quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Breve Comentário - Dossiê Jango

A morte do ex-presidente brasileiro João Goulart, em dezembro de 1976, sempre foi cercada de muito mistério. Mesmo com a afirmação de ele teria morrido em decorrência de um ataque cardíaco, muitas pessoas próximas a ele ainda têm suspeitas de que seu falecimento decorrera por outros meios. Isso rende um material interessantíssimo nas mãos do diretor Paulo Henrique Fontenelle (o mesmo de Loki - Arnaldo Batista) neste excelente documentário Dossiê Jango.
Trazendo entrevistas com familiares de Jango, historiadores, jornalistas, políticos e outras figuras que conhecem o caso e viveram naquela época, Dossiê Jango disseca um período em que o Brasil vivia em meio a grandes segredos. Fontenelle intercala as entrevistas com imagens de arquivo e recortes de jornais de maneira muito natural, em uma montagem ágil e que compõe uma narrativa incrivelmente envolvente, que retrata com eficiência os anos da Ditadura Militar ao mesmo tempo em que faz uma investigação instigante sobre o que poderia ter realmente acontecido com João Goulart.
Nesse último quesito, aliás, Dossiê Jango traz questões relevantes e que merecem ser abordadas, como por exemplo, o detalhe de que vários outros líderes importantes da política sul-americana terem morrido mais ou menos na mesma época e em circunstâncias no mínimo curiosas (entre eles, Juscelino Kubitschek e Carlos Lacerda), além do fato de não ter sido feita uma autópsia do corpo de João Goulart. Chega a ser realmente uma surpresa que ninguém tenha investigado mais a fundo a morte do ex-presidente. E o tom conspiratório que percorre toda a narrativa torna tudo ainda mais interessante.
Se ao longo de Dossiê Jango, Paulo Henrique Fontenelle não convence o espectador de que a morte de João Goulart pode não ter sido tão simples quanto parece, ao menos ele deve deixá-lo com uma bela pulga atrás da orelha, mostrando que este caso merecia uma apuração um pouco maior.

2 comentários:

Hugo disse...

São muitas histórias obscuras ocorridas durante a ditadura, está é uma delas.

Ainda pretendo conferir o DOC.

Se você gosta do tema, procure o DOC "Memórias do Chumbo" produzido pela ESPN Brasil em quatro episódios que mostram a ligação das ditaduras sul-americanas com o futebol.

Abraço

Elton Telles disse...

É um dos lançamentos nacionais que mais nutro curiosidade. Fontenelle já mostrou a que veio com o magistral "Lóki". É um nome ascendente entre os documentaristas nacionais. Espero que "Dossiê Jango" faça jus ao anterior.

Abs!