sábado, 22 de maio de 2010

Para ganhar o Oscar tem que ser do MAU!

Nos últimos anos do Oscar, percebi que a academia acabou por premiar os vilões dos filmes. A partir do Oscar de 2008, três grandes atores ganharam a estatueta ao interpretarem personagens que acabaram entrando para o Hall da Fama dos vilões de Hollywood.
Oscar 2008:
O ano em que o ótimo Onde os Fracos Não Têm Vez, dos irmãos Cohen, se consagrou. Assim como o seu vilão, Javier Bardem, que interpretou o “mauzão” Anton Chigurh e ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. No filme, Anton perseguia o veterano da Guerra do Vietnã Llewelyn Moss (Josh Brolin), e era perseguido pelo xerife Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones). No caminho, Anton deixava um rastro de sangue, e ainda decidia a vida de algumas pessoas através de uma simples moedinha. Uma atuação realmente estupenda.
Oscar 2009:
Na minha opinião, esta foi a melhor cerimônia. O filme consagrado dessa vez foi Quem Quer Ser Um Milionário?, de Danny Boyle, apesar de este não ter sido o melhor do ano. O melhor filme de 2008 foi esquecido em várias categorias, mas levou duas estatuetas para casa, entre elas, é claro, a de Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger. O filme a que me refiro, como já perceberam, é Batman – O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan. Ledger teve uma das melhores atuações de todos os tempos ao interpretar o Coringa de forma magnífica. O personagem é um anarquista de primeira, completamente obcecado pelo caos e que queria estar sentado na primeira fila para ver Gothan City se autodestruir. O prêmio póstumo foi mais do que merecido.
Oscar 2010:
Quando a maioria das pessoas estava apostando todas as suas fichas em James Cameron e seu Avatar, quem ganhou a estatueta foi Kathryn Bigelow e seu Guerra ao Terror. E quanto a Quentin Tarantino e seu Bastardos Inglórios? Christoph Waltz é a resposta. O seu Hans Landa domina a tela toda a vez que aparece. Landa mandava matar todos os judeus que encontrava pela frente, sendo apelidado de “Caçador de Judeus”. Nós nunca sabemos qual será o seu próximo passo. Resultado: Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Estes prêmios estão provando que a receita de “um bom protagonista começa por um bom antagonista” dá muito certo. Será que ano que vem vamos ter mais um vilão se consagrando no Oscar?

Um comentário:

Simone Schuck disse...

Haha é verdade! Ah, mas eles são (ou eram...) lindos, bons atores e inteligentes, mercem tudo de bom!