sábado, 1 de maio de 2010

Homem de Ferro 2

Poucas pessoas sabem que além de ser viciado em filmes, eu também sou viciado em quadrinhos de super-heróis. Principalmente, os da Marvel Comics. Homem de Ferro sempre foi um dos meus personagens favoritos. Sendo assim, era com muita ansiedade que eu aguardava a continuação do ótimo filme de 2008. E minha espera foi muito bem recompensada. Homem de Ferro 2 (Iron Man 2) é um grande filme.
Homem de Ferro 2 começa seis meses depois de Tony Stark (sinto muito àqueles que não viram o primeiro filme) dizer que é o Homem de Ferro. Enquanto isso, o novo vilão da trama, Ivan Vanko, planeja se vingar do nosso herói, e então, constrói um traje que depende da mesma tecnologia da armadura de Stark, que aparentemente conseguiu estabelecer um pouco de paz no mundo. Além disso, Tony precisa enfrentar o governo americano, que cobiça a armadura para fazer cópias e usar como arma (algo que me lembra muito a trama do filme de um certo herói verde, também da Marvel).
O filme mostra algumas coisas dos quadrinhos que não puderam ser colocadas no primeiro filme, por exemplo, o alcoolismo de Tony Stark e a origem do Máquina de Guerra (para quem não sabe, este é o grande parceiro do Homem de Ferro no combate ao crime). Diferente do filme anterior, que falou muito mais sobre a origem do herói, Homem de Ferro 2 investe um pouco mais na ação, sendo a luta entre Stark e Ivan Vanko no GP de Mônaco uma das melhores cenas. E, obviamente, os momentos humorísticos de Tony Stark não poderiam faltar no pacote.
Robert Downey Jr. dá mais um show no papel de Tony Stark (personagem que o lançou novamente ao estrelato), assim como Gwyneth Paltrow, que está bem mais confortável no papel de Pepper Potts. Quanto às caras novas do elenco, Don Cheadle consegue ser tão bom quanto Terrence Howard no papel de Rhodey. A belíssima Scarlett Johansson foi a escolha perfeita para interpretar Natasha Romanoff/Viúva Negra, pois consegue trazer a essência da personagem para as telas. O vilão secundário e rival de Stark, Justin Hammer, é bem interpretado por Sam Rockwell, que sabe muito bem ser um sacana. O grande Mickey Rourke mostra que o vilão principal Ivan Vanko/Chicote Negro é muito mais ameaçador do que Obadiah Stane/Monge de Ferro, do grande Jeff Bridges. Para fechar este time estelar, Samuel L. Jackson interpreta de forma perfeita o personagem que liga todo o Universo Marvel: o diretor da S.H.I.E.L.D., Nick Fury.
Embalado pela trilha sonora de uma das minhas bandas favoritas (AC/DC), Homem de Ferro 2 tem tudo o que eu gosto de ver em uma adaptação dos quadrinhos que tanto idolatro: um grande elenco, uma trama muito boa, efeitos especiais grandiosos e referências a outros heróis, cujos filmes estão em desenvolvimento. É por isso que termino dizendo: não saiam do cinema antes dos créditos do filme terminarem de rolar (tem uma cena bem bacana depois de todas aquelas letrinhas).
Cotação:

Um comentário:

Paula disse...

Eu achei melhor que o primeiro, algo que nunca acontece com sequencias. Principalmente filmes de super-heróis, que conforme vai tendo as sequencias, a história vai enfraquecendo porque não sabem o que fazer com tantos personagens, ou não sabem se deixam coisas em aberto para uma nova continuação, etc. Normalmente, é muita informação para colocar em um filme só e acabam estragando o filme. Mas Iron Man 2, teve tudo na medida certa. Talvez eu precise assistir de novo para ter certeza, mas por enquanto eu também dou 5 estrelas!