domingo, 1 de agosto de 2010

Dicas de Filmes - Agosto

Como estou comemorando a chegada de A Origem no dia 6, minhas dicas deste mês são os filmes dirigidos por Christopher Nolan. Na minha opinião, Nolan tem uma visão impressionante, por isso seus filmes são geniais.
Então, vamos direto ao assunto:
- Following (1998) - *****: em sua estreia na direção de um longa, depois de ter feito o ótimo curta Doodlebug, Nolan conta a história de um jovem escritor que segue pessoas para observá-las. É quando ele segue Cobb, o cara errado. Cobb o ensina a invadir a casa das pessoas e roubar o que quiser. Following é um quebra-cabeça muito bem elaborado, onde todo detalhe é importante. O filme também nos dá uma idéia de como seria uma das obras-primas do diretor, Amnésia. A reviravolta no final é muito inteligente.
.
.
.
- Amnésia (2000) - *****: em seu segundo filme, Christopher Nolan já consegue um elenco de dar inveja em muitos iniciantes. Baseado em uma história escrita por seu irmão, Jonathan Nolan, Amnésia ficou conhecido como “o filme feito de trás para frente”. Vamos ver se eu consigo explicar isso: a primeira cena só faz sentido por causa da segunda cena, e assim por diante. A história mostra Leonard (Guy Pearce), um homem que investiga o assassinato de sua esposa, que foi estuprada e assassinada. O problema é que Leonard sofre daquele problema de não conseguir guardar memórias recentes. Por isso você pode pensar: “Se ele encontrar o assassino, como ele vai saber que o encontrou?”. O elenco ainda conta com Carrie-Anne Moss e Joe Pantoliano. Amnésia foi indicado a dois Oscar: Melhor Roteiro Original, para Nolan e seu irmão, e Melhor Edição.
.
- Insônia (2002) - ****: é o único filme no qual Christopher Nolan não escreveu o roteiro, apenas dirigiu. Baseado em um filme norueguês de mesmo nome, Insônia mostra Will Dormer (Al Pacino), um detetive que vai para Nightmute, uma cidade no Alaska, ajudar na investigação do assassinato de uma garota. Nightmute está em uma época do ano em que o Sol não se põe. Dormer, durante uma perseguição, acidentalmente mata seu parceiro, Hap Eckhart (Martin Donovan). Enquanto ele investiga o caso da garota, Ellie Burr (Hilary Swank), uma policial local, investiga o assassinato de Hap. Insônia é um filme interessante, no qual ficamos curiosos para saber o que vai acontecer. O filme ainda conta com uma forte atuação de Robin Williams, em um papel no qual não estamos acostumados a vê-lo.
.
- Batman Begins (2005) - *****: aqui, Christopher Nolan recomeçou a história do homem-morcego de modo incrível, depois que Joel Schumacher estragou tudo o que Tim Burton havia construído. Em Batman Begins, Nolan mostra como Bruce Wayne se tornou Batman. Para ser o novo Batman, Nolan conseguiu o ótimo ator Christian Bale, que se revelou um Bruce Wayne melhor do que Michael Keaton, dos dois primeiros filmes. Batman Begins foi um ótimo recomeço para a franquia do homem-morcego, e sua continuação é ainda melhor. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Fotografia.
.
.
- O Grande Truque (2006) - *****: baseado no livro escrito por Christopher Priest, O Grande Truque é uma história genial sobre a rivalidade entre Robert Angier e Alfred Borden (Hugh Jackman e Christian Bale, respectivamente), dois mágicos famosos. Eles fazem de tudo para sabotar as mágicas um do outro. É quando Alfred cria a mágica perfeita, e Robert fica obcecado em descobrir o segredo dela. O final do filme é perfeito e surpreendente. Foi indicado a dois Oscar: Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.
.
.
- Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) - *****: em um dos melhores filmes de todos os tempos, Christopher Nolan dá continuidade à história reiniciada em Batman Begins. Em Batman: O Cavaleiro das Trevas, o herói luta contra a máfia de Gothan City e também enfrenta a anarquia do Coringa (Heath Ledger, em uma das melhores atuações já vistas). O filme é simplesmente perfeito, com um roteiro incrível escrito pelos irmãos Nolan. Uma das únicas coisas que podemos lamentar é que Heath Ledger não pôde ver o seu grande trabalho. Batman: O Cavaleiro das Trevas foi indicado a oito Oscar, vencendo nas categorias Melhor Ator Coadjuvante, para Ledger, e Melhor Edição de Som.
Essas são as dicas de agosto. Bons filmes!!!

Nenhum comentário: