sábado, 24 de julho de 2010

Encontro Explosivo

Encontro Explosivo (Knight & Day) reúne novamente Tom Cruise e Cameron Diaz depois de estrelarem o drama Vanilla Sky, há quase dez anos. O filme é uma mistura de ação e comédia, ou como prefiro dizer, Máquina Mortífera e Sr. & Sra. Smith.
Cameron Diaz é June Havens, uma simples reparadora de carros antigos. Em viagem a Boston, ela encontra Roy Miller (Tom Cruise), que aparenta ser um cara normal, mas quando ele mata todos os tripulantes no avião fica óbvio que as coisas não são bem assim. Roy é um agente secreto que está sendo perseguido pelo FBI por causa de uma poderosa bateria, que vale milhões de dólares. June acaba se envolvendo com Roy, já que ele é a única chance de ela sobreviver.
O diretor James Mangold (mais conhecido por filmes como Garota Interrompida e Johnny & June) coordena muito bem as cenas de ação, cheias de explosões e perseguições de tirar o fôlego, daí a minha comparação a Máquina Mortífera. Já a minha comparação a Sr. & Sra. Smith vem apenas do fato de Encontro Explosivo ter um casal de protagonistas, porque as piadas deste novo filme são bem melhores que aquelas vistas na produção estrelada pelos Pitt.
O roteiro do filme acaba investindo muito na ação e na comédia e esquece dos personagens. E é nisso que Encontro Explosivo perde alguns pontos. Tom Cruise capricha ao interpretar Roy como um cara inteligente e completamente louco, e acaba sendo o grande destaque do filme por nos fazer rir em boa parte de suas cenas. Ele também mostra que aos 48 anos ainda está em plena forma física para encarar as cenas de ação. Mas não se pode dizer a mesma coisa de sua co-protagonista. Cameron Diaz varia muito durante o filme. Às vezes ela parece uma retardada gritando, outras vezes aparece séria e um pouco vazia. E bons atores como Peter Sarsgaard, que interpreta o agente Fitzgerald, e Paul Dano, no papel do criador da tal bateria Simon Feck, acabam desperdiçados porque não têm muitas cenas. Os dois não conseguem desenvolver os seus personagens, sendo que Sarsgaard deveria ser o grande vilão do filme.
Apesar de parecer repetitivo, Encontro Explosivo é um filme assistível, com cenas de pura adrenalina. Mas os personagens poderiam ter sido melhor desenvolvidos.
Cotação:

Um comentário:

Paula disse...

Prefiro Tom Cruise em filmes como "Jerry Maguire", mas adorei o personagem dele em "Trovão Tropical". Muito engraçado!
Quanto a Cameron Diaz, adorei o trabalho dela em "O Amor Não Tira Férias" e "Uma Prova de Amor". Acho que está na hora de Diaz desistir de papéis como esse de "Encontro Explosivo", que poderia ser interpretado por atrizes sem talento algum e vinte anos mais novas. Escolheram Diaz pro papel para tentar dar mais credibilidade ao filme, afinal Tom Cruise, apesar de ótimo ator, andou sendo alvo de deboches durante os últimos anos (Tom Crazy, Tom Cruzes) mas Diaz não precisa disso e acabou parecendo uma retardada.
Cruise ainda está em forma, nem precisou de dublê na maioria das cenas. Ele não tem medo de um desafio!
Ah, Thomás, escreve sobre outros filmes como comédias, romances, etc. Podem ser antigos, desde que sejam bons.