2014 foi um ano triste e ao mesmo
tempo interessante para o cinema. Triste porque vimos muitos ídolos partirem,
alguns até precocemente, de forma que chamar 2014 de serial killer tornou-se comum entre muitos fãs da sétima arte. Philip
Seymour Hoffman, Eduardo Coutinho, Robin Williams, Lauren Bacall, Eli Wallach, Gordon
Willis e Mike Nichols foram alguns dos grandes nomes que nos deixaram e que
farão falta no cinema.
Já a parte interessante vem no
fato de que tivemos uma bela safra de filmes, com obras notáveis tanto na ala
dos blockbusters quanto em obras mais
autorais. Foram tantas produções bacanas que dessa vez a lista de menções honrosas abaixo do Top 10 ficou um pouco maior do que o esperado.
Particularmente falando, 2014 teve
também um pouco mais de trabalho para mim. No total, foram
97 críticas escritas, número bem acima da média de 60 que eu tinha nos anos anteriores, sendo
que a maioria delas foram para o Papo de Cinema. Isso custou uma diminuição na
lista de filmes vistos ao longo do ano, que dessa vez chegaram aos 296, meu
menor número desde que comecei a contar ("O cara viu quase 300 filmes e ainda reclama?", você deve estar se perguntando).
Com esses comentários feitos,
vamos às listas. Como sempre, lembro que busco considerar todas as produções lançadas
nos cinemas brasileiros em 2014, o que inclui até os filmes da temporada de
premiações, que originalmente são de 2013. Claro que não há como ver tudo, mas não faltou esforço para ver o maior número possível. Enfim...
Os melhores filmes lançados nos
cinemas brasileiros em 2014:
1) O Homem Duplicado (Enemy), de Dennis Villeneuve –
Villeneuve mostra mais uma vez ser um diretor admirável, e aqui comanda um
filme cuja história instigante nos desafia a desvendar seus significados, quaisquer que sejam eles. E
Jake Gyllenhaal (que está em grande fase na carreira) brilha do início ao fim em
seu papel duplo.
2) Boyhood: Da Infância à Juventude (Boyhood), de Richard Linklater –
Representa uma experiência nostálgica e inesquecível ao mostrar
não só como o tempo passa quase imperceptivelmente, mas também como os momentos
pequenos da vida são tão essenciais na formação de nosso caráter quanto àqueles
que consideramos mais importantes.
3) O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra – Estreia
de Coimbra na direção de longas-metragens, é um trabalho complexo e que não tem
medo de levar sua história até as últimas consequências, tendo também grandes
atuações do elenco, especialmente da fantástica Leandra Leal.
4) Garota Exemplar (Gone Girl), de David Fincher –
Thriller excepcional, com personagens inteligentes e que tem em Fincher o
diretor perfeito para comandar a história e suas grandes reviravoltas. E se Ben
Affleck mostra uma segurança invejável em cena, Rosamund Pike tem uma atuação
digna de prêmios.
5) O Passado (Le Passé), de Asghar Farhadi –
Farhadi brilha novamente no modo como retrata as relações entre as pessoas, o
impacto que nossos atos podem ter e de como isso nos impede de seguir nossas
vidas tranquilamente.
6) O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street),
de Martin Scorsese – Talvez o filme mais energético de Scorsese, onde seu
retrato do lado sujo de Wall Street diverte com seus exageros e personagens
desprezíveis, contando ainda com a melhor atuação da carreira de Leonardo
DiCaprio.
7) Ela (Her), de Spike Jonze – Jonze trata com
delicadeza o relacionamento entre o protagonista e seu sistema operacional,
explorando a premissa o máximo que pode para montar uma história sensível e que
discute com propriedade o amor em si e a relação do homem com a tecnologia.
8) Fruitvale Station: A Última Parada (Fruitvale
Station), de Ryan Coogler – Ao deixar claro logo de cara o que acontecerá com o
protagonista, Oscar Grant (interpretado pelo brilhante Michael B. Jordan), o
roteiro faz com que a história dele tenha um peso cada vez maior à medida que o
conhecemos. Um filme trágico, arrasador e que, infelizmente, permanece bastante
atual.
9) O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest
Hotel), de Wes Anderson – Os elementos excêntricos típicos de Anderson se
juntam com força total em uma obra que conquista o espectador rapidamente, enquanto
conta uma história divertidíssima na qual somos guiados por ótimos personagens.
10) X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (X-Men: Days
of Future Past), de Bryan Singer – Quase quinze anos se passaram desde o
lançamento de seu primeiro filme e a franquia ainda se mostra capaz de fascinar
e empolgar o público, rendendo aqui seu melhor exemplar ao juntar um elenco fantástico
para dar vida a uma das histórias mais famosas dos mutantes.
Outros 40 títulos que merecem destaque (em ordem
alfabética):
12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave), de Steve
McQueen
O Abutre (Nightcrawler), de Dan Gilroy
Alabama
Monroe (The Broken Circle Breakdown), de Felix Van Groeningen
Amantes
Eternos (Only Lovers Left Alive), de Jim Jarsmuch
Anjos da Lei 2 (22 Jump Street), de Phil Lord e Christopher Miller
Até o Fim (All ls Lost), de J.C. Chandor
Uma
Aventura Lego (The Lego Movie), de Phil Lord e Christopher Miller
As
Aventuras de Peabody e Sherman (Mr. Peabody & Sherman), de Rob Minkoff
Boa Sorte, de Carolina Jabor
Capitão América 2: O Soldado Invernal (Captain
America: The Winter Soldier), de Anthony Russo e Joe Russo
Chef, de Jon Favreau
Clube de
Compras Dallas (Dallas Buyers Club), de Jean-Marc Vallée
Como Treinar o Seu Dragão 2 (How to Train Your Dragon 2),
de Dean DeBlois
Debi & Lóide 2 (Dumb & Dumber To), de Peter
Farrelly e Bobby Farrelly
Entre Nós, de Paulo Morelli
O Espelho (Oculus), de Mike Flanagan
Êxodo: Deuses e Reis (Exodus: Gods and Kings), de Ridley
Scott
Frozen: Uma Aventura Congelante (Frozen), de Chris Buck e
Jennifer Lee
Festa no Céu (The Book of Life), de Jorge R. Gutierrez
Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy), de James
Gunn
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro
O Homem Mais Procurado (A Most Wanted Man), de Anton
Corbijn
Inside Llewyn Davis: Balada de Um Homem Comum (Inside
Llewyn David), de Joel Coen e Ethan Coen
Interestelar (Interstellar), de Christopher Nolan
Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (The Hunger Games:
Mockingjay – Part 1), de Francis Lawrence
Magia ao
Luar (Magic in the Moonlight), de Woody Allen
O Mercado de Notícias, de Jorge Furtado
Mesmo Se Nada Der Certo (Begin Again), de John Carney
Miss Violence,
de Alexandros Avranas
Nebraska, de
Alexander Payne
Ninfomaníaca
(Nymphomaniac), de Lars von Trier
Noé (Noah), de Darren Aronofsky
No
Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow), de Doug Liman
Operação Big Hero (Big Hero 6), de Don Hall e Chris Williams
Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of
the Apes), de Matt Reeves
Praia do Futuro, de Karim Aïnouz
Relatos Selvagens (Relatos Salvajes), de Damián Szifrón
RoboCop, de José Padilha
Sob a Pele (Under the Skin), de Jonathan Glazer
Trapaça (American Hustle), de David O. Russell
Agora protejam-se...
Os piores filmes lançados nos cinemas
brasileiros em 2014:
1) O Apocalipse (Left Behind), de Vic Armstrong – Assim
como ocorre com alguns personagens ao longo da história, eu gostaria de ter
sumido enquanto via o filme. Dessa forma a tortura teria sido interrompida. Nicolas
Cage realmente se superou quando foi escolher um projeto que o ajudaria a pagar
as contas.
2) O Candidato Honesto, de Roberto Santucci – Há
tempos procuro evitar as comédias da Globo Filmes, mas acabei vendo esse
desastre que rouba a premissa de O Mentiroso, coloca Leandro Hassum no lugar de
Jim Carrey e rende uma comédia assustadoramente insuportável.
3) Transformers: A Era da Extinção (Transformers:
Age of Extinction), de Michael Bay – Muitos diziam que a franquia não podia
ficar pior. E realmente não ficou. Continua no fundo do poço, dessa vez com uma
aventura mais longa que as anteriores e consequentemente mais entediante, onde novamente
acompanhamos personagens pelos quais não poderíamos nos importar menos.
4) Um Conto do Destino (Winter’s Tale), de Akiva
Goldsman – Romance com boas doses de fantasia que acaba sendo bobo, ridículo e
aborrecido, conseguindo ainda a proeza de trazer até Russell Crowe em uma
atuação constrangedora. Goldsman estreia como diretor em algo que faz jus a sua
picaretagem.
5) Frankenstein: Entre Anjos e Demônios (I,
Frankenstein), de Stuart Beattie – Qualquer produção que lembre Van Helsing e
Anjos da Noite não é flor que se cheire, e aqui temos uma releitura asquerosa de
uma figura icônica do cinema e da literatura.
6) Hércules (The Legend of Hercules), de Renny
Harlin – A versão estrelada por Dwayne Johnson lançada meses depois nem é das
melhores e conseguiu deixar essa tragédia com Kellan Lutz no chinelo.
7) Juntos e Misturados (Blended), de Frank Coraci –
Terceira parceria de Adam Sandler e Drew Barrymore, o filme talvez pudesse ser
capaz de retomar a simpatia que a dupla trouxe em seus outros trabalhos. Mas
quando Barrymore aparece cuspindo/vomitando uma sopa de cebola, percebe-se que
não é o caso.
8) As Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja
Turtles), de Jonathan Liebesman – Os personagens-título não apareciam em uma
produção live-action há anos, e trazê-los de volta é uma ideia válida. Mas é
uma pena que isso ocorra em uma produção que se contenta em seguir a linha dos
filmes de Transformers.
9) Um Amor de Vizinha (And So It Goes), de Rob
Reiner – Clichê, esquemático, previsível. É um filme que não parece ser
dirigido por alguém com a bagagem de Reiner e ainda desperdiça o talento de Michael
Douglas e Diane Keaton.
10) Mulheres ao Ataque (The Other Woman), de Nick
Cassavetes – Incrível como o mesmo diretor de Um Ato de Coragem e Alpha Dog
seja o responsável por essa grande besteira, que não consegue divertir nenhum
pouco com seu trio principal enquanto este inferniza a vida de Jayme Lannister.
Outros 25 títulos que merecem menção desonrosa (em ordem
alfabética):
3 Dias Para Matar (3 Days to Kill), de McG
13º Distrito (Brick Mansions), de Camille Delamarre
300: A Ascensão do Império (300: Rise of an Empire), de
Noam Murro
Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal (Paranormal
Activity: The Marked Ones), de Christopher Landon
Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate (Planes: Fire and
Rescue), de Roberts Gannaway
Caçadores de Obras-Primas (The Monuments Men), de George
Clooney
De Repente Pai (Delivery Man), de Ken Scott
Drácula: A História Nunca Contada (Dracula Untold), de
Gary Shore
Homens,
Mulheres e Filhos (Men, Women and Children), de Jason Reitman
O Juiz (The Judge), de David Dobkin
Livrai-nos do Mal (Deliver Us From Evil), de Scott
Derickson
Maze Runner: Correr ou Morrer (The Maze Runner), de Wes Ball
Namoro ou Liberdade (That Awkward Moment), de Tom
Gormican
No Olho do Tornado (Into the Storm), de Steven Quale
Oldboy: Dias de Vingança (Oldboy), de Spike Lee
Quero Matar Meu Chefe 2 (Horrible Bosses 2), de Seth
Gordon
Rio 2, de Carlos Saldanha
Se Eu Ficar (If I Stay), de R.J. Cutler
Sem Evidências (Devil’s Knot), de Atom Egoyan
Será Que? (What If), de Michael Dowse
Sex Tape: Perdido na Nuvem (Sex Tape), de Jake Kasdan
O Teorema Zero (The Zero Theorem), de Terry Gilliam
Toque de Mestre (Grand Piano), de Eugenio Mira
Transcendence: A Revolução (Transcendence), de Wally
Pfister
Walt nos
Bastidores de Mary Poppins (Saving Mr. Banks), de John Lee Hancock
E é isso. Pra encerrar, é claro, desejo a todos um Feliz Ano Novo. Que 2015 seja cheio de grandes realizações.
Um grande abraço!
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