sábado, 2 de abril de 2011

Curso de Teoria, Linguagem e Crítica

Sempre que aparece uma oportunidade de aprender mais sobre cinema, eu aproveito. Sendo assim, fiquei muito feliz quando soube que o crítico de cinema Pablo Villaça voltaria a Porto Alegre para mais uma edição de seu curso de Teoria, Linguagem e Crítica (ele veio no ano passado, mas não pude participar).
Para quem não conhece, além de crítico, Pablo Villaça é o editor do site Cinema em Cena (www.cinemaemcena.com.br), uma das minhas principais referências quando o assunto é cinema. Na minha opinião, ele é o melhor crítico do país, e não estou dizendo isso para puxar o saco do professor, mas porque é verdade (leiam as críticas dele e entenderão o que estou dizendo).
Devo dizer que o considero um ídolo na área de crítica cinematográfica. É uma pessoa que admiro muito mesmo. Foi muito bacana conhecê-lo pessoalmente e constatar que ele não só é um cara muito legal como também é muito divertido.
O curso foi uma experiência sensacional, onde aprendi coisas que nunca imaginei que aprenderia. A cada aula, eu ficava ainda mais apaixonado por cinema, algo que pensei ser impossível porque sou absolutamente fascinado por essa arte maravilhosa. As aulas foram brilhantes, e o Pablo é um ótimo professor.
Ao longo do curso, ele passou algumas cenas de filmes, e fiquei feliz ao perceber alguns detalhes interessantes em Clube da Luta e O Silêncio dos Inocentes, por exemplo.
Enfim, é um curso que todos os interessados em cinema deveriam fazer.
Agradeço mais uma vez ao Pablo por todo o conhecimento que adquiri ao longo dessa semana. Estou ansioso para colocar em prática tudo o que aprendi.

Um comentário:

Zé Borba disse...

Fala, Thomás!
Acho que não nos falamos um dia sequer no curso, mas teu blog tá muito legal, curti teus textos.
E agora, com o upgrade do curso, manda bala :)
Sucesso, cara! Abraço! Até a próxima.