domingo, 15 de agosto de 2010

Os Mercenários

Os Mercenários (The Expendables) é um filme feito especialmente para os fãs de ação. Sylvester Stallone, diretor do filme e um dos grandes astros do gênero, conseguiu fazer o que parecia ser impossível: colocar vários astros de ação em uma produção. Digo que parecia impossível por que nunca havia sido feito. Jason Staham (o grande nome dos filmes de ação atuais), Jet Li, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Dolph Lundgren e o próprio Stallone. Só faltou Jean-Claude Van Damme. Mas, infelizmente, Os Mercenários é um filme muito comum à outras produções do gênero.
Escrito por Sylvester Stallone e Dave Callaham, o filme mostra um grupo de mercenários liderados por Barney Ross (Stallone) que recebe a missão de ir para um país fictício chamado Vilena, na América do Sul, e derrubar um ditador. Lá, eles recebem a ajuda de Sandra (vivida pela brasileira Giselle Itié), e veem como é difícil a situação de morte e destruição naquele país.
Stallone consegue colocar no filme todos os elementos de ação, desde explosões até cenas de luta. Mas é só isso. Os Mercenários é um filme que deveria acrescentar algo ao gênero, mas acaba se concentrando demais em coisas que já estamos acostumados a ver. O excesso de violência que vemos no filme é algo que podemos dizer ser marca do diretor, por que ele colocou o mesmo exagero em Rambo 4.
Outro ponto fraco de Os Mercenários é que, por se tratar de um grupo, cada um dos personagens deveria ter uma função, mas nunca fica claro o que exatamente eles fazem.
Particularmente, gostei de duas cenas muito bem boladas: uma luta entre Jet Li e Dolph Lundgren (dois caras que só sabem dar socos e pontapés em seus filmes) e o encontro de Stallone com Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger.
O elenco tem poucos destaques. Stallone parece ter voltado a ser um bom ator quando voltou às telas para aposentar seus personagens mais famosos: Rocky Balboa e John Rambo. E é bom ver que ele não diminuiu o seu ritmo. Outro destaque é o grande Mickey Rourke, que não é muito conhecido por filmes de ação. Seu personagem Tool é um ex-mercenário traumatizado pela profissão. E Jason Statham se saí bem interpretando Lee Christmas, o personagem mais bem desenvolvido do filme. Isso por que ele parece ser o único mercenário que tem uma vida fora da profissão.
Por que Os Mercenários é um filme que vale a pena assistir? A resposta é muito simples: não é todo dia que vemos tantos astros de ação juntos em um só filme.
Cotação:

3 comentários:

Anônimo disse...

Dear, gostei desse filme porque sempre adorei action movies e nesse filme encontrei todos os meus atores favoritos(faltou so o van Damme mesmo).Gostei muito do Mickey Rourke e a Gisele ate que nao estava mal mas podiam ter feito ela mudar de roupa pelo menos uma vez, ne?Sempre com o mesmo modelito!Bjos.Roberta.

Bruna Lauermann disse...

A diversidade dos atores de filme de ação não foram o bastante para impressionar visto que o roteiro ficou muito fraco. Assim sendo, acho que a cena que mais deve ser lembrada é quando o cara das tatuagens relembra um episódio de quando ainda trabalhava. A única mensagem do filme esta nessa cena, quando ele diz que matou várias pessoas e quando teve a chance de salvar apenas uma, não o fez. Pq o resto... sem comentários. Li em uma revista que ainda estão devendo os "cachês" para os atores e que foi Gisele quem fez todo o trabalho de interprete, visto que ninguém da produção "hablava espanol" hehe e a propósito ela não é brasileira... é mexicana se não me engano.

Anônimo disse...

Independente de a atriz ser mexicana ou brasileira, ela foi injustiçada. Foi na premiere em L.A. mas não foi vista dando intrevistas para a imprensa internacional. Ela só divulgou o filme por aqui, mas lá fora foi tratada como uma figurante.
Muito feio isso. E a Gisele Itie é uma boa atriz, não é qualquer uma que fala português, espanhol e inglês.