sábado, 11 de agosto de 2012

Personagens Marcantes - Marty McFly e Dr. Emmett Brown

Viagens no tempo são interessantes. Não digo no sentido de voltar para uma época e tentar mudar algo que fez (nunca se sabe que consequências isso trará), mas sim no sentido de ir para uma época que chama muito a atenção. Particularmente, gostaria de ir para os anos em que grandes clássicos foram lançados. Seria fascinante ter a oportunidade de ver filmes como O Poderoso Chefão quando começaram a causar seu impacto. E é claro que eu aproveitaria para tentar conquistar o coração de Audrey Hepburn, mas isso é assunto para outra hora.
Enfim, pensando nesse conceito tão utilizado no cinema, achei que seria apropriado dedicar o espaço de Personagens Marcantes deste mês para duas figuras que fazem muitos cinéfilos felizes até hoje. Personagens que fizeram fama graças às grandes aventuras em que se metiam viajando no tempo em seu belo DeLorean. De Volta Para o Futuro é uma das maiores trilogias do cinema e seus protagonistas, Marty McFly e Dr. Emmet Brown, são dois grandes personagens.
Imortalizados por Michael J. Fox e Christopher Lloyd, Marty e Doc Brown conquistam o espectador logo no primeiro segundo que aparecem em cena. O primeiro com todo o seu jeito cool e o segundo com sua divertida excentricidade (“Great Scott!”), e seus intérpretes ainda são muito carismáticos, além de exibirem uma química em cena absolutamente maravilhosa. Isso é até colocado à prova no começo do primeiro filme, quando Doc Brown é morto com cerca de dez minutos e rapidamente já é possível sentir sua falta. Então, é um alívio quando Marty volta no tempo (para 1955) e encontra a versão mais jovem de seu amigo.
Os roteiros que o diretor Robert Zemeckis escreveu em parceria com Bob Gale sempre conseguiram colocar os dois personagens em situações divertidas, inusitadas e empolgantes, desenvolvendo tudo com inteligência. Não é todo dia que vemos uma mãe se apaixonar pelo seu futuro filho, como acontece no primeiro filme da trilogia. Aliás, com relação às tramas, é surpreendente o quanto elas podem ser complexas. No segundo filme, por exemplo, Marty tem que viajar no tempo diversas vezes para impedir que o presente vire um inferno graças ao vilão, Biff Tanen (Thomas F. Wilson).
Além de funcionarem muito bem quando estão juntos, Marty e Doc conseguem segurar os filmes quando estão sozinhos também. Durante boa parte de De Volta para o Futuro 3 (que, aliás, faz uma belíssima homenagem aos westerns), Marty fica sozinho no velho-oeste, procurando Doc e entrando em confusões com Mad Dog Tannen, um antepassado de Biff. No mesmo filme ainda vemos o roteiro dedicar boa parte da história para desenvolver o simpático romance entre Doc Brown e Clara Clayton (interpretada por Mary Steenburgen), que não atrapalha em nada a trama e ainda resulta em um belo final para o personagem.
Michael J. Fox e Christopher Lloyd são dois atores talentosíssimos e parecem ter nascido para dar vida a Marty e Doc Brown. Assistindo aos três filmes, é praticamente impossível imaginar outros atores interpretando esses personagens (Eric Stoltz chegou a gravar algumas cenas como Marty, mas foi substituído por Fox depois). Robert Zemeckis e Bob Gale criaram duas figuras sensacionais, e é sempre um prazer entrar nas aventuras de De Volta Para o Futuro ao lado deles.

2 comentários:

Robertadear disse...

Sou apaixonada por essa trilogia!!!!

Hugo disse...

Personagens marcantes de uma trilogia sensacional.

Abraço