quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Compramos Um Zoológico

Sumido dos cinemas desde 2005, quando lançou Tudo Acontece em Elizabethtown, Cameron Crowe retornou esse ano em dois momentos: no documentário Pearl Jam Twenty (que não assisti ainda) e agora em Compramos Um Zoológico. Ao longo da carreira, Crowe fez filmes nos quais seus protagonistas estavam em busca de uma paz interior ou de uma realização pessoal. Jerry Maguire queria mostrar que sua proposta daria certo. William Miller, de Quase Famosos, sonhava em ser um repórter da área de música. Drew Baylor, de Tudo Acontece em Elizabethtown, tentava se acostumar com a ideia de não ter conhecido direito seu falecido pai ao mesmo tempo em que tinha de se contentar com seu fracasso profissional. Nesta nova produção, o diretor encontra personagens que caem como uma luva em suas características.
Baseado no livro de Benjamin Mee (interpretado no filme por Matt Damon), o roteiro escrito por Crowe e Aline Brosh McKenna segue a vida dele e de seus filhos Dylan (Colin Ford) e Rosie (Maggie Elizabeth Jones) depois de uma grande tragédia. Benjamin era um repórter aventureiro, mas a morte da esposa, Katherine (Stephanie Szostak), o obriga a parar suas viagens para cuidar das crianças. Eles se mudam para um zoológico e com a ajuda dos funcionários, liderados por Kelly Foster (Scarlett Johansson), Benjamin resolve reabrir o lugar. Ao mesmo tempo, ele procura começar uma nova vida com seus filhos.
Uma das grandes virtudes do filme é o desenvolvimento dos personagens. A doença de Katherine parece ter ocupado alguns anos na família Mee, o que acabou trazendo consequências. Quando Crowe mostra a correria da vida deles no início do filme, vemos que Benjamin claramente não conseguiu suprir a ausência da esposa ainda. Dylan, no começo, mostra ser uma figura irritante por causa de seu egoísmo e de sua rebeldia. Mas ao longo do filme, descobre-se que tudo isso é fruto de ele não ter tido uma infância comum, já que sua mãe era quem precisava de mais atenção. Toda a raiva que o garoto sente é muito bem refletida nos desenhos que ele faz. Crowe consegue passar para o público a fase difícil daquela família em uma cena na qual está acontecendo uma festa na casa vizinha enquanto que um silêncio ocupa o lar dos Mee, algo que faz a pequena Rosie comentar “A felicidade deles é barulhenta”.
A história de Compramos Um Zoológico, infelizmente, é bastante previsível. Ao chegar no zoológico, Benjamin não sabe o que fazer exatamente, e os funcionários (que contam com rostos conhecidos, como Patrick Fugit e Elle Fanning) até duvidam se ele aguentará ficar muito tempo. Mas é lógico, desde o início, que ao longo da história Benjamin surpreenderá a todos.
Outros exemplos dessa previsibilidade são os romances que surgem, e que não são tratados com muito cuidado por Crowe (quando um personagem mostra seus sentimentos isso é algo que acontece muito de repente), e o fato de Benjamin ainda não ter posto para fora seu sofrimento pela morte da esposa. Mais cedo ou mais tarde, é claro que ele mostrará isso de alguma maneira, e não há forma mais clichê do que o choro. Quando isso finalmente acontece, o que surpreende é a sensibilidade com a qual Cameron Crowe trata a cena, que revela não ser um exagero, algo muito comum de se ver.
Como não deveria ser diferente em se tratando de um filme de Cameron Crowe, Compramos Um Zoológico conta com uma trilha sonora com ótimas canções escolhidas pelo diretor. O que toca ao longo do filme vai de Pearl Jam a Tom Petty, passando por Neil Young, U2, Simon & Garfunkel, e outros. Além disso, a trilha composta por Jónsi (da banda Sigur Rós) dá um toque sensível e contagiante ao filme.
O roteiro consegue fazer com que nós nos importemos com os personagens e o ótimo elenco também ajuda muito nesse aspecto. Matt Damon empresta seu carisma habitual para Benjamin Mee, ao mesmo tempo em que faz do personagem alguém esforçado e que se importa com a felicidade dos filhos. A bela Scarlett Johansson não decepciona como Kelly, fazendo da personagem uma mulher de personalidade forte. Colin Ford e Maggie Elizabeth Jones surpreendem como Dylan e Rosie. O primeiro tem uma bela cena de discussão com Matt Damon na qual o garoto quase implora para que seu pai o ajude a superar o momento que está vivendo, e é uma pena que esta cena termine tentando fazer graça. Já a segunda aparece graciosa com a ingenuidade da personagem. E Thomas Haden Church tem o papel de alívio cômico do filme interpretando Duncan, irmão de Benjamin, sempre fazendo rir em suas cenas.
Sendo um filme família com uma atmosfera leve e simpática, Compramos Um Zoológico pode não ser o melhor trabalho de Cameron Crowe, mas depois de assistí-lo dificilmente se sai do cinema com um gosto de insatisfação.
Cotação:

Nenhum comentário: