quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Palhaço é o candidato brasileiro para o Oscar 2013

Assim como foi com Tropa de Elite 2 no ano passado, mais uma vez o Brasil escolhe sua melhor obra para tentar concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Foi anunciado hoje que O Palhaço, de Selton Mello, lutará por uma das cinco vagas da categoria.
É um grande filme, que diverte e emociona. Tem uma direção sensível de Selton Mello, que ainda atua brilhantemente no papel do palhaço Benjamin, tendo uma excelente química com Paulo José, que interpreta seu pai. Por ser uma história mais universal, O Palhaço tem boas chances de conquistar os membros da Academia, e isso é o que acaba importando no final.
Não vai ser uma disputa fácil. O ganhador da Palma de Ouro em Cannes, Amour, dirigido por Michael Haneke, é o candidato da Áustria e parte como um dos filmes que já deve ter vaga garantida na premiação. A França escolheu o ótimo Intocáveis, filme que fez sucesso no mundo todo e também tem grandes chances de estar entre os cinco indicados. Beyond the Hills, que venceu Melhor Roteiro em Cannes, é o candidato da Romênia e o vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, Pietà, é o representante da Coréia do Sul. Mas difícil não é o mesmo que impossível.
Desde 1999, com Central do Brasil, de Walter Salles, o Brasil não chega à lista final de Melhor Filme Estrangeiro. Já passou da hora de esse jejum acabar e O Palhaço não poderia ser um representante melhor para isso.

2 comentários:

Hugo disse...

Considero a escolha correta, realmente é um belo filme, porém não acredito em vitória. Se ocorrer será uma bela surpresa, na minha opinião.

Tem um selo para você no blog.

Abraço

Carol disse...

Ah não!Tinha esquecido que O Palhaço também vai concorrer, não assisti ainda, mas ia ser demais se um filme daqui ganhasse! E agora, intocáveis ou o Palhaço? Só assistindo para me decidir : )