quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Halloween no Cinema

Hoje é Halloween e trago aqui uma pequena lista de produções que tenham esse dia em suas histórias. Quase todas as pessoas relacionam esse dia a filmes de terror, mas procurei fazer algo diferente. Sim, a lista tem filmes de terror, mas coloquei produções de outros gêneros também, que se não focam muito o Halloween, ao menos incluem alguma cena referente à data.
Enfim, eis a lista:
- Halloween: A Noite do Terror (Halloween, 1978), de John Carpenter:
É claro que o clássico de John Carpenter não poderia ficar de fora dessa lista, por menor que ela seja. Apresentando um dos assassinos mais famosos do Cinema, Michael Myers, Halloween traz uma boa dose de tensão e alguns bons sustos, sendo não só é um dos melhores filmes de Carpenter como ainda revelou Jamie Lee Curtis. Aqui, Curtis interpretou a mocinha indefesa Laurie Strode, que ao lado de seus amigos passa a ser perseguida por Myers em pleno Halloween, depois que o psicopata foge do hospital psiquiátrico onde estava internado.
Até 2003, Halloween ganhou sete continuações, mas em 2007 acabou entrando na onda dos remakes/reboots de filmes de terror clássicos, rendendo Halloween: O Início, que teve uma sequência em 2009. Um novo exemplar da franquia está sendo planejado, mas não se sabe muito sobre ele ainda.
- O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1995), de Henry Selick:
Jack Skellington fica cansado da rotina de Halloween que sua querida “Halloween Town” segue todo ano. Ele vai parar em Christmas Town e tenta trazer um pouco do Natal para sua cidade, o que não é tão fácil.
Com um visual que remete diretamente aos filmes de Tim Burton (que escreveu o poema no qual o roteiro foi baseado, além de ter sido o produtor), O Estranho Mundo de Jack é uma grande animação, repleta de personagens carismáticos e números musicais interessantes. O filme foi uma ótima estreia de Henry Selick na direção de longas-metragens, sendo que depois ele comandou James e o Pêssego Gigante e Coraline e o Mundo Secreto.
- E.T.: O Extraterrestre (E.T.: The Extra-Terrestrial, 1982), de Steven Spielberg:
E.T. não é um filme que o Halloween como parte importante de sua história, mas é impossível esquecer a sequência que se passa nessa data, quando o adorável personagem-título acompanha Elliot (Henry Thomas) e Michael (Robert MacNaughton) pelas ruas vestido de fantasma, chegando ao ponto de quase fazer contato com um “Yoda”. Mas mais do que divertir com momentos como esse, E.T. é um filme tocante e que certamente se encontra entre os melhores trabalhos de Steven Spielberg.
- Donnie Darko (2001), de Richard Kelly:
Estreia de Richard Kelly como diretor, Donnie Darko é um dos grandes filmes da década passada, não só por ter uma história muito bem estruturada, mas também por ter um personagem fascinante no centro de sua narrativa. Brilhantemente interpretado por Jake Gyllenhaal (que na época já mostrava ser um grande ator), Donnie é um rapaz cujo modo de agir e de pensar é muito curioso, o que só contribui para fazer da história algo mais envolvente.
Assim como E.T., Donnie Darko apenas traz uma cena que se passa durante o Halloween, e que ajuda a conduzir o filme ao seu impactante final.
- Contos do Dia das Bruxas (Trick ‘r Treat, 2007), de Michael Dougherty:
Produzido por Bryan Singer (diretor dos dois primeiros X-Men), Contos do Dia das Bruxas traz cinco histórias que se passam no Halloween: 1) Um casal apaga a vela de uma abóbora e sofre as consequências; 2) O diretor de uma escola tem um lado obscuro e um relacionamento muito particular com seu filho; 3) Um grupo de crianças tenta fazer uma brincadeira sem graça com uma colega; 4) Um senhor precisa lidar com o pequeno diabinho que o ataca; 5) Um grupo de garotas vai a uma festa e uma delas acha ter encontrado o cara perfeito para sua “primeira vez”.
É um filme de terror interessante, e que de certa forma serve como uma pequena homenagem ao Halloween em si, dando um jeito de colocar todo o tipo de criatura em sua história, seja um vampiro ou um lobisomem. E não deixa de divertir um pouco também.

Um comentário:

Yuri Célico disse...

"Conto do Dia das Bruxas" foi um filme que descobri por acaso na televisão um dia, e me surpreendi, é de fato um filme muito divertido de se assistir.