segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Os Melhores e os Piores Filmes de 2012

Beleza, pessoal. 2012 está acabando e chegou a hora das listas de fim de ano.
Em termos de filmes, esse foi mais um ano produtivo. Consegui mais uma vez me superar, assistindo 365 filmes, quebrando o recorde de 357 do ano passado. Desses 365, 109 foram lançados comercialmente nos cinemas brasileiros em 2012 (o que inclui ainda várias produções de 2011, e até mesmo de 2010), e se tornaram elegíveis para essas listas. Claro que não pude assistir a tudo que foi lançado, mas acho que deu pra ver pelo menos a maioria dos principais filmes.
Devo dizer que dessa vez foi até mais fácil compilar as listas, já que fiz isso ao longo de todo o ano, diferente de 2011 e 2010 quando organizei tudo meio que em cima da hora.
Enfim, vamos ao que interessa.
Os melhores filmes lançados nos cinemas brasileiros em 2012:
1) O Artista (The Artist), de Michel Hazanavicius: Encantador do início ao fim, esta é desde já uma das melhores homenagens que o cinema já recebeu.
2) A Separação (Jodaeiye Nader az Simin), de Asghar Farhadi: Um elenco afinadíssimo interpretando belíssimos personagens e uma narrativa extremamente envolvente comandada com grande segurança por Farhadi.
3) 007: Operação Skyfall (Skyfall), de Sam Mendes: Consegue ser um dos melhores exemplares da franquia, ao mesmo tempo em que completa com sucesso a ideia de um recomeço e apresenta nomes conhecidos do universo de James Bond, deixando o terreno muito bem preparado para as próximas aventuras.
4) Pina, de Wim Wenders: Belíssima e tocante homenagem de Wenders a uma grande artista. Gostaria muito de ter assistido em 3D, mas infelizmente não foi possível.
5) Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises), de Christopher Nolan: Nolan finaliza sua contribuição para o personagem não só satisfatoriamente, mas também da forma épica como deveria ser.
6) As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower), de Stephen Chbosky: Chbosky trata o tema amizade com uma sensibilidade tocante, e até por isso o filme faria uma ótima sessão dupla com o clássico O Clube dos Cinco.
7) Argo, de Ben Affleck: Affleck sai de sua querida Boston para conduzir uma história que conta até mesmo com mais núcleos narrativos, e mostra mais uma vez que é um dos melhores diretores que surgiram nos últimos anos.
8) Millennium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres (The Girl With the Dragon Tattoo), de David Fincher: Infinitamente superior à versão sueca, este é mais um grande trabalho na carreira de Fincher.
9) Drive, de Nicolas Winding Refn: Uma obra que tem em seu ritmo calmo e tom melancólico exatamente o que identifica seu protagonista.
10) O Homem da Máfia (Killing Them Softly), de Andrew Dominik: Um retrato interessantíssimo do mundo da máfia em plena crise econômica. Além disso, “Os Estados Unidos não são um país, são um negócio” é sem dúvida uma das melhores falas do ano.
Obs.: O Abrigo, filme dirigido por Jeff Nichols e estrelado por Michael Shannon, teria entrado na lista nas primeiras posições, mas infelizmente foi lançado direto no mercado de home video, o que o tornou inelegível para a lista.
Outros 22 filmes que merecem destaque (em ordem alfabética):
13 Assassinos (Jûsan-Nin No Shikaku), de Takashi Miike
As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin), de Steven Spielberg
Deus da Carnificina (Carnage), de Roman Polanski
Dredd, de Pete Travis
O Espião Que Sabia Demais (Tinker, Tailor, Soldier, Spy), de Tomas Alfredson
Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, de Beto Brant
Heleno, de José Henrique Fonseca
O Homem Que Mudou o Jogo (Moneyball), de Bennett Miller
O Impossível (The Impossible), de Juan Antonio Bayona
Intocáveis (Intouchables), de Olivier Nakache e Eric Toledano
Jogos Vorazes (The Hunger Games), de Gary Ross
Looper: Assassinos do Futuro (Looper), de Rian Johnson
Marcados Para Morrer (End of Watch), de David Ayer
Moonrise Kingdom, de Wes Anderson
A Negociação (Arbitrage), de Nicholas Jarecki
Na Estrada (On the Road), de Walter Salles
Precisamos Falar Sobre o Kevin (We Need to Talk About Kevin), de Lynne Ramsay
Ruby Sparks: A Namorada Perfeita (Ruby Sparks), de Jonathan Dayton e Valerie Faris
Shame, de Steve McQueen
Ted, de Seth MacFarlane
Os Vingadores (The Avengers), de Joss Whedon
Xingu, de Cao Hamburguer
Os piores filmes lançados nos cinemas brasileiros em 2012:
1) As Aventuras de Agamenon: O Repórter, de Victor Lopes: Seria uma arma perfeita nas mãos de qualquer torturador.
2) Cada Um Tem a Gêmea Que Merece (Jack & Jill), de Dennis Dugan: Nem Al Pacino conseguiu salvar este filme de ser uma catástrofe. Adam Sandler já está rivalizando com o amigo Rob Schneider quanto à qualidade de seus filmes.
3) Totalmente Inocentes, de Rodrigo Bittencourt: É um tanto irônico que se chame “Totalmente Inocentes”. Afinal, o filme é culpado por muitas coisas.
4) Pequenos Espiões 4 (Spy Kids: All the Time in the World), de Robert Rodriguez: Uma coisa é Robert Rodriguez fazer um filme ruim. Outra é ele achar que seu público é absurdamente estúpido.
5) Battleship: A Batalha dos Mares (Battleship), de Peter Berg: Mais uma prova de que talvez os brinquedos devessem ficar apenas nas mãos de crianças, e não nas de Hollywood.
6) A Hora da Escuridão (The Darkest Hour), de Chris Gorak: Uma história desinteressante, que além de ter alienígenas sem a menor graça, ainda conta com personagens que oscilam entre a chatice e a estupidez.
7) Atividade Paranormal 4 (Paranormal Activity 4), de Henry Joost e Ariel Schulman: Além de ser o fundo do poço para a franquia, ainda mostra que ela já está se estendendo demais.
8) Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros (Abraham Lincoln: Vampire Hunter), de Timur Bekmambetov: A ideia era interessante, mas o que poderia resultar em algo divertido acabou sendo uma péssima experiência graças a um roteiro desastroso e a direção totalmente sem noção de Bekmambetov.
9) Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança (Ghost Rider: Spirit of Vengeance), de Mark Neveldine e Brian Taylor: O personagem é bacana, mas só dá azar quando vai para as telonas. E Nicolas Cage, infelizmente, dá mais sinais de sua má fase.
10) A Dama de Ferro (The Iron Lady), de Phyllida Lloyd: Nem a grande atuação de Meryl Streep conseguiu salvar este filme de ser um desastre.
Outras 15 bombas (em ordem alfabética):
Bel Ami: O Sedutor (Bel Ami), de Declan Donnelan e Nick Ormerod
Branca de Neve e o Caçador (Snow White and the Huntsman), de Rupert Sanders
Busca Implacável 2 (Taken 2), de Olivier Megaton
Curvas da Vida (Trouble With the Curve), de Robert Lorenz
Como Agarrar Meu Ex-Namorado (One for the Money), de Julie Anne Robinson
Guerra é Guerra (This Means War), de McG
Histórias Cruzadas (The Help), de Tate Taylor
Um Homem de Sorte (The Lucky One), de Scott Hicks
O Legado Bourne (The Bourne Legacy), de Tony Gilroy
O Pacto (Seeking Justice), de Roger Donaldson
O Príncipe do Deserto (Black Gold), de Jean-Jacques Annaud
O Que Esperar Quando Você Está Esperando (What to Expect When You’re Expecting), de Kirk Jones
Resident Evil 5: Retribuição (Resident Evil: Retribution), de Paul W.S. Anderson
A Sombra do Inimigo (Alex Cross), de Rob Cohen
A Última Casa da Rua (House at the End of the Street), de Mark Tonderai
Então é isso. Desejo a todos um Feliz Ano Novo. Que 2013 seja cheio de realizações e venha com muitos filmes para serem apreciados.
Um grande abraço!

Nenhum comentário: