Desde que começou, há dezesseis
anos, a série X-Men soube exibir uma
consistência muito admirável com a trilogia original e os dois capítulos seguintes
com as versões jovens de seus personagens (por serem produções um tanto à parte
na franquia, ignoro aqui os irregulares filmes-solo do Wolverine e o ótimo Deadpool
lançado recentemente). Pois X-Men:
Apocalipse chega representando uma queda nessa consistência, se estabelecendo
como um longa inferior aos outros da equipe de heróis. O
curioso é que, mesmo que possamos classifica-lo dessa forma, este novo filme ainda
mostra ser um exemplar eficiente dentro da série.
Com roteiro escrito por Simon
Kinberg a partir do argumento concebido por ele em parceria com Dan Harris,
Michael Dougherty e o diretor Bryan Singer (todos veteranos da franquia), X-Men: Apocalipse se passa na década de
1980, dez anos depois de Dias de Um Futuro Esquecido, e traz o despertar de En Sabah Nur (Oscar Isaac), também
conhecido como Apocalipse, o primeiro mutante. Vendo com desgosto a posição de
dominância dos humanos, ele logo dá início a um plano para acabar com a raça humana
e governar um mundo dominado pelos mutantes, tendo para isso a ajuda de quatro
discípulos, entre eles nosso velho conhecido Erik Lehnsherr (Michael
Fassbender). Mas é claro que Charles Xavier (James McAvoy) e sua equipe farão o
possível para que o vilão não seja bem sucedido.
É o tipo de história que se
tornou comum na franquia, e o roteiro também não se arrisca muito a fazer coisas
diferentes com ela. Até mesmo a motivação de Apocalipse surge como algo
reciclado, lembrando um pouco o plano que Magneto tenta aplicar em X-Men 2. O roteiro do filme é o aspecto
que mais puxa a produção para baixo, chegando a incluir uma longa sequência em
uma base militar que, apesar de render um momento que deve fazer os fãs
vibrarem, acaba desviando a atenção da história e prejudicando o ritmo da
narrativa. Além disso, depois que a cronologia da série sofreu um reset em Dias de Um Futuro Esquecido, fica muito clara a desnecessária compulsão
dos realizadores em querer corrigir possíveis erros cometidos durante a
trajetória da franquia, e X-Men: O
Confronto Final (do qual sou um dos defensores) e X-Men Origens: Wolverine praticamente são colocados de castigo pelos
realizadores, como se isso apagasse a existência dos filmes. Sem falar que
diálogos como “Eu leio mentes” e “Ele está falando do mundo inteiro” doem os
ouvidos, seja pela exposição em si ou pelo contexto em que são inseridos.
Mas ainda que esses detalhes
incomodem, o filme consegue se segurar bem, até por conta do envolvimento que
criamos com os personagens ao longo da série. É algo que Bryan Singer
felizmente não esquece, de forma que as cenas de ação conduzidas por ele não só
mostram ser ágeis e interessantes, mas também ganham peso por envolverem
figuras com as quais nos importamos, e por esse motivo os momentos que trazem
grandes destruições nunca soam como meros espetáculos vazios de efeitos visuais.
Para completar, o diretor é hábil ao equilibrar a diversão da narrativa e as
cenas mais impactantes (uma específica envolvendo Magneto merece atenção
especial aqui), além de conseguir dar um apropriado ar oitentista à narrativa através dos
figurinos e da escolha de canções.
Voltando ao papel de Charles
Xavier com seu carisma habitual, James McAvoy encarna bem o lado idealista e
sonhador do personagem com relação à humanidade e o convívio pacífico com os
mutantes, sendo que ele se mantém firme a essa visão mesmo que ela constantemente
pareça impossível de se tornar realidade. Já Michael Fassbender tem a chance de
interpretar um Erik Lehnsherr que pela primeira vez surge dando valor aos
ideais de seu amigo, e exatamente por isso as motivações do personagem para ser
o sujeito vingativo que conhecemos se tornam ainda mais compreensíveis, ao
passo que Jennifer Lawrence faz de Mística uma figura exausta não só da posição
de heroína que ganhou após os eventos do filme anterior, mas também de como
isso pouco melhorou a realidade que vive. E se Nicholas Hoult volta a mostrar
segurança no papel de Hank McCoy, Evan Peters rouba novamente a cena com seu
irreverente Mercúrio (ele mais uma vez protagoniza uma sequência admirável
com seus poderes), enquanto Tye Sheridan, Sophie Turner e Kodi Smit-McPhee
aparecem eficientes como as versões jovens de Ciclope, Jean Grey e Noturno.
Finalmente, apesar das motivações batidas do personagem, Oscar Isaac compõe
Apocalipse como um vilão ditatorial, persuasivo e com ar de superioridade, não
escondendo seu desprezo pelos humanos e tendo plena noção do quão poderoso pode
ser, assumindo assim a posição do líder divino que pensa representar.
As irregularidades de X-Men: Apocalipse não o impedem de aproveitar
bem o que seu rico universo é capaz de proporcionar. Assim como
em outros exemplares, fica ao final a curiosidade com relação ao futuro da
série, até porque ela ainda tem fôlego para render histórias interessantes.
Obs.: Há uma cena depois dos
créditos finais.
Nota:
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