domingo, 25 de dezembro de 2011

Filmes de Natal

Com a chegada do Natal, resolvi colocar aqui no blog comentários sobre alguns filmes sobre essa data ou que pelos menos tem essa época como plano de fundo.
Eis a lista:
- Duro de Matar (1988), de John McTiernan: uma coisa que aprendi é não usar frases do tipo “o melhor filme de tal gênero” para descrever uma obra cinematográfica. Mas no caso de Duro de Matar isso é quase inevitável. Este é um dos melhores filmes de ação de todos os tempos. Bruce Willis tem em John McClane um dos melhores personagens de sua carreira. McClane é carismático e diverte bastante em alguns momentos (“É mesmo? E você acha que estou pedindo um pizza?”). É um personagem que segue história de “no lugar errado, na hora errada”. Quem poderia prever que um bando de terroristas iria invadir um prédio em pleno Natal?
- Simplesmente Amor (2003), de Richard Curtis: uma excelente comédia romântica, que segue vários personagens e suas histórias de amor, uma fórmula que os recentes Idas e Vindas do Amor e Noite de Ano Novo não souberam aproveitar. Simplesmente Amor é um filme sobre esse belo sentimento, e conta histórias igualmente belas (com exceção daquela em que um inglês viaja para os Estados Unidos). Ter o Natal como pano de fundo deixa o filme ainda mais bacana, já que esta é uma época com um clima contagiante.
- Esqueceram de Mim (1990), de Chris Columbus: clássico de sessão da tarde. São pouquíssimas as pessoas que não viram este filme, que lançou Macaulay Culkin ao estrelato. A história do garoto que é esquecido em casa pelos pais no Natal e precisa dar conta de dois ladrões continua bem divertida até hoje. A continuação Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York, também diverte, mas não trás nada de novo. A história é mesma, mudando apenas o endereço.
- O Expresso Polar (2004), de Robert Zemeckis: primeira excursão de Robert Zemeckis nas animações de motion capture, O Expresso Polar que conta com uma história de fantasia muito bacana sobre a magia do Natal. A beleza da animação usada pelo diretor pode ser vista logo de cara. É um filme encantador e emocionante.
- O Estranho Mundo de Jack (1993), de Henry Selick: enquanto que o Natal é uma época mágica com um clima contagiante, o Halloween é mais macabro, apesar de ser igualmente legal. Produzido por Tim Burton (que também fez o argumento), O Estranho Mundo de Jack é uma animação criativa que consegue misturar muito bem essas duas datas.
- Gremlins (1984), de Joe Dante: os gremlins são bonitinhos. Isso quando não resolvem comer como pequenos mortos de fome depois da meia-noite. E também quando não se multiplicam graças a uma maldita gota d’água. São bichos muito sacanas na verdade (com exceção de Gizmo). Ao invés de ficarem quietos e se comportarem, eles resolvem transformar o Natal das pessoas em um verdadeiro inferno. Gremlins é um filme divertido que conta com um humor cruel em certos momentos. É difícil não rir do trauma natalino de Kate (Phoebe Cates).
Menções honrosas:
Dois filmes que não vi, mas que são verdadeiros clássicos do cinema e merecem ser conferidos:
- A Felicidade Não Se Compra (1946), de Frank Capra
- Milagre na Rua 34 (1947), de George Seaton

3 comentários:

Gustavo Dutra disse...

Cadê "Feliz Natal" (2005) e "Papai Noel às Avessas" (2003)??? Se ainda não assistiu, põe no topo da lista pro próximo Natal, pq são realmente imperdíveis.

(E o engraçado de "Milagre na Rua 34" é que ele foi lançado... em maio.)

Hugo disse...

Gostei das lembranças, todos filmes divertidos.

Gremlins é impagável.

Abraço

Thomás R. Boeira disse...

Não vi nenhum dos dois filmes ainda, Gustavo. Vou tentar assistir em 2012. Mas quando você falou em Feliz Natal, lembrei do filme do Selton Mello, que poderia ter entrado na lista apesar de ser um drama bem pesado. É excelente.

Hugo, fico feliz que tenha gostado dos filmes. Gremlins é realmente impagável.

Abraço,
Thomás