sábado, 22 de janeiro de 2011

Além da Vida

É difícil de acreditar que Além da Vida seja um filme dirigido por Clint Eastwood. É um drama que não tem nada de parecido com as outras produções do diretor. Isso porque aborda um tema diferente: vida após a morte. Por isso, fiquei surpreendido ao ver que Eastwood se saiu muito bem nesse trabalho.
Escrito por Peter Morgan (o mesmo roteirista do ótimo Frost/Nixon), Além da Vida se concentra em três histórias: a do vidente americano George Lonegan, que no momento quer apenas seguir uma vida normal, a da jornalista francesa Marie LeLay, que sofreu uma experiência de quase-morte, e a do garoto inglês Marcus, cujo irmão gêmeo Jason foi morto em um atropelamento.
Achei interessante o fato de Eastwood não tentar mostrar uma visão sua de como é a vida após a morte, se concentrando apenas nas histórias de seus protagonistas. Cada uma delas ganha uma atenção especial do diretor, fazendo com que o filme nunca perca o seu equilíbrio.
O filme ainda tem momentos de grande impacto dramático, a começar pela cena inicial que mostra uma tsunami destruindo tudo o que encontra pela frente (a equipe de efeitos especiais merece aplausos por isso). Outros grandes momentos são em relação aos próprios personagens, que emocionam por causa dos dramas pelos quais estão passando.
Mas nem tudo são as mil maravilhas em Além da Vida. Melanie, personagem de Bryce Dallas Howard, não tem muito tempo em cena e serve apenas para que o personagem de Matt Damon repita sua história como vidente, algo que o irmão dele (interpretado por Jay Mohr) já havia contado. Sendo assim, Melanie é uma personagem absolutamente descartável. Outra falha reside no momento em que as três histórias se colidem, algo que acontece de forma muito forçada.
Matt Damon faz um bom trabalho interpretando George Lonegan, um personagem que tenta levar uma vida normal, mas que não consegue se livrar por completo de sua maldição. Cécile De France também não desaponta, interpretando uma personagem que sente necessidade de contar sua triste experiência. Mas quem surpreende são os gêmeos Frankie e George McLaren, que interpretam Marcus e Jason. Eles são responsáveis por uma das cenas mais emocionantes do filme (digo “eles” porque os dois se alternaram durante as filmagens).
Além da Vida pode ser diferente de qualquer outra produção que Clint Eastwood já tenha dirigido, mas mostra que o diretor tem força para guiar qualquer tipo de história.
Cotação:

4 comentários:

O Neto do Herculano disse...

Acho que somente eu e Caetano Veloso não gostaram do filme (deve ser algo de santoamarense chato). O pior, e isso é dificil escolher, é a forçada interseção entre as histórias. É de chorar, de raiva.

Ju B. disse...

Não estou muito empolgada com esse filme, parece um daqueles dramas forçados, até a fotografia não me agradou, realmente não parece com nada que Clint Eastwood já fez. Mas, justamente por ser um projeto dele assistirei. Ele é ótimo fazendo filmes de drama, nota-se em por exemplo As Pontes de Madison e Menina de Ouro.
Bjs.

http://moviewalk.blogspot.com/

Alan Noronha disse...

A personagem Melanie serve como a gota d´água, ela mostra a ele que ter uma vida normal é inalcançável se ele não resolver aqueles assuntos pendentes. E os meninos são realmente excelentes, um show à parte.

Alan Noronha disse...

Interessante comparar esse filme com o Chico Xavier: a estrutura social que desenvolveu-se no Brasil para lidar com esses assuntos é bem diferente dos americanos e europeus.