domingo, 12 de dezembro de 2010

Filmes Favoritos - Pânico

(Atenção: contém spoilers)
Neste fim de semana, nenhum filme que estreou chamou muito a minha atenção. Na falta de críticas para postar, resolvi escrever sobre um de meus filmes favoritos. A escolha foi difícil, mas optei por Pânico, o melhor slasher movie que já assisti.
O subgênero dos slasher movies estava considerado morto no início da década de 1990. Mas Pânico o ressuscitou. Junto com o sucesso de crítica e público do filme, veio uma nova onda de filmes de “assassino correndo atrás de adolescentes”. O máximo que algumas dessas produções conseguiram foi alcançar a linha do “mediano”, mostrando que Pânico é realmente um caso à parte.
Dirigido por Wes Craven e escrito por Kevin Williamson, Pânico mostra uma série de assassinatos que ocorrem na pequena cidade de Woodsboro, todos envolvendo adolescentes. Nisso, entra em cena a heroína pura e virginal Sidney Prescott, que começa a ser assombrada pelo assassino.
Pânico surpreende desde seus momentos iniciais. Na época do lançamento do filme, a campanha de divulgação colocava Drew Barrymore como uma das protagonistas. Mas no momento em que ela morre logo no prólogo (uma das cenas mais tensas de todos os tempos), o filme mostra suas cartas, dizendo que tudo pode acontecer, qualquer um pode morrer e todos são suspeitos.
Pânico tem cenas assustadoras e de pura tensão, mas é um filme que se encaixa muito bem como uma comédia. O roteiro de Kevin Williamson é demais pois ele sabe como fugir do lugar comum mas mesmo assim não o faz, exatamente para fazer uma espécie de paródia do subgênero. Sendo assim, é impossível não rir quando Randy (o hilário Jamie Kennedy) dita as regras de como sobreviver a um filme de terror (não beber, não fazer sexo e não dizer “volto já”) e ninguém segue elas. Outra cena engraçada envolvendo Randy é quando ele está sozinho assistindo Halloween e começa a falar para Jamie Lee Curtis “Cuidado, Jamie. Ele está atrás de você!”. Nesse momento, Ghostface aparece atrás de Randy e eu pergunto “Qual o nome do ator que interpreta o personagem?”.
Não é só Jamie Kennedy que serve como alívio cômico para o filme. David Arquette, interpretando o inexperiente policial Dewey Riley, também faz rir por que o personagem vive tentando mostrar ser uma autoridade. Mas. em certos momentos do filme, até ele se assusta. Outro destaque é Courteney Cox (na época embalada pelo sucesso de Friends), que consegue fazer da repórter Gale Weathers uma verdadeira babaca, que se aproveita da desgraça alheia para vender livros.
.
No jovem elenco, além de Kennedy, outros destaques são Skeet Ulrich e Matthew Lillard, os caras que descobrimos, ao final do filme, ser os assassinos. Os dois atores mostram muito bem o quão loucos seus personagens são. Mas a grande surpresa é Neve Campbell. Depois que Jamie Lee Curtis correu de Michael Myers em Halloween e que Heather Langenkamp escapou das lâminas de Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo, o público não viu nenhuma heroína digna de viver. Mas, em Pânico, finalmente há uma personagem a quem torcer. Campbell corre, dá socos e chutes no assassino, ressuscitando a heroína de caráter forte que os slasher movies tanto precisam para funcionar.
Sendo também uma homenagem aos filmes de terror (fazendo referências a A Morte Convida Para Dançar, Psicose, Sexta-Feira 13, entre outros), Pânico merece ser visto e revisto, porque a cada visita há sempre algo interessante/engraçado que passou despercebido. Isso é algo que acontece apenas com grandes filmes.

6 comentários:

Clenio disse...

Adoro esse filme, assim como suas continuações (ainda que em menor escala). O equilíbrio de (muito) suspense e (alguma) comédia inteligente jamais conseguiu um substituto...
Mal vejo a hora de assistir ao quarto capítulo...
E quero assistir ao novo filme de Wes Craven, "A sétima alma", ainda que não leve muita fé nele...

Abraços
Clênio
www.lennysmind.blogspot.com
www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

Jack Ford Coppola disse...

Olá Thomás.
Me desculpe,não consigo levar Pânico à serio e a culpa é minha pois vi a paródia Todo Mundo em Pânico antes do original.Não gosto muito de Slasher Movies porém recomendo Pânico pois é sempre bom ver a Courtney Cox fora dos Friends.(miss them)

http://filmessempipoca.blogspot.com/2010/12/must-watch-s01e02-blade-runner.html

http://filmessempipoca.blogspot.com/2010/12/enquete-e-os-trailers-da-vga.html

http://filmessempipoca.blogspot.com/2010/12/sem-pipoca-playlist-piloto.html

Jack Ford Coppola disse...

http://filmessempipoca.blogspot.com/2010/12/confira-os-indicados-ao-globo-de-ouro.html

Thomás R. Boeira disse...

Clênio, também adoro a franquia Pânico, apesar de achar que a qualidade caiu a cada filme. Espero que não continue caindo ano que vem, quando estrear Pânico 4.

Jack, realmente ver Courtney Cox trabalhando muito bem em algo fora de Friends (que é a melhor série de TV que já tivemos) é sempre muito legal. Adoro Slasher movies, mas é uma pena que a grande maioria seja uma porcaria.

Obrigado pelos comentários!!!

Paula disse...

Adoro esse filme!!! eu estava na 6ª série quando assisti pela primeira vez. Randy é um dos personagens mais legais, muito engraçado! Dewey...sem comentários, sempre que ele aparece acontece uma desgraça, com ele, é claro (ele é tipo John McClane, duro de matar hihihihihi)
Sou fã de friends, então quando vi Courtney Cox no filme quase infartei!!! também adoro ve-la fazendo outros personagens.
E a Neve Campbell, na época fazia uma série de tv que eu não tinha paciência de assistir (Party of Five), mas ela tá super bem no filme. Realmente ela nos faz torcer pela sobrevivencia da personagem. É o máximo o fato de que ela não apenas corre e grita o tempo todo, mas também ataca os serial killers.
Enfim, adoro a trilogia, estou ansiosa pelo novo filme!!!!!!

. disse...

FILME BOUM ^^