sábado, 31 de julho de 2010

O Segredo dos Seus Olhos

O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de sus Ojos) foi o grande vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2010. Baseado no livro La Pregunta de sus Ojos, de Eduardo Sacheri, este filme é mais uma obra-prima do cinema argentino.
Benjamín Esposito é um advogado aposentado que está tentando escrever um livro sobre um dos casos no qual trabalhou: o de uma mulher que foi estuprada e assassinada. O caso foi arquivado e agora, vinte anos depois, ele quer dar um fim aos mistérios que ficaram no ar. Para isso, ele relembra os acontecimentos da época do crime.
Conhecido pelos seus trabalhos em filmes, como O Filho da Noiva e Clube da Lua, e séries de TV, como House e Law & Order: Special Victims Unit, o argentino Juan José Campanella dirige o filme de modo impecável e tem grandes momentos. Um deles é a cena de perseguição em um estádio de futebol, uma das melhores que já vi.
O roteiro, escrito pelo próprio Campanella, também é um espetáculo à parte, cheio de diálogos profundos, que ficam gravados na mente do espectador por um bom tempo. O final é muito bem elaborado, e por isso acaba sendo surpreendente.
O elenco do filme também dá um show, tendo o ótimo ator Ricardo Darín como maior destaque. Ele é o grande parceiro de Campanella, tendo trabalhado com o diretor em O Mesmo Amor, A Mesma Chuva, O Filho da Noiva e Clube da Lua. Soledad Villamil também está ótima interpretando Irene, e Guillermo Francella protagoniza cenas engraçadas interpretando o alcoólatra Pablo Sandoval, colega e melhor amigo de Esposito.
Tudo isso prova que o Oscar para O Segredo de Seus Olhos foi mais do que merecido. Cotação:

4 comentários:

Simone disse...

Ah, finalmente!

Um dos melhores filmes que eu já vi. Lindo!

Clenio disse...

Oi, cara

Fiquei sabendo do teu blog através da Preview e vim dar uma conferida. Gostei bastante, boa sorte pra vc.

"O segredo dos seus olhos" é um dos melhores filmes a chegar ao Brasil este ano, em que o cinema anda meio mal das pernas em termos de qualidade - e até de quantidade de lançamentos dignos.

Escrevi sobre ele no meu blog, se quiser dar uma conferida... Tenho dois, na verdade, um sobre assuntos gerais (e filmes vistos este ano) e um sobre filmes mais antigos.

Grande abraço
Clênio
www.lennysmind.blogspot.com
www.clenio-umfilmepordia.blogspot.com

Alan Noronha disse...

Muito bem, um de meus filmes preferidos, e um comentário bem informado, de quem está ampliando os horizontes. Valeu.

Alan Noronha disse...

Ah, coloquei um link no meu blog para cá. :)