sexta-feira, 11 de julho de 2014

Amor Fora da Lei

A base da história de Amor Fora da Lei não é particularmente original. Depois de ficar alguns anos na cadeia, Bob Muldoon (Casey Affleck) foge para reencontrar sua esposa, Ruth Guthrie (Rooney Mara), e a filha que não viu nascer. Enquanto isso, o policial Patrick Wheeler (Ben Foster) se aproxima das duas, tentando ajuda-las ao mesmo tempo em que tenta encontrar Bob e prendê-lo novamente. É um tipo de triângulo amoroso que já vimos em outros filmes, mas é bom ver que o diretor David Lowery (em seu segundo longa-metragem) consegue fazer com esse clichê funcione de forma que ele quase soa como algo novo ao longo da projeção.

Trazendo como ambientação o Texas da década de 1970, Lowery mostra ter uma visão bastante contemplativa com relação ao lugar em determinados momentos, aproveitando muito bem sua simplicidade para criar uma atmosfera melancólica, que ganha belos traços a partir da excelente fotografia de Bradford Young e da trilha de Daniel Hart. É um aspecto que atinge em cheio os três personagens principais, que ganham grande peso dramático graças a seus talentosos intérpretes. Se Casey Affleck surge com determinação como Bob, Rooney Mara traz uma força admirável para Ruth, ao passo que Ben Foster encarna Patrick com uma sensibilidade por vezes tocante. Em parte, o filme se mostra bastante envolvente exatamente por os personagens serem tão bons.

Amor Fora da Lei pode até ser uma produção pequena em termos de escala, mas o interesse que cria ao longo de sua sensível história é bem grande. Um belo filme, sem dúvida.

Nenhum comentário: