terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tropa de Elite 2 é o Brasil no Oscar 2012

Depois de filmes como Última Parada 174 e Lula: O Filho do Brasil serem escolhidos para representar o Brasil no Oscar (em 2008 e 2010, respectivamente), este ano não há do que reclamar: Tropa de Elite 2 é o nosso candidato para tentar uma vaga na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2012.
Acredito que o filme tenha boas chances perante os membros da Academia. Tropa de Elite 2 mostra o que o cinema brasileiro tem de melhor, além de ter colecionado recordes durante sua estadia nos cinemas, entre eles a de maior bilheteria de todos os tempos no Brasil. Deve haver fatores (que desconheço, infelizmente) que talvez prejudiquem o filme, mas se Wagner Moura já está filmando sua primeira produção em Hollywood (Elisyum, do diretor de Distrito 9, Neill Blomkamp) e José Padilha vai dirigir o novo RoboCop, é porque eles conseguiram chamar a atenção de várias pessoas. E não é qualquer filme que tem a honra de ser comparado a O Poderoso Chefão, como aconteceu no Festival de Sundance.
Agora, cabe a nós torcer para que o filme de José Padilha seja indicado e, quem sabe, ganhar o Oscar. Merecimento o filme tem de sobra.

Um comentário:

Marcos Rosa disse...

É um ótimo filme, porém acredito que ainda assim não é suficiente para despertar atenção dos jurados.