sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Apostas para o Oscar 2013
O Oscar é nesse domingo e como é de costume, chegou a hora de lançar as apostas quanto a quem vai sair com um sorriso no rosto na maior premiação da indústria do cinema. Essas previsões estão sendo feitas com base nos diversos prêmios que foram entregues nas últimas semanas, que acabam direcionando mais ou menos o caminho que a Academia vai seguir. Também tive que usar o bom e velho chutômetro, já que nem todas as categorias contam com um vencedor garantido (e não consegui terminar o projeto da minha máquina do tempo).
Enfim, vamos a elas: (você pode ver a lista completa dos indicados aqui)
Melhor Filme
A Hora Mais Escura estava ganhando vários prêmios de associações de críticos e era tido como favorito no início da temporada de premiações, mas a polêmica que levantou quanto a apoiar tortura (uma grande bobagem) praticamente acabou com suas chances. Então tivemos Lincoln, um filme sobre uma figura americana importantíssima, dirigido por Steven Spielberg (um cara que a maioria das pessoas gosta bastante) e que conseguiu logo 12 indicações para o Oscar.
Mas eis que Argo surpreendeu e conseguiu fazer a limpa na temporada, levando todos os prêmios importantes: Producers Guild Awards (PGA), Screen Actors Guild Awards (SAG), Directors Guild Awards (DGA), BAFTA, Writers Guild Awards (WGA), Critics’ Choice Awards. É o franco favorito e minha aposta para levar o Oscar de Melhor Filme, ainda que não seja o que mais gostei entre os nove indicados (adoraria ver Amor vencendo, mas as chances de isso acontecer são pequenas).
De qualquer forma, ficarei muito feliz se Argo confirmar seu favoritismo, não só por ser um belíssimo filme, mas também por que ao menos tiraria o prêmio de Lincoln, que apesar de ser grandioso, é problemático demais.
Melhor Diretor
A última vez que um filme venceu o prêmio principal sem ter seu diretor indicado foi há 23 anos com Conduzindo Miss Daisy. Isso é muito raro, mas deve acontecer este ano. Argo é o favorito na categoria de Melhor Filme, mas Ben Affleck inexplicavelmente não foi indicado a Melhor Diretor. O trabalho dele no filme é excelente e sua ausência é uma grande injustiça, principalmente quando vemos que alguns dos concorrentes nem deveriam estar indicados, entre eles a minha aposta para esta estatueta, Steven Spielberg (e digo isso sendo fã do cineasta).
A direção de Spielberg em Lincoln não é grandes coisas, mas a Academia pelo visto adorou, e acho difícil que o prêmio não seja entregue a ele, já que não vejo os outros indicados com muitas chances (apesar de essa categoria ser uma incógnita, por que Affleck ganhou tudo ao longo da temporada). Acredito que quem pode surpreender na noite de domingo é o cara pelo qual torcerei, Michael Haneke, mas duvido que será dessa vez que o diretor de Amor (e de outros grandes filmes, como Violência Gratuita e Caché) receberá tal reconhecimento.
Melhor Ator
Este ano provavelmente teremos algo inédito na história do Oscar. Daniel Day-Lewis, um dos melhores atores em atividade atualmente, pode receber seu terceiro Oscar de Melhor Ator. Nunca um ator recebeu três prêmios nessa categoria, mas Day-Lewis chega este ano como favorito absoluto (venceu quase tudo o que podia na temporada) após encarnar brilhantemente o presidente Abraham Lincoln (sua atuação é a melhor coisa do filme).
Será um momento realmente especial e merecido. No entanto, apesar de gostar muito da atuação de Day-Lewis, eu ainda gostaria de ver Joaquin Phoenix premiado por O Mestre. Mas é praticamente certo que veremos um momento histórico na cerimônia.
Melhor Atriz
Jennifer Lawrence vem fazendo campanha para levar o prêmio, concedendo entrevistas a vários veículos, indo a todos os talk-shows possíveis e fazendo brincadeiras (como em sua apresentação no Saturday Night Live). Ela tem uma bela atuação em O Lado Bom da Vida e surge como a favorita, o que não deixa de ser uma surpresa considerando que há algum tempo era Jessica Chastain (excepcional em A Hora Mais Escura) quem parecia ser a provável vencedora.
Mesmo assim, ainda vou apostar em minha favorita: Emmanuelle Riva e sua maravilhosa atuação em Amor. Estou com um pressentimento de que vai dar zebra nessa categoria, e seria um belo presente para a atriz, que coincidentemente estará fazendo 86 anos no dia da cerimônia.
Melhor Ator Coadjuvante
Categoria difícil, com cinco atores talentosíssimos que são admirados por todos e tem boas atuações em seus respectivos filmes. Christoph Waltz e Tommy Lee Jones parecem ser os grandes concorrentes por aqui, com Robert De Niro vindo logo depois (afinal, esta é sua primeira indicação desde Cabo do Medo, em 1992). Entre eles, colocarei minhas fichas em Waltz (brilhante em Django Livre), mesmo sabendo que Jones venceu o SAG e parece ter um pouco mais de chances. Dessa forma, o ator voltará a dizer que deve sua carreira a Quentin Tarantino, já que seria seu segundo Oscar sob a batuta do diretor (ele ganhou Ator Coadjuvante por Bastardos Inglórios). No entanto, devo dizer que preferia ver Philip Seymour Hoffman ganhar por O Mestre.
Melhor Atriz Coadjuvante
Se a categoria de Melhor Ator Coadjuvante deixa uma dúvida no ar, o mesmo não pode ser dito para a de Melhor Atriz Coadjuvante. Assim como Jennifer Lawrence, Anne Hathaway vem fazendo campanha para levar a estatueta para casa, martelando o que fez por sua personagem em Os Miseráveis (emagreceu e cortou o cabelo), se exibindo pelo fato de ter cantado “I Dreamed a Dream” em um take e dizendo que o filme é o primeiro a gravar suas canções ao vivo no set de filmagens. No entanto, parece que a atriz está ficando muito irritante por causa disso, já que surgiram paródias de “I Dreamed a Dream” e matérias em alguns sites fazendo críticas ao seu comportamento.
Mas esse tipo de coisa não parece incomodar a Academia. Em 2011, Melissa Leo comprou anúncios em revistas, foi vista com maus olhos e ainda assim ganhou o Oscar por O Vencedor. Não acho que esse ano vá ser diferente, e Hathaway (uma atriz muito talentosa) deve ser reconhecida por seu trabalho no musical do picareta Tom Hooper. No entanto, mais uma vez minha torcida não está com a favorita ao prêmio, e sim com Amy Adams por O Mestre.
Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado
O WGA geralmente é o grande termômetro dessas categorias. Esse ano o sindicato elegeu A Hora Mais Escura como Melhor Roteiro Original e, claro, Argo como Melhor Roteiro Adaptado.
No entanto, a polêmica em cima do filme de Kathryn Bigelow faz eu colocar minhas fichas de Roteiro Original em Quentin Tarantino e seu ótimo Django Livre, apesar de que torcerei mesmo para Amor (mas acho que Michael Haneke mais uma vez não tem muitas chances por aqui). Já Argo ficará não só com minha aposta para Roteiro Adaptado, mas também com minha torcida.
Melhor Animação
A Academia adora a Pixar e premia o estúdio sempre que surge uma boa oportunidade. Só não fez isso no ano passado porque não tinha como, sendo Carros 2 um filme bem ruim. Mas esse ano eles podem voltar com isso, premiando Valente.
No entanto, vou apostar e torcer pelo melhor entre os indicados: Detona Ralph, que vem fazendo muito sucesso nessa temporada, ganhando prêmios importantes como o Annie Awards e o PGA.
Melhor Filme Estrangeiro
Pela primeira vez desde que comecei a acompanhar o Oscar consegui assistir a todos os indicados a Melhor Filme Estrangeiro. São todos muito bacanas, mas esta é uma das categorias mais óbvias da noite, que tem como franco favorito (aqui sim) Amor. Entre os indicados, o único que chega perto da força do filme de Michael Haneke é o chileno No. Mas se Amor perder será mesmo uma surpresa absurdamente grande. Esse vai ser o segundo Oscar para a Áustria, que garantiu seu primeiro prêmio em 2008 com Os Falsários.
Melhor Documentário
Mais uma categoria que eu nunca havia conseguido dar muita atenção, mas este ano assistir a quatro dos cinco indicados (infelizmente, não pude ver The Gatekeepers). Os que conferi são muito interessantes, e minha torcida está dividida entre How to Survive a Plague e The Invisible War. Mas o Oscar deve ir mesmo para Searching For Sugar Man, um belo filme sobre um cantor americano que não conseguiu fazer sucesso em seu país, mas que é um verdadeiro estouro na África do Sul. Além disso, esse é o documentário mais "feel good", já que os outros tem temas bem mais pesados.
Melhor Direção de Fotografia: Adoraria ver o grande Roger Deakins vencer por 007: Operação Skyfall (ele nunca ganhou um Oscar, sendo que esta é sua 10ª indicação). Mas quem deve ficar com a estatueta é Claudio Miranda por As Aventuras de Pi.
Melhor Montagem: Outra categoria em que Argo deve provar seu favoritismo, e a vitória de William Goldenberg (duplamente indicado este ano, sendo prestigiado também por seu belíssimo trabalho em A Hora Mais Escura) será mais do que merecida.
Melhor Design de Produção: Nesse quesito, apostarei na nova adaptação de Anna Karenina, que inclusive ganhou o prêmio do ADG (o sindicato dos diretores de arte).
Melhor Figurino: Aqui mais uma vez Anna Karenina deve se consagrar. Produções como essa geralmente são as que fazem maior sucesso nessa categoria.
Melhor Maquiagem: Ainda não pude ver Hitchcock, mas pelos trailers a transformação de Anthony Hopkins no Mestre do Suspense parece ser bastante eficiente, então apostarei nele mesmo que tenha sido um filme recebido com certa indiferença.
Melhor Trilha Sonora: Outra categoria que pode ser garantida por As Aventuras de Pi, que tem uma bela música composta por Mychael Danna. Duvido muito que o mestre John Williams vença por Lincoln (nem chega a ser um de seus trabalhos mais memoráveis).
Melhor Canção Original: Assim como Melhor Filme Estrangeiro, a categoria de Melhor Canção é outra que já tem sua vencedora praticamente garantida. Tudo indica que a belíssima “Skyfall” dê o terceiro Oscar da história da franquia 007 (o primeiro nessa categoria, algo que já devia ter acontecido há muito tempo), além de consagrar de vez a cantora Adele.
Melhor Mixagem de Som: Depois de toda a divulgação que fizeram em cima do fato de as canções terem sido gravadas direto no set de filmagem, não duvido que Os Miseráveis leve esse prêmio para casa.
Melhor Edição de Som: Pode ser que 007: Operação Skyfall fique com mais este prêmio na noite, mas colocarei minhas fichas em A Hora Mais Escura.
Melhores Efeitos Visuais: Depois da criação absolutamente perfeita do tigre Richard Parker, será uma surpresa se a equipe de As Aventuras de Pi não sair vencedora. Na verdade, será uma piada se o filme perder por aqui.
Melhor Curta-Metragem de Animação: Apesar de minha torcida ser para Head Over Heels, Paperman deve confirmar seu favoritismo e levar a estatueta (comentei todos os indicados aqui).
Melhor Curta-Metragem e Melhor Curta Documentário: Infelizmente, é sempre impossível ver os indicados dessas categorias. Sendo assim, essas são apostas feitas apenas para não deixar essa parte em branco. Para Melhor Curta-Metragem aposto em Death of a Shadow, e em Melhor Curta Documentário fico com Open Heart.
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Um comentário:
Esse ano está complicado fazer previsões. Acredito que “Argo” será o grande vencedor, mas “A Hora Mais Escura” é o meu favorito. Já a categoria de melhor direção é uma incognita para mim. meu favorito é Michael Haneke, mas Steven Spielberg parece ter mais chances.
Mais palpites aqui: http://bit.ly/13dcpDM
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