terça-feira, 8 de janeiro de 2013

MacGuffins no Cinema

Com a estreia de Sete Psicopatas e Um Shih Tzu, percebi que nunca falei sobre um elemento muito usado em filmes e que acho muito interessante: MacGuffin. Pra quem não sabe, o termo “MacGuffin” foi criado por Alfred Hitchcock para descrever um elemento que muitas vezes não é realmente importante em um filme, mas serve para motivar os personagens e levar a história pra frente. Quase sempre ele pode ser substituído por qualquer outra coisa e não fará diferença alguma.
Um MacGuffin pode ser um objeto procurado pelos personagens, um local ou até mesmo uma palavra (como vocês poderão ver daqui a pouco). Muitas vezes o filme acaba e a natureza do tal MacGuffin não fica clara, o que já rendeu muitas discussões entre cinéfilos.
Eis uma pequena lista com alguns MacGuffins que ficaram famosos:
- A estátua do Falcão Maltês, em O Falcão Maltês:
Logo em sua estreia como diretor, John Huston usou como MacGuffin o objeto que dá titulo a seu filme. A estátua do Falcão Maltês, uma relíquia que data de 1539, conecta os personagens, faz eles se relacionarem, entrarem em conflito, mas no final mostra não ser muito relevante. Quando um detetive pergunta para Sam Spade (Humphrey Bogart, brilhante como de costume) o que é a estátua, ele apenas responde “É o material do que os sonhos são feitos”, frase que veio a se tornar a mais memorável dessa obra-prima.
- “Rosebud”, em Cidadão Kane:
A última palavra proferida por Charles Foster Kane (Orson Welles) acaba fazendo a imprensa partir em uma investigação para descobrir seu significado. Mas no fim mostra ser apenas uma desculpa para contar toda a história do magnata, mostrando sua ascensão e decadência. Depois de toda a investigação, ninguém descobre o que Rosebud significa. Mas Thompson (William Alland), um dos repórteres, diz em determinado momento que “O Sr. Kane foi um homem que teve tudo e então perdeu tudo. Talvez Rosebud fosse algo que ele queria, mas nunca teve, ou foi algo que ele perdeu”. E Orson Welles mostra a palavra no trenó que ele tinha quando criança, mostrando que aquilo significava a infância perdida do protagonista.
- O Pé de Coelho, em Missão Impossível 3:
Afinal, o que é o tal Pé de Coelho? O filme acaba e essa pergunta fica no ar. Em uma cena, Benji (o divertido Simon Pegg) diz que é o “Anti-Deus”, uma arma que acabará com o mundo. Mas é pura especulação. Em nenhum momento é explicado o que é esse objeto. Mas também não importa, já que ele serve apenas para fazer Ethan Hunt (Tom Cruise) e os outros personagens brigarem para recuperá-lo, e nesse sentido funciona maravilhosamente bem.
- A maleta, em Pulp Fiction: Tempos de Violência:
Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são enviados pelo chefão Marcellus Wallace (Ving Rhames) para pegar uma maleta no apartamento de Brett (Frank Whaley). Chegando lá, Vincent abre a maleta, liberando um brilho intenso. E é isso. Ela causa vários momentos tensos, como a discussão no final do filme entre Jules e Pumpkin (Tim Roth), e nem ficamos sabendo o que existe ali dentro. Mas isso não impediu as pessoas de especularem quanto isso. A lenda mais famosa é a de que se trata da alma de Marcellus. Mas há quem diga que a maleta contém os diamantes roubados em Cães de Aluguel, uma tese que gosto muito pela conexão interessante que cria entre um filme e outro. Conexão que até existe mesmo, considerando que Vincent Vega é irmão do Mr. Blonde (interpretado por Michael Madsen). O diretor Quentin Tarantino já disse que o conteúdo da maleta é qualquer coisa que o espectador quiser.
- A Arca da Aliança, em Os Caçadores da Arca Perdida:
A franquia Indiana Jones inteira tem MacGuffins (o Santo Graal, por exemplo, não só apareceu no terceiro filme, como ainda moveu os personagens de O Código Da Vinci e Monty Python em Busca do Cálice Sagrado). Mas preferi falar sobre apenas um deles. A Arca da Aliança seria o objeto onde estão guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos, e foi desejo não só de Indy, mas também dos nazistas, o que resultou em diversas confusões ao longo da jornada dos personagens, o que é típico da franquia. No final, a relíquia acaba mostrando ter poderes arrasadores, dando um destino assustador para os vilões.

Nenhum comentário: