quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Os Melhores e os Piores Filmes de 2014


2014 foi um ano triste e ao mesmo tempo interessante para o cinema. Triste porque vimos muitos ídolos partirem, alguns até precocemente, de forma que chamar 2014 de serial killer tornou-se comum entre muitos fãs da sétima arte. Philip Seymour Hoffman, Eduardo Coutinho, Robin Williams, Lauren Bacall, Eli Wallach, Gordon Willis e Mike Nichols foram alguns dos grandes nomes que nos deixaram e que farão falta no cinema.

Já a parte interessante vem no fato de que tivemos uma bela safra de filmes, com obras notáveis tanto na ala dos blockbusters quanto em obras mais autorais. Foram tantas produções bacanas que dessa vez a lista de menções honrosas abaixo do Top 10 ficou um pouco maior do que o esperado.

Particularmente falando, 2014 teve também um pouco mais de trabalho para mim. No total, foram 97 críticas escritas, número bem acima da média de 60 que eu tinha nos anos anteriores, sendo que a maioria delas foram para o Papo de Cinema. Isso custou uma diminuição na lista de filmes vistos ao longo do ano, que dessa vez chegaram aos 296, meu menor número desde que comecei a contar ("O cara viu quase 300 filmes e ainda reclama?", você deve estar se perguntando).

Com esses comentários feitos, vamos às listas. Como sempre, lembro que busco considerar todas as produções lançadas nos cinemas brasileiros em 2014, o que inclui até os filmes da temporada de premiações, que originalmente são de 2013. Claro que não há como ver tudo, mas não faltou esforço para ver o maior número possível. Enfim...

Os melhores filmes lançados nos cinemas brasileiros em 2014:

1) O Homem Duplicado (Enemy), de Dennis Villeneuve – Villeneuve mostra mais uma vez ser um diretor admirável, e aqui comanda um filme cuja história instigante nos desafia a desvendar seus significados, quaisquer que sejam eles. E Jake Gyllenhaal (que está em grande fase na carreira) brilha do início ao fim em seu papel duplo.

2) Boyhood: Da Infância à Juventude (Boyhood), de Richard Linklater – Representa uma experiência nostálgica e inesquecível ao mostrar não só como o tempo passa quase imperceptivelmente, mas também como os momentos pequenos da vida são tão essenciais na formação de nosso caráter quanto àqueles que consideramos mais importantes.

3) O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra – Estreia de Coimbra na direção de longas-metragens, é um trabalho complexo e que não tem medo de levar sua história até as últimas consequências, tendo também grandes atuações do elenco, especialmente da fantástica Leandra Leal.

4) Garota Exemplar (Gone Girl), de David Fincher – Thriller excepcional, com personagens inteligentes e que tem em Fincher o diretor perfeito para comandar a história e suas grandes reviravoltas. E se Ben Affleck mostra uma segurança invejável em cena, Rosamund Pike tem uma atuação digna de prêmios.

5) O Passado (Le Passé), de Asghar Farhadi – Farhadi brilha novamente no modo como retrata as relações entre as pessoas, o impacto que nossos atos podem ter e de como isso nos impede de seguir nossas vidas tranquilamente.

6) O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street), de Martin Scorsese – Talvez o filme mais energético de Scorsese, onde seu retrato do lado sujo de Wall Street diverte com seus exageros e personagens desprezíveis, contando ainda com a melhor atuação da carreira de Leonardo DiCaprio.

7) Ela (Her), de Spike Jonze – Jonze trata com delicadeza o relacionamento entre o protagonista e seu sistema operacional, explorando a premissa o máximo que pode para montar uma história sensível e que discute com propriedade o amor em si e a relação do homem com a tecnologia.

8) Fruitvale Station: A Última Parada (Fruitvale Station), de Ryan Coogler – Ao deixar claro logo de cara o que acontecerá com o protagonista, Oscar Grant (interpretado pelo brilhante Michael B. Jordan), o roteiro faz com que a história dele tenha um peso cada vez maior à medida que o conhecemos. Um filme trágico, arrasador e que, infelizmente, permanece bastante atual.

9) O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel), de Wes Anderson – Os elementos excêntricos típicos de Anderson se juntam com força total em uma obra que conquista o espectador rapidamente, enquanto conta uma história divertidíssima na qual somos guiados por ótimos personagens.

10) X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (X-Men: Days of Future Past), de Bryan Singer – Quase quinze anos se passaram desde o lançamento de seu primeiro filme e a franquia ainda se mostra capaz de fascinar e empolgar o público, rendendo aqui seu melhor exemplar ao juntar um elenco fantástico para dar vida a uma das histórias mais famosas dos mutantes.

Outros 40 títulos que merecem destaque (em ordem alfabética):

12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave), de Steve McQueen
O Abutre (Nightcrawler), de Dan Gilroy
Alabama Monroe (The Broken Circle Breakdown), de Felix Van Groeningen
Amantes Eternos (Only Lovers Left Alive), de Jim Jarsmuch
Anjos da Lei 2 (22 Jump Street), de Phil Lord e Christopher Miller
Até o Fim (All ls Lost), de J.C. Chandor
Uma Aventura Lego (The Lego Movie), de Phil Lord e Christopher Miller
As Aventuras de Peabody e Sherman (Mr. Peabody & Sherman), de Rob Minkoff
Boa Sorte, de Carolina Jabor
Capitão América 2: O Soldado Invernal (Captain America: The Winter Soldier), de Anthony Russo e Joe Russo
Chef, de Jon Favreau
Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club), de Jean-Marc Vallée
Como Treinar o Seu Dragão 2 (How to Train Your Dragon 2), de Dean DeBlois
Debi & Lóide 2 (Dumb & Dumber To), de Peter Farrelly e Bobby Farrelly
Entre Nós, de Paulo Morelli
O Espelho (Oculus), de Mike Flanagan
Êxodo: Deuses e Reis (Exodus: Gods and Kings), de Ridley Scott
Frozen: Uma Aventura Congelante (Frozen), de Chris Buck e Jennifer Lee
Festa no Céu (The Book of Life), de Jorge R. Gutierrez
Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy), de James Gunn
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro
O Homem Mais Procurado (A Most Wanted Man), de Anton Corbijn
Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum (Inside Llewyn David), de Joel Coen e Ethan Coen
Interestelar (Interstellar), de Christopher Nolan
Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (The Hunger Games: Mockingjay – Part 1), de Francis Lawrence
Magia ao Luar (Magic in the Moonlight), de Woody Allen
O Mercado de Notícias, de Jorge Furtado
Mesmo Se Nada Der Certo (Begin Again), de John Carney
Miss Violence, de Alexandros Avranas
Nebraska, de Alexander Payne
Ninfomaníaca (Nymphomaniac), de Lars von Trier
Noé (Noah), de Darren Aronofsky
No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow), de Doug Liman
Operação Big Hero (Big Hero 6), de Don Hall e Chris Williams
Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes), de Matt Reeves
Praia do Futuro, de Karim Aïnouz
Relatos Selvagens (Relatos Salvajes), de Damián Szifrón
RoboCop, de José Padilha
Sob a Pele (Under the Skin), de Jonathan Glazer
Trapaça (American Hustle), de David O. Russell

Agora protejam-se...

Os piores filmes lançados nos cinemas brasileiros em 2014:

1) O Apocalipse (Left Behind), de Vic Armstrong – Assim como ocorre com alguns personagens ao longo da história, eu gostaria de ter sumido enquanto via o filme. Dessa forma a tortura teria sido interrompida. Nicolas Cage realmente se superou quando foi escolher um projeto que o ajudaria a pagar as contas.

2) O Candidato Honesto, de Roberto Santucci – Há tempos procuro evitar as comédias da Globo Filmes, mas acabei vendo esse desastre que rouba a premissa de O Mentiroso, coloca Leandro Hassum no lugar de Jim Carrey e rende uma comédia assustadoramente insuportável.

3) Transformers: A Era da Extinção (Transformers: Age of Extinction), de Michael Bay – Muitos diziam que a franquia não podia ficar pior. E realmente não ficou. Continua no fundo do poço, dessa vez com uma aventura mais longa que as anteriores e consequentemente mais entediante, onde novamente acompanhamos personagens pelos quais não poderíamos nos importar menos.

4) Um Conto do Destino (Winter’s Tale), de Akiva Goldsman – Romance com boas doses de fantasia que acaba sendo bobo, ridículo e aborrecido, conseguindo ainda a proeza de trazer até Russell Crowe em uma atuação constrangedora. Goldsman estreia como diretor em algo que faz jus a sua picaretagem.

5) Frankenstein: Entre Anjos e Demônios (I, Frankenstein), de Stuart Beattie – Qualquer produção que lembre Van Helsing e Anjos da Noite não é flor que se cheire, e aqui temos uma releitura asquerosa de uma figura icônica do cinema e da literatura.
 
6) Hércules (The Legend of Hercules), de Renny Harlin – A versão estrelada por Dwayne Johnson lançada meses depois nem é das melhores e conseguiu deixar essa tragédia com Kellan Lutz no chinelo.

7) Juntos e Misturados (Blended), de Frank Coraci – Terceira parceria de Adam Sandler e Drew Barrymore, o filme talvez pudesse ser capaz de retomar a simpatia que a dupla trouxe em seus outros trabalhos. Mas quando Barrymore aparece cuspindo/vomitando uma sopa de cebola, percebe-se que não é o caso.

8) As Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles), de Jonathan Liebesman – Os personagens-título não apareciam em uma produção live-action há anos, e trazê-los de volta é uma ideia válida. Mas é uma pena que isso ocorra em uma produção que se contenta em seguir a linha dos filmes de Transformers.

9) Um Amor de Vizinha (And So It Goes), de Rob Reiner – Clichê, esquemático, previsível. É um filme que não parece ser dirigido por alguém com a bagagem de Reiner e ainda desperdiça o talento de Michael Douglas e Diane Keaton.

10) Mulheres ao Ataque (The Other Woman), de Nick Cassavetes – Incrível como o mesmo diretor de Um Ato de Coragem e Alpha Dog seja o responsável por essa grande besteira, que não consegue divertir nenhum pouco com seu trio principal enquanto este inferniza a vida de Jayme Lannister.

Outros 25 títulos que merecem menção desonrosa (em ordem alfabética):

3 Dias Para Matar (3 Days to Kill), de McG
13º Distrito (Brick Mansions), de Camille Delamarre
300: A Ascensão do Império (300: Rise of an Empire), de Noam Murro
Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal (Paranormal Activity: The Marked Ones), de Christopher Landon
Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate (Planes: Fire and Rescue), de Roberts Gannaway
Caçadores de Obras-Primas (The Monuments Men), de George Clooney
De Repente Pai (Delivery Man), de Ken Scott
Drácula: A História Nunca Contada (Dracula Untold), de Gary Shore
Homens, Mulheres e Filhos (Men, Women and Children), de Jason Reitman
O Juiz (The Judge), de David Dobkin
Livrai-nos do Mal (Deliver Us From Evil), de Scott Derickson
Maze Runner: Correr ou Morrer (The Maze Runner), de Wes Ball
Namoro ou Liberdade (That Awkward Moment), de Tom Gormican
No Olho do Tornado (Into the Storm), de Steven Quale
Oldboy: Dias de Vingança (Oldboy), de Spike Lee
Quero Matar Meu Chefe 2 (Horrible Bosses 2), de Seth Gordon
Rio 2, de Carlos Saldanha
Se Eu Ficar (If I Stay), de R.J. Cutler
Sem Evidências (Devil’s Knot), de Atom Egoyan
Será Que? (What If), de Michael Dowse
Sex Tape: Perdido na Nuvem (Sex Tape), de Jake Kasdan
O Teorema Zero (The Zero Theorem), de Terry Gilliam
Toque de Mestre (Grand Piano), de Eugenio Mira
Transcendence: A Revolução (Transcendence), de Wally Pfister
Walt nos Bastidores de Mary Poppins (Saving Mr. Banks), de John Lee Hancock

E é isso. Pra encerrar, é claro, desejo a todos um Feliz Ano Novo. Que 2015 seja cheio de grandes realizações.

Um grande abraço!

Nenhum comentário: