domingo, 21 de agosto de 2011

Quarto 666

Há dois anos, assisti o documentário Quarto 666 (Chambre 666), dirigido por Wim Wenders. Durante o festival de Cannes de 1982, o cineasta alemão pediu para alguns diretores irem ao quarto 666 de um hotel em Cannes e responderem a uma lista de perguntas sobre o futuro do cinema.
Entre os diretores que aceitaram a proposta de Wenders estão Jean-Luc Godard, Rainer Werner Fassbinder, Werner Herzog, Ana Carolina, Steven Spielberg e Michelangelo Antonioni. O próprio Wim Wenders também dá seu depoimento.
É interessante notar que várias previsões se tornaram realidade. Spielberg diz que um filme como Tubarão, que na época custou 8 milhões de dólares, poderia custar 27 milhões em 1982. E E.T.: O Extraterrestre, que custou 10 milhões, poderia custar 18 milhões dali cinco anos. Os filmes se expandiram exatamente como Spielberg afirma em seu depoimento. Outra previsão interessante é a de Werner Herzog. Ele diz que não vai demorar muito até o dia em que poderemos fazer tudo via computador, até mesmo comprar nossas refeições.
Quarto 666 é um documentário que vale a pena assistir para poder comparar o presente com o passado. Coloquei logo abaixo os vídeos com os depoimentos de Spielberg, Fassbinder e Herzog. Infelizmente não encontrei nenhum com legendas em português.

Nenhum comentário: