terça-feira, 6 de setembro de 2011

Por onde anda Jean-Claude Van Damme?

Durante praticamente toda a minha infância eu adorava filmes de artes marciais. Assistia aos mais diversos filmes do tipo, desde produções hollywoodianas até asiáticas. Ás vezes, meus pais precisavam me segurar para que eu não desse uma cambalhota e acabasse saindo pela janela. Como bom fã desse tipo de filme, eu tinha um ídolo: Jean-Claude Van Damme.
Dos cinco aos dez anos, eu assistia O Grande Dragão Branco, O Alvo, Duplo Impacto, Risco Máximo, Desafio Mortal (primeiro filme que ele dirigiu), Street Fighter: A Batalha Final e tantas outras produções estreladas por ele que passavam toda hora na televisão. Ver o astro dar seu famoso chute de 360º era o máximo. Na verdade, ainda vejo/revejo alguns filmes dele, mas não com a mesma frequência e, muito menos, com a mesma consciência (Duplo Impacto, por exemplo, é um filme que hoje eu acho chatíssimo).
Acho uma pena que hoje em dia meu ídolo de infância esteja sumido. Seus filmes não fazem o mesmo sucesso de antigamente, sendo que vários deles são lançados direto para o mercado de DVDs. Mas Van Damme continua sendo muito respeitado. Prova disso é o convite que ele recebeu para dublar Mestre Croc em Kung Fu Panda 2 (tenho curiosidade para ver o filme legendado e conferir como ele se saiu) e também a insistência de Sylvester Stallone e companhia em querer tê-lo na continuação Os Mercenários 2 (parece que ele finalmente aceitou o convite, mas não há nada confirmado).
Recentemente, Van Damme começou a produzir um reality show sobre sua vida (aqui no Brasil, o programa é transmitido pelo canal A&E). O que se vê em Jean Claude Van Damme: Behind Closed Doors é um homem respeitado por todos a sua volta e consciente de que muitas coisas que fez no passado o prejudicaram muito (seus problemas com cocaína, por exemplo). O grande problema desse reality show é o fato de parecer muito encenado, como a maioria dos programas desse tipo. Por isso, é difícil de acreditar em algumas palavras que são ditas, mesmo que elas sejam verdadeiras.
Apesar de não gostar de seus filmes do mesmo jeito que antes, vou sempre me considerar um fã de Jean-Claude Van Damme. E se ele realmente aparecer em Os Mercenários 2, será um prazer finalmente poder ver o astro na tela grande.

2 comentários:

Hugo disse...

Mesmo sendo um ator limitado, Van Damme tinha tudo para ter uma carreira mais sólida, porém as drogas o atrapalharam e muito.

Abraço

bruno knott disse...

Assim como você eu não me cansava de assistir aos filmes do Van Damme, em especial O Grande Dragão Branco.

Obviamente ele ficou marcado como um ator que não sabia atuar, só desferir golpes de artes marciais... mas, o filme JCVD desmentiu isso. A atuação dele nesse filme foi recebida com surpresa e muitos elogios. CONFIRA: http://www.imdb.com/title/tt1130988/