terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A conversão para 3D de Star Wars

O sucesso da tecnologia 3D em termos de bilheteria abriu mais um caminho para George Lucas ganhar mais alguns milhões com sua adorada saga Star Wars. Hoje, tive a oportunidade de conferir na cabine de imprensa a conversão para 3D de A Ameaça Fantasma, que chegará aos cinemas nesta sexta-feira.
O problema das conversões de filmes originalmente filmados em 2D é que o 3D passa praticamente despercebido, fazendo o público pagar caro pelo ingresso de um filme que poderia muito bem ter sido assistido convencionalmente (até por isso, a popularidade da tecnologia caiu ano passado). Em A Ameaça Fantasma não deixa de ser muito diferente.
Não que a conversão tenha ficado ruim. Na verdade, devo dizer que até me surpreendi com o que apareceu na tela. Em cenas contendo um elemento em primeiro plano e outro em segundo, por exemplo, a tecnologia consegue chamar bastante a atenção. Já em planos mais abertos, não há diferença alguma, o que é comum nas conversões.
Vale dizer que esta versão do filme é a do Blu-Ray. Ou seja, o Yoda feito em CGI marca presença enquanto que a marionete originalmente usada é abandonada. Como falei no post sobre as mudanças na saga, isso tornou o personagem muito mais real e agradável de se ver.
A Ameaça Fantasma é um bom filme, apesar de ser o mais fraco da saga. Por isso, acredito que quem for assisti-lo novamente (ou pela primeira vez) se divertirá. Mesmo que o 3D não seja de grande qualidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

espero q vc esteja errado sobre o 3d.
tou esperando algo como alice no pais das maravilhas, q apesar de ser totalmente em 2d, foi um 3d espetacular.

Yuri Célico disse...

Conversão pra 3D, dublagem e alterações em uma obra original são coisas em filmes que "Não me gusta!!". Neste caso, não satisfeitos com todo o estigma que o filme possuí, resolveram colocar duas destas mutilações em tela (e no caso de qm for ver dublado, as três!!). Não acho que o 3D fará a menor diferença em se assistir este filme, msm que algumas partes tenham ficado boas. É, como vc bem apontou Thomás, desculpa pro tio Lucas encher os bolsos. Ficarei em casa e se quiser assisto minha versão em dvd (q não foi alterada). Fora isso teus textos continuam ótimos Thomás, tentarei comentar mais ;)