terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Um Tributo a Heath Ledger

Depois de se despedir de sua filha, Ennis Del Mar entra de volta em seu trailer e abre seu guarda-roupa, se emocionando ao encontrar a camisa de seu amado Jack Twist ao lado de uma foto da Brokeback Mountain. O Segredo de Brokeback Mountain é excepcional e este momento que acabei de descrever é um dos melhores do filme. É uma cena na qual Ennis mostra um misto de dor, tristeza, arrependimento, abatimento. Tudo passado na belíssima atuação de seu intérprete, Heath Ledger.
Não é à toa que Ledger foi indicado ao Oscar por este grande trabalho no filme de Ang Lee. Eis um ator que sempre mostrou ter grande talento, e é difícil não admirar seu carisma em filmes como 10 Coisas Que Eu Odeio em Você, Coração de Cavaleiro, Os Irmãos Grimm e Casanova. Ou sua determinação e grande presença em cena em produções como Não Estou Lá e Ned Kelly.
Mesmo assim, foi uma surpresa ver que Ledger seria o Coringa no segundo capítulo da trilogia do Cavaleiro das Trevas, concebida por Christopher Nolan. Afinal, o ator ainda não havia interpretado um personagem como este, então não dava para prever como ele se sairia. Mas qualquer dúvida com relação a isso se desfez após o lançamento do primeiro trailer em dezembro de 2007. Ledger como Coringa seria brilhante.
Sendo um fã do ator, foi com choque e tristeza que em 22 de janeiro de 2008 vi a notícia de sua morte prematura, aos 28 anos de idade. Para a surpresa de todos, Heath Ledger se juntou a um grupo trágico que já incluía atores como James Dean e River Phoenix. É o tipo de coisa que à primeira vista parece ser uma daquelas brincadeiras de internet que vivem acontecendo (o Twitter, por exemplo, vive "assassinando" celebridades).
Um ator que estava no auge de sua carreira, prestes a ganhar todos os prêmios possíveis por uma atuação soberba, que viria a imortalizar um personagem e suas falas (“Why so serious?”, “Let’s put a smile on that face!”, entre outras). Infelizmente, Ledger não pôde coletar tudo o que conquistou. É triste constatar que um cara como esse nunca mais irá estrelar um filme, criar um personagem, ser indicado a prêmios e mais prêmios, ver sua filha crescer. Na verdade, um pensamento que ocorre com qualquer pessoa que parte cedo demais é “O que ela estaria fazendo hoje?”.
Hoje fazem cinco anos desde que o cinema perdeu um grande ator. Mas o legado deixado por ele ainda vive e certamente nunca será esquecido. Além do mais, é sempre um prazer assistir a uma de suas atuações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amazing Ledger :D