sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Filmes do Fim do Mundo

(Obs.: Se você estiver lendo esta publicação, quer dizer que sobreviveu a um desastre que sabe-se lá como aconteceu. Se não estiver, sinto muito, mas acho que a Força não estava com você)
O grande dia chegou. O momento que a humanidade esperava ansiosamente. O fim do mundo está aqui e... nada aconteceu. Impressionante, não? Mas não fiquem tristes. Afinal, o cinema sempre foi mais emocionante do que o mundo real, e já tivemos muitos filmes mostrando o fim da humanidade. Ou pelo menos o quase fim da humanidade.
Aqui vai uma lista com alguns filmes sobre o assunto. Inclui um filme que não é lá muito memorável, mas ainda serve para uma futura brincadeira, em que as pessoas poderão dizer aos filhos (ou netos, ou bisnetos, e assim por diante) que sobreviveram ao caos mostrado por essas produções.
- Melancolia (Melancholia), de Lars von Trier:
O fim do mundo segundo Lars von Trier resultou em um dos melhores filmes do ano passado. O estado em que Justine (interpretada por Kirsten Dunst, na melhor atuação de sua carreira até agora) se encontra por causa da depressão é impressionante. Ao mesmo tempo, o planeta Melancolia se aproxima cada vez mais da Terra, estando prestes a nos engolir. É uma metáfora interessante sobre depressão que o cineasta conduz com talento irretocável. E é incrível o quanto o final do filme pode deixar os espectadores perplexos.
- 2012, de Roland Emmerich:
2012 é um filme divertido. Não por mostrar várias pessoas sofrendo para sobreviver ao caos previsto pelos maias, mas por ter muitas coisas absurdas. O filme é um espetáculo de efeitos visuais feito por Roland Emmerich, que conduz muito bem aquilo que é o motivo de o longa existir e prestar pra alguma coisa: a destruição do planeta. No resto, a produção é bastante problemática, com um roteiro formuláico (no final, é óbvio que só os personagens principais serão os grandes sobreviventes, ou ao menos ser os últimos a morrer) e incoerências infelizes. Sem falar na narração em português engraçadíssima no momento da queda do Cristo Redentor.
- Armageddon, de Michael Bay:
Geralmente, ver o nome de Michael Bay ligado a um filme tem apenas um significado: bomba. Pensando bem, essa palavra tem duplo sentido quando falamos do diretor, já que além de os filmes serem ruins, ainda são cheios de explosões. Mas a verdade é que Bay já dirigiu bons filmes, e um deles é Armageddon. Trazendo Bruce Willis e Ben Affleck lutando para impedir que um meteoro atinja a Terra, Bay faz um filme catástrofe eficiente, no qual nos importamos com o destino dos personagens. E foi a última vez que o diretor realizou uma obra satisfatória.
- O Abrigo (Take Shelter), de Jeff Nichols:
O Abrigo é um dos melhores filmes do ano passado. Chegou aqui no Brasil só este ano, mas lamentavelmente foi direto para o mercado de home video. Trazendo uma atuação absolutamente maravilhosa de Michael Shannon (que deveria ter sido indicado ao Oscar este ano, e até levado o prêmio), o filme acompanha Curtis (Shannon), um homem simples que começa a reformar o abrigo que tem no quintal de sua casa, já que ele quer salvar sua família de uma suposta tempestade devastadora que está por vir. Tal tempestade o aterroriza em seus sonhos, fazendo com que tenha até alucinações. Ao longo de todo o filme, o diretor Jeff Nichols consegue deixar uma dúvida: Curtis está enlouquecendo ou tendo mesmo uma visão do futuro? Isso torna tudo mais inquietante, e a cena em que ele estoura em um jantar é um exemplo não só da obsessão do personagem, mas também da belíssima atuação de seu intérprete.
- A Estrada (The Road), de John Hillcoat:
John Hillcoat é um ótimo diretor e A Estrada é um grande filme. Trazendo um futuro pós-apocalíptico arrasador, a produção ainda mostra o quanto as pessoas podem ser impiedosas quando o assunto é sobrevivência (a cena em que o personagem de Viggo Mortensen faz um homem entregar tudo o que tem é muito triste). Mantendo um constante nível de tensão ao longo de todo o filme, Hillcoat faz de A Estrada mais uma bela adaptação de um livro de Cormac McCarthy, além de contar com belas atuações de seu elenco, principalmente Mortensen e o jovem Kodi Smit-McPhee.
Menção honrosa:
- O Dia em Que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still), de Robert Wise:
Coloco O Dia em Que a Terra Parou como menção honrosa porque vergonhosamente não assisti ao filme ainda, então não tenho como falar muito sobre ele. Mas é um clássico inquestionável do cinema, mostrando um alienígena, Klaatu (Michael Rennie), que chega a Terra para passar uma mensagem para as pessoas: de que elas devem escolher entre viver em paz ou serem destruídas por representarem um perigo a outros planetas. O filme teve uma refilmagem em 2008, estrelada por Keanu Reeves e Jennifer Connelly, mas que não vale muito a pena.

Um comentário:

Hugo disse...

Da sua lista ainda não vi o "2012" de Roland Emmerich e "O Abrigo". Este segundo me deixou curioso, vou procurar.

Abraço