segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

O Oscar 2017


Eu não costumo escrever palavrões nos meus textos, mas é inevitável usar um para falar sobre o Oscar que ocorreu ontem em Los Angeles.

Que porra foi aquela?

Em uma cerimônia que estava relativamente divertida nas mãos do apresentador Jimmy Kimmel, que conduziu tudo com segurança e fazendo o que poderíamos esperar dele (com direito a Tweets Maldosos e sua falsa rivalidade com Matt Damon), e que transcorria tranquilamente como de costume, a maior gafe da história do evento ocorreu nos minutos finais, quando o evento resolveu seguir o estilo Miss Universo de 2015. Lendas do cinema, Warren Beatty e Faye Dunaway entraram no palco para apresentar Melhor Filme, uma oportunidade usada também para celebrar os 50 anos do clássico Bonnie & Clyde. Eles mal sabiam que estavam com o envelope errado em mãos, anunciando a vitória de La La Land quando na verdade o vencedor foi Moonlight, algo que já seria surpreendente por si só (La La Land ganhou praticamente todos os prêmios da temporada), mas que ganhou contornos maiores devido à bagunça. A culpa pela trapalhada já foi assumida pela PricewaterhouseCoopers, empresa que lida há 83 anos com a contagem dos votos do Oscar e com os envelopes apresentados, trabalho até então feito sem nenhum problema.

Obviamente, é uma daquelas reviravoltas inacreditáveis e desconfortáveis de se acompanhar, além de ofuscar a linda e merecida vitória de Moonlight, longa que custou pouco mais de um milhão de dólares e que se tornou o primeiro trabalho com temática LGBT a levar o prêmio máximo do cinema, sinal de um possível progresso por parte da Academia. A festa do belíssimo filme dirigido por Barry Jenkins se completou ainda com as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante (Mahershala Ali).

Onde fica o grande favorito La La Land no meio disso tudo? Com 6 estatuetas das 14 aos quais estava indicado: Melhor Direção (Damien Chazelle se tornou o mais jovem a levar o prêmio), Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Canção e Melhor Trilha Original. Além disso, o produtor do filme, Jordan Horowitz, ainda exibiu uma elegância admirável em meio ao caos do final da cerimônia, por mais que pudéssemos ver a decepção sentida por ele e seus colegas.

Enquanto isso, Até o Último Homem se consagrou em duas categorias (Melhor Montagem e Melhor Mixagem de Som), assim como Manchester à Beira-Mar (Melhor Roteiro Original e Melhor Ator para Casey Affleck), ao passo que A Chegada e Um Limite Entre Nós ficaram com uma estatueta cada (Melhor Som para o primeiro e Melhor Atriz Coadjuvante para o segundo, consagrando a grande Viola Davis). O iraniano Asghar Farhadi ganhou Melhor Filme Estrangeiro por O Apartamento, naquele que foi o prêmio político da noite, servindo como uma resposta da Academia ao banimento promovido por Donald Trump aos muçulmanos. Por sinal, o presidente americano recebeu várias alfinetadas durante a cerimônia, ainda que mais contidas que o esperado.

Pessoalmente, acertei 16 vencedores entre as 24 categorias (mesmo número que consegui em 2015 e 2016), não cheguei a ficar bêbado durante um drinking game (a bebida foi pouca e acabou cedo demais) e tive pães de queijo ruins como companheiros alimentícios. Mas ainda foi uma noite melhor do que a dos produtores do Oscar, que além da gafe histórica ainda erraram a foto da figurinista Janet Patterson no segmento In Memoriam, colocando a imagem de Jan Chapman, produtora que ainda está viva. Não foi uma noite muito boa para quem trabalhou na cerimônia.

Enfim, confira a lista completa de vencedores logo abaixo (oscarizados estão assinalados com *):

Melhor Filme
Um Limite Entre Nós
Até o Último Homem
A Qualquer Custo
Estrelas Além do Tempo
Lion
Manchester à Beira-Mar
*Moonlight*

Melhor Direção
Denis Villeneuve, por A Chegada
Mel Gibson, por Até o Último Homem
*Damien Chazelle, por La La Land*
Kenneth Lonergan, por Manchester à Beira-Mar
Barry Jenkins, por Moonlight

Melhor Atriz
Isabelle Huppert, por Elle
Ruth Negga, por Loving
Natalie Portman, por Jackie
*Emma Stone, por La La Land*
Meryl Streep, por Florence: Quem é Essa Mulher?

Melhor Ator
*Casey Affleck, por Manchester à Beira-Mar*
Andrew Garfield, por Até o Último Homem
Ryan Gosling, por La La Land
Viggo Mortensen, por Capitão Fantástico
Denzel Washington, por Um Limite Entre Nós

Melhor Atriz Coadjuvante
*Viola Davis, por Um Limite Entre Nós*
Naomie Harris, por Moonlight
Nicole Kidman, por Lion
Octavia Spencer, por Estrelas Além do Tempo
Michelle Williams, por Manchester à Beira-Mar

Melhor Ator Coadjuvante
*Mahershala Ali, por Moonlight*
Jeff Bridges, por A Qualquer Custo
Lucas Hedges, por Manchester à Beira-Mar
Dev Patel, por Lion
Michael Shannon, por Animais Noturnos

Melhor Roteiro Original
A Qualquer Custo
La La Land
O Lagosta
*Manchester à Beira-Mar*
Mulheres do Século 20

Melhor Roteiro Adaptado
*Moonlight*
A Chegada
Um Limite Entre Nós
Estrelas Além do Tempo
Lion

Melhor Animação
Kubo e as Cordas Mágicas
Minha Vida de Abobrinha
Moana
A Tartaruga Vermelha
*Zootopia*

Melhor Filme Estrangeiro
*O Apartamento (Irã)*
Um Homem Chamado Ove (Suécia)
Tanna (Austrália)
Toni Erdmann (Alemanha)
Terra de Minas (Dinamarca)

Melhor Documentário
Fogo no Mar
Eu Não Sou Seu Negro
Life, Animated
*O.J.: Made in America*
A 13ª Emenda

Melhor Direção de Fotografia
A Chegada
*La La Land*
Lion
Moonlight
Silêncio

Melhor Figurino
Aliados
*Animais Fantásticos e Onde Habitam*
Florence: Quem é Essa Mulher?
Jackie
La La Land

Melhor Design de Produção
A Chegada
*La La Land*

Melhor Montagem
La La Land
*Até o Último Homem*
Moonlight
A Chegada
A Qualquer Custo

Melhor Trilha Original
Jackie
*La La Land*
Lion
Moonlight
Passageiros

Melhor Canção
*“City of Stars”, de La La Land*
“Audition”, de La La Land
“Can’t Stop the Feeling”, de Trolls
“The Empty Chair”, de Jim: The James Foley Story
“How Far I’ll Go”, de Moana

Melhor Maquiagem e Penteados
Um Homem Chamado Ove
Star Trek: Sem Fronteiras

Melhores Efeitos Visuais
Horizonte Profundo
*Mogli: O Menino Lobo*
Kubo e as Cordas Mágicas

Melhor Som
*A Chegada*
Horizonte Profundo
Até o Último Homem
La La Land
Sully

Melhor Mixagem de Som
A Chegada
*Até o Último Homem*
La La Land
Rogue One
13 Horas

Melhor Curta de Animação
Blind Vaysha
Borrowed Time
Pear Cider and Cigarettes
Pearl
*Piper*

Melhor Curta-Metragem
Ennemis Intérieurs
La Femme et le TGV
*Mindenki*
Timecode
Silent Nights

Melhor Curta-Documentário
Extremis
4.1 Miles
Joe’s Violin
Watani: My Homeland
*The White Helmets*

Nenhum comentário: