quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Incontrolável

Tony Scott e Denzel Washington são como Johnny Depp e Tim Burton ou Russel Crowe e Ridley Scott: estão sempre juntos fazendo filmes. Depois de Maré Vermelha, Chamas da Vingança, Dejà Vu e O Sequestro do Metrô 123, eles lançam sua quinta parceria: Incontrolável, que assim como o filme anterior deles, tem um trem como plano de fundo.
Baseado em fatos reais, Incontrolável mostra um trem que fica desgovernado depois de uma falha de um funcionário. O grande problema é que não é um trem qualquer, já que materiais inflamáveis estão a bordo. Cabe a Frank Barnes e Will Colson parar este “míssil do tamanho de um prédio” antes que ele faça um belo estrago.
Já no início do filme vemos o grande vilão ser colocado nos trilhos. O mais interessante é que todas as vezes que o trem aparece, a trilha sonora composta por Harry Gregson-Williams o trata como se fosse uma espécie de Jason Vorhees ou Michael Myers. Isso foi algo que gostei bastante, porque o trem é realmente um monstro sobre trilhos. Além disso, ela agrava a situação de perigo em que a cidade e os personagens se encontram.
Tony Scott coloca em Incontrolável um ritmo frenético, usando cortes rápidos e zooms nos rostos dos atores. Este último item eu achei desnecessário em alguns momentos. Mas desta forma, Scott deixa os espectadores com os olhos grudados na tela, esperando o que vai acontecer ao longo do filme. E mesmo com este ritmo, o diretor consegue desenvolver o roteiro de forma bastante calma, e isso me surpreendeu.
Aliás, o roteiro escrito por Mark Bomback é cautelosamente montado para que os protagonistas dêem de cara com o “monstro”. Infelizmente, o roteirista se entrega a alguns clichês, como por exemplo o chefe que pensa que tudo o que faz é o melhor ou o inspetor que é especialista em segurança e dá dicas para os protagonistas. Mas ele tem um êxito maior do que qualquer falha. Em meio a um ritmo acelerado, ele conseguiu encontrar espaço para desenvolver os protagonistas. Assim, ficamos sabendo dos problemas pessoais de cada um e o que eles têm a perder se seu ato heróico não der certo.
Denzel Washington e Chris Pine (uma das grandes revelações dos últimos anos) fazem um ótimo trabalho. Enquanto o primeiro se destaca por mostrar desde o início a experiência de Frank Barnes, o segundo capricha em suas cenas mais dramáticas. E os dois atores merecem aplausos por conseguirem transmitir para o público a coragem de seus personagens.
Incontrolável é um filme muito bem feito. Eletrizante do início ao fim, é mais uma prova de que a parceria entre Tony Scott e Denzel Washington é muito boa. Tomara que continue assim.
Cotação:

Nenhum comentário: