domingo, 18 de dezembro de 2011

Personagens Marcantes - Rocky Balboa

(No início do ano, criei no blog o espaço dos Personagens Marcantes, para falar de alguns grandes personagens do cinema. Na época, eu estava em uma fase de John Hughes e, por isso, escolhi Ferris Bueller para inaugurar o espaço. Como não tive muitos comentários - a única pessoa que comentou foi minha irmã - achei que as pessoas não tinham gostado e acabei não escrevendo mais sobre os personagens. Mas agora resolvi voltar em definitivo com os Personagens Marcantes porque tenho receio de o blog ficar focado apenas nas críticas. Vou tentar fazer deste espaço algo mensal aqui no blog)
Poucos personagens são tão inspiradores como Rocky Balboa. É um personagem admirável por nunca desistir, mesmo quando o adversário mostra ser mais forte que ele. Depois de assistir a um filme protagonizado por Rocky, é difícil não querer sair para enfrentar grandes desafios. E se não houver desafios, pelo menos bate uma vontade de subir uma longa escadaria ou dar socos em um pedaço de carne. Tudo, é claro, ao som de “Gonna Fly Now” ou “Eye of the Tiger”.
Rocky foi criado por seu intérprete Sylvester Stallone depois que este viu a luta de Muhammad Ali contra o zé-ninguém Chuck Wepner. A luta parecia ser fácil, com vitória certa de Ali, mas Wepner surpreendeu a todos ao aguentar os 15 rounds da luta. Isso inspirou tanto Stallone que ele escreveu o roteiro de Rocky: Um Lutador em apenas três dias. Lançado em 1976, o filme foi um sucesso instantâneo, tanto de bilheteria quanto de crítica, tendo recebido 10 indicações ao Oscar, vencendo em 3 categorias: Melhor Edição, Melhor Direção e Melhor Filme, deixando para trás outros grandes clássicos como Taxi Driver e Rede de Intrigas. O filme ainda lançou Stallone para o estrelato, mas é uma pena que ele tenha se dedicado mais aos filmes de ação do que aos dramas, onde ele mostrou várias vezes seu talento, não só com Rocky (pelo menos na maioria dos filmes da franquia), mas também em filmes como F.I.S.T., Cop Land e Shade: Nos Bastidores do Jogo.
O fato de Rocky ser apresentado no primeiro filme como um lutador desconhecido é algo que faz o público simpatizar com ele logo de cara. Isso por que é mostrada toda sua vida e suas dificuldades. Vemos que ele é apaixonado pela irmã de seu melhor amigo. Sua situação financeira não é das melhores. Sua casa é pequena, mal cabendo ele e seu cachorro. E o único jeito que ele encontra para fazer o que gosta é em pequenas lutas locais, sem divulgação alguma. Isso o obriga a trabalhar como capanga de um agiota, mas sua bondade faz com que ele dê chances para as pessoas pagarem o que devem.
Em todos os filmes da franquia, Stallone colocou diante de Rocky grandes adversários. Nos dois primeiros filmes, Rocky enfrenta Apollo Creed, o arrogante campeão dos pesos pesados. Em Rocky 3 temos o detestável Clubber Lang, que obriga Rocky a se juntar com seu antigo desafeto para tentar recuperar seu merecido cinturão. Em Rocky 4, somos apresentados ao maior desafio que Rocky enfrentou em toda a franquia: Ivan Drago, o lutador (ou seria robô?) da União Soviética. Em Rocky 5, Balboa enfrenta seu pupilo Tommy Gunn. E em Rocky Balboa, o protagonista luta contra o ingênuo Mason Dixon. Todos esses adversários mostravam vários tipos de dificuldade, tanto psicológica quanto emocional, e obrigavam Rocky a superar todos os obstáculos para conseguir enfrentá-los de igual para igual.
A qualidade dos filmes da série caiu ao longo de cada filme, mas não ao ponto de um deles ser um total desastre. Com exceção de Rocky 4 e Rocky 5, todos os filmes são bons. Essas exceções mostraram ser filmes com roteiros ruins, que continham vários elementos absolutamente desnecessários, além de fazer de Rocky um ser indestrutível, algo que pode ser resultado da escolha que Sylvester Stallone fez para sua carreira de modo geral. No quarto filme, Ivan Drago tem uma força descomunal, que nenhum outro lutador possui. Isso já seria motivo para Rocky sair morto do ringue. Já no quinto filme, o personagem surge com um problema no cérebro, que o obriga a se aposentar. Mas esse problema some de repente, depois que Rocky leva vários golpes de Tommy Gunn na luta final.
Mas esses filmes fracos não mudam o fato de Rocky Balboa ser um grande personagem. E é bom ver que ele compensou essas falhas com um sexto filme que fechou com chave de ouro seu ciclo no cinema.

4 comentários:

Gustavo Dutra disse...

Acho a parte 3 bem mais problemática que a 5 (da qual eu gosto, apesar dos problemas). O Clubber Lang, diferente do Apollo Creed, é um mau-caráter - e é mau por ser mau, não é um grande personagem. Mas o filme tem seus bons momentos.

Rocky 4 é um desastre absoluto. O começo até tem um quê de promissor, mas... a robozinho do Paulie? A cena com James Brown? Dolph Lundgren atuando no modo de expressividade Kristen Stewart? Um subtexto político com, no mínimo, 30 anos de atraso? Clichês da Guerra Fria em 1985? Não dá, indefensável.

Já Rocky 5... bom, tem esse problema de lógica que tu mencionou (e que, por extensão, vai pra parte 6) e - ainda pior - a revolta aborrecente-mimada do Rocky Jr. Mas o filme volta a respeitar a lógica e a coerência dos personagens, e faz isso, no geral, muito bem. Força a barra aqui e ali, mas tem, na minha opinião, alguns dos grandes momentos da série (a cena em que Rocky assiste a luta do pupilo pela TV, por exemplo).

Mas, realmente, é pena que o Stallone tenha dedicado tanto de sua carreira a clones de John Rambo (que, a partir do segundo filme, virou uma caricatura de si mesmo).

Thomás R. Boeira disse...

Valeu pelo comentário, Gustavo!

Realmente Clubber Lang não é um grande personagem. Quando falei "grandes adversários" eu estava me referindo ao fato de que Rocky lutou com bons lutadores.

Rocky 4 eu concordo em tudo o que você falou. Foi isso o que eu quis dizer ao falar das coisas desnecessárias. É o pior da série. Só não acho esse filme um total desastre por causa da luta entre Rocky e Drago. Acho muito boa, apesar de ter todo aquele negócio de que o soco do Drago é mega poderoso e pode matar (uma tremenda bobagem).

Rocky 5 eu não acho que seja um filme muito ruim (como o próprio Stallone vive dizendo), mas acho fraco. Rocky Jr. vira uma criança irritante, a trilha sonora de hip-hop (acho que é isso) não combina nenhum um pouco com a série, tem esse problema do Rocky que é ignorado no final. Mas tem esse momento que você citou, que também acho muito bacana, e a luta no final que também acho interessante.

Ainda não sei... disse...

Tu sabe que eu sou suspeita pra falar desse personagem. A minha admiraçao vai alem do que a maioria sente.
Varias pessoas criticam Stallone, dizem que é um pessimo ator, diretor e etc...
Mesmo que 80% do trabalho dele nao tenha o mesmo peso que Rocky, ele tornou-se o tipo de ator que pode fazer o que quiser, depois desse filme.
Rocky nao tem nacionalidade definida, ele pode viver em qualquer lugar do mundo e tera a cara do lugar.
Faço um pequeno comentario sobre a trilha sonora. Pra mim, o sucesso do filme pode ser creditado 50% pro stallone e os outros 50% pro Bill Conti. Separados, nao tenho certeza do tamanho do sucesso de ambos.
Com toda a certeza, o Sr. Balboa esta no top 10 de personagens mais importantes do cinema.

Anônimo disse...

concordo en tudo oque disse (ainda não sei), mas vc não adimira o rocky mais q eu