segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Rede Social

O Facebook é um dos maiores hits da última década. O que começou apenas como uma idéia de conexão entre os alunos de Harvard se expandiu para o mundo inteiro. Hoje, o Facebook tem cerca de 500 milhões de usuários. Mas por trás da criação deste fenômeno viciante há uma história de inveja, traição, e ganância que originou inimizades até hoje não resolvidas. Para contar esta história, entra em cena A Rede Social.
Escrito por Aaron Sorkin (um dos melhores roteiristas da área) baseado no livro de Ben Mezrich, A Rede Social mostra como Mark Zuckerberg, um gênio da computação e perfeito looser, teve uma ideia que o transformou no bilionário mais jovem do mundo. Com a ajuda de seu melhor amigo, o brasileiro Eduardo Saverin, Zuckerberg criou o Facebook. Mas os gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss juntamente com Divya Narendra o processam, acusando ele de ter roubado a ideia deles.
Uma bela sacada do diretor David Fincher é o fato de ele colocar as audiências ao mesmo tempo em que a história se desenrola. Isso é muito bom porque faz com que o filme não insulte a inteligência do espectador, que pode até já saber como elas terminaram.
A Rede Social mostra um pouco da influência do Facebook na vida das pessoas. Alguns indivíduos que fazem uma conta no site e o transformam em suas vidas, de forma literal. Ele é viciante porque se pode descobrir tudo sobre a vida de uma pessoa através de seu perfil.
Fincher coloca em A Rede Social um ritmo muito rápido, quase frenético, que é auxiliado pela atuação de Jesse Eisenberg, que profere suas falas da mesma forma que Rambo atira com uma metralhadora.
O elenco inteiro do filme merece aplausos, mas é Jesse Eisenberg quem rouba a cena. Depois de se destacar no ótimo Zumbilândia, ele chega ao auge em A Rede Social ao interpretar Mark Zuckerberg de forma excêntrica, quase autista. Em certos momentos, ele fala com as pessoas sem manter contato visual com elas, algo que reforça a ideia de que este é um jovem especial, o que não deixa de ser verdade já que ele é um gênio.
A história por trás da criação do Facebook era algo que realmente merecia um filme, e é um prazer conhecê-la através de uma grande produção como A Rede Social.
Cotação:

4 comentários:

Clenio disse...

Grande filme!
Não fosse "A origem" certamente seria o melhor do ano. Espero que o Oscar lhe faça justiça.

Abraços
Clênio
www.lennysmind.blogspot.com
www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

Clenio disse...

Oi, cara

No meu blog UM FILME POR DIA tem um selo pra você. Aparece lá.

Abraços
Clênio

Jack Ford Coppola disse...

Finalmente,esperei por esse filme o ano inteiro,sou um fanboy de David Fincher e em A Rede Social vemos um David Fincher muito mais maduro sabendo trabalhar com atores ao ponto de eu perder meu preconceito com Jesse Eisenberg e gostar do Justin Timberlake.
Ótima Critica Tomás
também fiz uma aqui;

http://filmessempipoca.blogspot.com/2010/12/rede-social.html

Robertadear disse...

Gostei muito do filme dear!Tive que prestar muita atencao nas falas por serem rapidas demais(sem legenda, ne)mas valeu a pena!