Eu não
costumo escrever palavrões nos meus textos, mas é inevitável usar um para falar
sobre o Oscar que ocorreu ontem em Los Angeles.
Que
porra foi aquela?
Em uma
cerimônia que estava relativamente divertida nas mãos do apresentador Jimmy
Kimmel, que conduziu tudo com segurança e fazendo o que poderíamos esperar dele
(com direito a Tweets Maldosos e sua falsa rivalidade com Matt Damon), e que
transcorria tranquilamente como de costume, a maior gafe da história do evento
ocorreu nos minutos finais, quando o evento resolveu seguir o estilo Miss
Universo de 2015. Lendas do cinema, Warren Beatty e Faye Dunaway entraram no
palco para apresentar Melhor Filme, uma oportunidade usada também para celebrar
os 50 anos do clássico Bonnie & Clyde. Eles mal sabiam que estavam com o envelope errado em mãos,
anunciando a vitória de La La Land
quando na verdade o vencedor foi Moonlight,
algo que já seria surpreendente por si só (La
La Land ganhou praticamente todos os prêmios da temporada), mas que ganhou
contornos maiores devido à bagunça. A culpa pela trapalhada já foi assumida
pela PricewaterhouseCoopers, empresa que lida há 83 anos com a contagem dos
votos do Oscar e com os envelopes apresentados, trabalho até então feito sem
nenhum problema.
Obviamente,
é uma daquelas reviravoltas inacreditáveis e desconfortáveis de se acompanhar, além
de ofuscar a linda e merecida vitória de Moonlight,
longa que custou pouco mais de um milhão de dólares e que se tornou o primeiro
trabalho com temática LGBT a levar o prêmio máximo do cinema, sinal de um
possível progresso por parte da Academia. A festa do belíssimo filme dirigido
por Barry Jenkins se completou ainda com as estatuetas de Melhor Roteiro
Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante (Mahershala Ali).
Onde
fica o grande favorito La La Land no
meio disso tudo? Com 6 estatuetas das 14 aos quais estava indicado: Melhor
Direção (Damien Chazelle se tornou o mais jovem a levar o prêmio), Melhor Atriz
(Emma Stone), Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Canção e
Melhor Trilha Original. Além disso, o produtor do filme, Jordan Horowitz, ainda
exibiu uma elegância admirável em meio ao caos do final da cerimônia, por mais
que pudéssemos ver a decepção sentida por ele e seus colegas.
Enquanto
isso, Até o Último Homem se
consagrou em duas categorias (Melhor Montagem e Melhor Mixagem de Som), assim
como Manchester à Beira-Mar (Melhor
Roteiro Original e Melhor Ator para Casey Affleck), ao passo que A Chegada e Um Limite Entre Nós ficaram com uma estatueta cada (Melhor Som para
o primeiro e Melhor Atriz Coadjuvante para o segundo, consagrando a grande
Viola Davis). O iraniano Asghar Farhadi ganhou Melhor Filme Estrangeiro por O Apartamento, naquele que foi o prêmio
político da noite, servindo como uma resposta da Academia ao banimento
promovido por Donald Trump aos muçulmanos. Por sinal, o presidente americano recebeu
várias alfinetadas durante a cerimônia, ainda que mais contidas que o esperado.
Pessoalmente,
acertei 16 vencedores entre as 24 categorias (mesmo número que consegui em 2015 e 2016), não cheguei
a ficar bêbado durante um drinking game
(a bebida foi pouca e acabou cedo demais) e tive pães de queijo ruins como companheiros
alimentícios. Mas ainda foi uma noite melhor do que a dos produtores do Oscar,
que além da gafe histórica ainda erraram a foto da figurinista Janet Patterson
no segmento In Memoriam, colocando a imagem de Jan Chapman, produtora que ainda
está viva. Não foi uma noite muito boa para quem trabalhou na cerimônia.
Enfim,
confira a lista completa de vencedores logo abaixo (oscarizados estão assinalados com
*):
Melhor Filme
Um Limite Entre Nós
Até o Último Homem
A Qualquer Custo
Estrelas Além do Tempo
Lion
Manchester à Beira-Mar
*Moonlight*
Melhor Direção
Denis Villeneuve, por A Chegada
Mel Gibson, por Até o Último Homem
*Damien
Chazelle, por La La Land*
Kenneth Lonergan, por Manchester à Beira-Mar
Barry Jenkins, por Moonlight
Melhor Atriz
Isabelle Huppert, por Elle
Ruth Negga, por Loving
Natalie Portman, por Jackie
*Emma Stone, por La La Land*
Meryl Streep, por Florence: Quem é Essa Mulher?
Melhor Ator
*Casey Affleck, por Manchester à Beira-Mar*
Andrew Garfield, por Até o Último Homem
Ryan
Gosling, por La La Land
Viggo Mortensen, por Capitão Fantástico
Denzel Washington, por Um Limite Entre Nós
Melhor Atriz Coadjuvante
*Viola Davis, por Um Limite Entre Nós*
Naomie
Harris, por Moonlight
Nicole
Kidman, por Lion
Octavia Spencer, por Estrelas Além do Tempo
Michelle Williams, por Manchester à Beira-Mar
Melhor Ator Coadjuvante
*Mahershala Ali, por Moonlight*
Jeff Bridges, por A Qualquer Custo
Lucas Hedges, por Manchester à Beira-Mar
Dev Patel, por Lion
Michael Shannon, por Animais Noturnos
Melhor Ator Coadjuvante
*Mahershala Ali, por Moonlight*
Jeff Bridges, por A Qualquer Custo
Lucas Hedges, por Manchester à Beira-Mar
Dev Patel, por Lion
Michael Shannon, por Animais Noturnos
Melhor Roteiro Original
A Qualquer Custo
La La Land
O Lagosta
*Manchester à Beira-Mar*
Mulheres do Século 20
Melhor Roteiro Adaptado
*Moonlight*
A Chegada
Um Limite Entre Nós
Estrelas Além do Tempo
Lion
Melhor Animação
Kubo e as Cordas Mágicas
Minha Vida de Abobrinha
Moana
A Tartaruga Vermelha
*Zootopia*
Melhor Filme Estrangeiro
*O Apartamento (Irã)*
Um Homem Chamado Ove (Suécia)
Tanna (Austrália)
Toni Erdmann (Alemanha)
Terra de Minas (Dinamarca)
Melhor Documentário
Fogo no Mar
Eu Não Sou Seu Negro
Life, Animated
*O.J.:
Made in America*
A 13ª Emenda
Melhor Direção de Fotografia
A Chegada
*La La Land*
Lion
Moonlight
Silêncio
Melhor Figurino
Aliados
*Animais Fantásticos e Onde Habitam*
Florence: Quem é Essa Mulher?
Jackie
La La Land
Melhor Design de Produção
A Chegada
*La La Land*
Melhor Montagem
La La Land
*Até o Último Homem*
Moonlight
A Chegada
A Qualquer Custo
Melhor Trilha Original
Jackie
*La La
Land*
Lion
Moonlight
Passageiros
Melhor Canção
*“City
of Stars”, de La La Land*
“Audition”,
de La La Land
“Can’t
Stop the Feeling”, de Trolls
“The
Empty Chair”, de Jim: The James Foley Story
“How Far
I’ll Go”, de Moana
Melhor Maquiagem e Penteados
Um Homem Chamado Ove
Star Trek: Sem Fronteiras
Melhores Efeitos Visuais
Horizonte Profundo
*Mogli: O Menino Lobo*
Kubo e as Cordas Mágicas
Melhor Som
*A Chegada*
Horizonte Profundo
Até o Último Homem
La La Land
Sully
Melhor Mixagem de Som
A Chegada
*Até o Último Homem*
La La Land
Rogue One
13 Horas
Melhor Curta de Animação
Blind Vaysha
Borrowed
Time
Pear
Cider and Cigarettes
Pearl
*Piper*
Melhor Curta-Metragem
Ennemis Intérieurs
La Femme
et le TGV
*Mindenki*
Timecode
Silent
Nights
Melhor
Curta-Documentário
Extremis
4.1
Miles
Joe’s
Violin
Watani:
My Homeland
*The
White Helmets*
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