bueller

Há meses estou tentando criar este espaço onde eu falaria sobre os personagens mais marcantes do cinema. Para esta primeira postagem, resolvi falar sobre um ídolo dos adolescentes dos anos 80.
Em 2009, quando morreu, John Hughes deixou órfãos vários personagens interessantes: a garota que tem seu aniversário esquecido em Gatinhas e Gatões, os adolescentes de Clube dos Cinco, o jovem que resolve matar aula e aproveitar o dia. Este último é o personagem desta postagem.
Na filmografia riquíssima de Hughes, Ferris Bueller foi o personagem que mais se destacou. Em Curtindo a Vida Adoidado, ele fez tudo o que nós jovens gostaríamos de fazer: enganou os pais e o diretor da escola, faltou aula e não foi pego. Por que ele faz isso? Não seria muita irresponsabilidade? A resposta é uma das melhores falas que já ouvi: “A vida passa muito rápido. Se você não olhar em volta de vez em quando, você pode perdê-la”.
Ferris é um dos caras mais sortudos que já vi. Ele passa o dia de folga do lado de sua bela namorada e de seu melhor amigo, consegue escapar de ser visto pelo próprio pai em um restaurante e, quando parece que vai ser pego em flagrante, sua irmã resolve ajudá-lo. Em resumo, tudo dá certo para ele.
Além de sortudo, Ferris é corajoso. O cara não tem vergonha nenhuma e simplesmente invade um desfile e canta “Twist & Shout”, na cena mais memorável do filme. Acho que a grande maioria das pessoas que assistiram ao filme (eu entre elas) canto e pulou junto com Ferris nesta cena.
Até hoje seu intérprete Matthew Broderick sofre com a “maldição” de Ferris Bueller. Como ele mesmo disse no Oscar de 2010, as pessoas ainda perguntam para ele: “Ei Ferris, este é o seu dia de folga?”.
Por seu jeito de pensar e agir, típicos de um adolescente rebelde, Ferris é um dos personagens mais marcantes do cinema.
(Se alguém tiver sugestões para os próximos personagens marcantes, coloque nos comentários. Será de grande ajuda).

Um comentário:

Paula disse...

Como diria Olive no filme Easy A, eu queria que a minha vida fosse um filme dos anos 80!