segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Os Irmãos Coen

Minha lista de diretores favoritos é grande: Christopher Nolan, Quentin Tarantino, David Fincher, Darren Aronofsky, Sidney Lumet, Martin Scorsese, Clint Eastwood e os irmãos Coen. Nesta postagem vou falar sobre os dois últimos que citei.
Os irmãos Joel e Ethan Coen são bons tanto como diretores (Ethan começou a receber créditos de direção a partir de Matadores de Velhinha, em 2004) quanto como roteiristas. Eles criam diálogos espetaculares em histórias sempre muito inteligentes, às vezes irônicas, e trabalham várias vezes com os mesmos atores, em uma lista que inclui Frances McDormand (esposa de Joel), George Clooney, Steve Buscemi, John Turturro e muitos outros.
Criadores de algumas das maiores comédias do cinema, como Arizona Nunca Mais, O Grande Lebowsky e Fargo: Uma Comédia de Erros, os Coen também se dão muito bem quando adaptam trabalhos de outras pessoas para a telona. Ganharam três Oscars por Onde os Fracos Não Têm Vez (de todos os filmes deles, este é o meu favorito) e nesta última semana receberam mais três indicações por Bravura Indômita. Em 2001, haviam recebido uma indicação para Melhor Roteiro Adaptado por E Aí Meu Irmão, Cadê Você?.
Aliás, algo que vem surpreendendo bastante é o sucesso de público de Bravura Indômita. Bilheteria e irmãos Coen sempre andaram juntos de forma bastante moderada, ficando na média dos 50 milhões de dólares. Mesmo assim, os filmes deles nunca trouxeram prejuízos para o bolso dos estúdios porque custam pouco para os padrões hollywoodianos. Bravura Indômita é o filme mais caro da carreira deles, custando 38 milhões de dólares, e se tornou o maior sucesso de bilheteria dos irmãos (no momento, já arrecadou 148 milhões nos Estados Unidos), e grande parte disso se deve a classificação indicativa do filme: PG-13, que aqui no Brasil é o equivalente aos 12 e 14 anos.
Com oito Oscars no currículo (quatro para cada um), Joel e Ethan Coen são dois caras que há anos não precisam provar mais nada a ninguém. Com eles no comando, sempre podemos esperar bons filmes.

Um comentário:

Pedro Vinícius disse...

É vergonhoso mas devo admitir que nunca vi um flme deles. Bravura Indômita será o primeiro. Espere que me motive a ver os outros. Assisti ao antigo, de 1969, e ter Jeff Bridges no papel de John Wayne me pareceu extremamente promissor!