quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Scott Pilgrim Contra o Mundo

Algo que me incomoda bastante é o fato de alguns filmes terem suas estreias adiadas diversas vezes. Isso acontece porque eles não fizeram muito sucesso nas bilheterias, e não há garantias de que eles trarão dinheiro para o bolso de suas distribuidoras aqui no Brasil. Mas todo filme tem seu público, e por isso acho que todas as produções deveriam ser lançadas. Sendo assim, fiquei muito feliz, e surpreso, quando vi que Scott Pilgrim Contra o Mundo estreou aqui em Porto Alegre. O filme foi lançado no circuito nacional há quatro meses, e eu já havia perdido as esperanças de assisti-lo no cinema.
Baseado na graphic novel de Bryan Lee O’Malley, Scott Pilgrim Contra o Mundo nos apresenta a Scott Pilgrim, jovem baixista da banda Sex Bob-Omb. Quando conhece Ramona Flowers, Scott a vê como a garota de sua vida. Mas para ficar com ela, ele precisa derrotar os sete Ex-Namorados do Mal que a garota colecionou, uma tarefa nada fácil.
Edgar Wright (diretor dos hilários Todo Mundo Quase Morto e Chumbo Grosso) nos mergulha em um universo nerd. Scott Pilgrim Contra o Mundo conta com elementos dos quadrinhos e dos vídeo-games que estabelecem o seu formato. Onomatopéias aparecem constantemente na tela, e as barrinhas de energia e os efeitos sonoros parecem ter sido tirados de um jogo antigo.
Os efeitos visuais são muito bons dando um toque especial ao filme, principalmente nas cenas de luta que são um show à parte por serem muito bem executadas. As sequências em quadrinhos, nas quais o roteiro explica os relacionamentos que Ramona teve com alguns dos ex-namorados, foram opções muito criativas de Wright e representam alguns dos grandes momentos do filme. A trilha sonora da banda do protagonista é outro elemento que deixa Scott Pilgrim Contra o Mundo ainda mais empolgante. É legal ver Scott derrotar seus oponentes enquanto a Sex Bob-Omb arrebenta nas músicas.
Para fechar a diversão, nada melhor do que um elenco inspirado interpretando personagens divertidíssimos. Michael Cera foi o ator perfeito para o papel de Scott Pilgrim. São poucos os bons atores que tem cara e jeito de nerd, dois elementos que me pareceram essenciais para a caracterização do personagem. Kieran Culkin interpreta o amigo gay de Scott, Wallace Wells, e protagoniza algumas das cenas mais engraçadas do filme. Mary Elizabeth Winstead não decepciona como Ramona Flowers, e as participações de bons atores como Jason Schwartzman, Chris Evans, Anna Kendrick, Brandon Routh e Thomas Jane deixam o filme ainda mais bacana.
Scott Pilgrim Contra o Mundo deixa uma bela mensagem de que devemos derrubar todos os obstáculos para ficar com quem amamos. Divertido do início ao fim, é o filme mais nerd que já assisti, e talvez este seja outro motivo para eu ter gostado tanto dele. Não demorará muito para que se torne um cult. Cotação:

2 comentários:

Pedro Vinícius disse...

Ótima crítica!
Que bom que você finalmente assistiu! É realmente triste a pouca circulação de filmes como esse.

Concordo com vc: Kieran Culkan está divertidíssimo e o filme pode msm virar cult no futuro.

Recomendo muito a HQ: é ainda melhor.

Abraço!

Jack Ford Coppola disse...

ótimo texto Thomás,mas antes de fazer um comentário mais detalhado gostaria de falar coisa o filme é péssimo mas divertido