sábado, 4 de agosto de 2012

O Que Esperar Quando Você Está Esperando / Bel Ami: O Sedutor

Não pude escrever críticas mais completas de dois filmes que estreiam essa semana, mas para não deixar passar em branco fiz comentários mais breves sobre eles. Os filmes são a comédia O Que Esperar Quando Você Está Esperando e o drama Bel Ami: O Sedutor.
O Que Esperar Quando Você Está Esperando
Baseado na série de livros de autoajuda escritos por Heidi Murkoff, O Que Esperar Quando Você Está Esperando segue cinco casais que estão passando pelo momento importante de acrescentar mais um membro a sua família. São várias situações, desde uma gravidez inesperada até adoção, que mostram que este período pode ser mágico ou infernal.
Devo dizer que ainda sou jovem para saber como é ser um pai, mas tenho alguma ideia por ter visto bebês nascerem na minha família, além eu mesmo já ter sido uma criança, obviamente. O que vejo é que por mais exaustivo que seja ter e cuidar de um bebê, no final tudo vale a pena por que os pais terão em mãos um ser humano que amarão pelo resto de suas vidas. E é exatamente por tentar passar essa mensagem que O Que Esperar Quando Você Está Esperando acaba incomodando bastante.
Afinal, é uma mensagem muito óbvia. Ao longo do filme, vemos os casais ficarem inseguros e acharem que não vão conseguir aguentar todo o período de nove meses ou ser bons pais. O roteiro ainda mostra um grupo de personagens que aparentam não gostar de ter que cuidar dos filhos, já que isso fez eles perderem um pouco de suas próprias vidas. Essa infelicidade e sofrimento que mães e pais têm é tão martelada pelo roteiro que acaba deixando a história previsível demais, já que é lógico que todos ficarão felizes mais tarde.
As cenas cômicas exploram o máximo que podem da gravidez das personagens (principalmente a de Wendy, interpretada por Elizabeth Banks), além de fazer algumas tiradas envolvendo o grupo de pais, o trabalho de Jules (personagem de Cameron Diaz) e até o detalhe de Dennis Quaid interpretar o pai de Ben Falcone, já que a diferença de idade entre os dois atores não parece ser muito grande. Mas o roteiro não acerta muitas vezes e poucos membros do elenco demonstram ter timing cômico, o que torna o filme entediante em alguns momentos.
No fim, O Que Esperar Quando Você Está Esperando é apenas mais uma comédia sem graça que acaba sendo esquecida assim que as luzes da sala se acendem.
Cotação:
.
.
**********************************************************************************************
Bel Ami: O Sedutor
Baseado no livro de Guy de Maupassant, Bel Ami: O Sedutor se passa no final o século XIX e acompanha Georges Duroy (Robert Pattinson), um soldado que acaba de voltar da guerra. Sem dinheiro nem para ter um lar mais organizado ou roupas decentes, ele vai a Paris tentar melhorar sua situação, e com seu jeito sedutor conquista algumas das mulheres mais ricas da cidade.
Como é esperado em qualquer filme de época, Bel Ami conta com uma parte técnica competente. A direção de arte e os figurinos reconstroem bem a Paris de 1890. Além disso, os diretores Declan Donnellan e Nick Ormerod (dois estreantes em longas-metragens) conseguem deixar clara a precariedade da vida de Georges ao fazer da casa dele um local pequeno, bastante bagunçado e com paredes mofadas, e a fotografia de Stefano Falivene ainda acerta ao investir em cores frias e escuras nessa parte do filme. São elementos que criam um contraste interessante a partir do momento em que o protagonista passa a frequentar a alta sociedade, onde tudo é muito mais elegante.
Mas se tecnicamente o filme consegue chamar a atenção, o mesmo não pode ser dito quanto ao resto. O roteiro escrito por Rachel Bennett em nenhum momento consegue transformar Georges em uma figura sedutora, e Robert Pattinson também não ajuda muito nisso. Aparecendo em cena sempre inexpressivo e fazendo suas caras de dor de barriga (tão vistas em Crepúsculo) até para pedir uma simples cerveja, Pattinson não consegue transformar Georges em uma figura interessante. Em sua cena mais importante (quando Georges se vê enganado por várias pessoas em sua volta, descontando sua raiva em tudo o que vê pela frente), o ator se entrega um pouco ao overacting, não causando o impacto que deveria causar.
Já algumas personagens femininas se tornam caricaturas ao longo do filme. Madeleine Forestier e Virginie Rousset (interpretadas por Uma Thurman e Kristin Scott Thomas, respectivamente) não caem de amores por Georges logo à primeira vista, como acontece com Clotilde de Marelle (Christina Ricci). No entanto, quando elas finalmente se rendem aos encantos do protagonista, isso acontece sem muita naturalidade, fazendo elas se apaixonarem por ele muito repentinamente. Aliás, a obsessão que toma conta de Virginie acaba se tornando involuntariamente risível em alguns momentos.
Dirigido com um ritmo bastante irregular por Donnellan e Ormerod, Bel Ami não é nenhum pouco envolvente, além de desinteressante do início ao fim. Talvez Pattinson tenha melhor sorte em Cosmópolis. Se Walter Salles tirou uma boa atuação de Kristen Stewart, David Cronenberg pode fazer o mesmo com o rapaz.
Cotação:

Nenhum comentário: