domingo, 11 de setembro de 2011

As Mudanças em Star Wars

Semana que vem, dia 16, acontecerá o lançamento das edições em Blu-Ray da saga Star Wars. Mas o que deveria estar sendo muito esperado, na verdade está correndo o risco até mesmo de sofrer um boicote por parte dos fãs mais assíduos dos filmes. Tudo por que o senhor George Lucas resolveu fazer algumas modificações desnecessárias na saga, sendo que uma delas não só é desnecessária como também tira o impacto de uma cena vital em O Retorno de Jedi (algo que deixarei para discutir no final).
Enfim, vi algumas modificações (digo algumas por que não sei se foram todas) e resolvi comentar por aqui.
- Han Solo versus Greedo
O embate entre Han Solo e Greedo já deu muito o que falar. Na versão original lançada nos cinemas em 1977, Han Solo atirava em Greedo antes que este pudesse fazer qualquer movimento. Em 1997, George Lucas modificou a cena no relançamento da trilogia clássica, fazendo Greedo atirar primeiro (algo que já estragava um pouco a cena). Pois na versão do Blu-Ray, Han Solo e Greedo atiram quase que ao mesmo tempo. Daqui a pouco, não saberemos mais quem atirou em quem.
Veja o vídeo da nova versão:
- Os Ewoks agora vão piscar
Sinceramente, o que o piscar de olhos dos Ewoks vai acrescentar às cenas em que eles aparecem? Se antes eles não piscavam e isso era considerado normal (afinal, eles são alienígenas), então porque eles precisariam piscar agora?
É a típica mudança na qual George Lucas parece simplesmente ter apontado para qualquer parte do filme e disse “Vou mudar isso”.
- Grito de Obi-Wan em Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança
Apesar de desnecessária como as outras mudanças, a nova versão do grito de Obi-Wan Kenobi para tirar o Povo da Areia de perto de Luke Skywalker é mais intensa e, de certa maneira, assustadora. Veja o vídeo abaixo que compara as duas versões:
Nessa você se salvou, George Lucas!
- Sai a marionete, entra a versão em CGI
Em O Império Contra-Ataca, O Retorno de Jedi e A Ameaça Fantasma, o Mestre Yoda era uma marionete. Já em Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith, ele foi feito por computador, o que o deixou muito mais real.
Lucas substituiu a marionete em A Ameaça Fantasma, algo que torna o personagem muito mais agradável de se ver.
- Darth Vader diz “Não” quando Darth Sidious está quase matando Luke em O Retorno de Jedi
Essa é a mais inaceitável de todas as mudanças. Na versão original, o fato de Darth Vader não falar absolutamente nada enquanto vê seu filho sofrendo nas mãos de Darth Sidious nos deixava em dúvida se ele iria ou não fazer alguma coisa para salvar Luke. Veja abaixo a versão original (não consegui encontrar um vídeo mais curto da cena):
E então vemos a nova versão da cena.
No momento em que Vader diz o primeiro “Não”, a dúvida já desaparece, acabando com a tensão da cena muito cedo. Isso é muito decepcionante por se tratar de um momento crucial, não só do filme, mas da saga Star Wars. É uma mudança que realmente me faz ter dúvidas se vou comprar essas edições em Blu-Ray. Mas primeiro preciso ter o aparelho. Até isso acontecer vou poder pensar bastante.
Como eu disse, são mudanças desnecessárias feitas por um cineasta que um dia fez um discurso (linkei ele aqui no blog semana passada) no qual falou isso:
“[...] No futuro, será ainda mais fácil que negativos velhos se percam e sejam "substituídos" por novos negativos [...] Devemos prestar atenção aos interesses daqueles que ainda não nasceram, que deveriam poder ver esta geração como esta geração se viu e as gerações passadas como estas se viram [...]”.
Lucas não manteve sua palavra. É triste ver uma saga como Star Wars sofrer modificações dessa maneira. Que decepção, George Lucas!

2 comentários:

Bruno disse...

Obi-Wan imitou o Michael Jackson para assustar o povo da areia!

David Cotos disse...

Excelente la saga Star Wars.