sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Inverno da Alma

Inverno da Alma é um dos dramas mais fortes entre os indicados ao Oscar 2011. O filme mostra Ree Dolly, uma garota de 17 anos que leva uma vida difícil tentando sustentar a mãe doente e seus dois irmãos mais novos. A situação piora quando ela fica sabendo que seu pai foragido colocou a casa deles como seguro de sua fiança, e a propriedade será tomada pelo governo se ele não comparecer à audiência. Então, Ree sai em busca de seu pai, indo contra os conselhos de várias pessoas, incluindo seu tio, Teardrop.
Dirigido por Debra Granik, e roteirizado por ela e Anne Rosellini, Inverno da Alma tem como propósito mostrar um lado triste e pobre da sociedade norte americana. Ree consegue sustentar a família com a ajuda de seus vizinhos, que lhe dão comida e dinheiro sempre que podem. E a garota sempre se mostra disposta a tudo para conseguir ajudar sua família, e isso faz dela uma personagem admirável.
A bela fotografia de Michael McDonough traz uma atmosfera congelante, ideal já que o filme se passa em um lugar frio e úmido. E o fato de Debra Granik não usar nenhum tipo de trilha sonora faz com que Inverno da Alma fique ainda mais sombrio.
No elenco, Jennifer Lawrence e John Hawkes têm grandes atuações e mereceram suas indicações ao Oscar. Lawrence aparece sempre forte em cena, apresentando Ree Dolly como uma personagem triste e corajosa. E Hawkes faz de Teardrop alguém que causa desconforto para os outros personagens em cena, mas que nunca tem um olhar de ameaça, e sim de preocupação. Ele apenas quer o bem da única família que lhe resta.
O retorno da regra de dez indicados na categoria de Melhor Filme no Oscar foi muito boa, já que dá prestígio a filmes que normalmente não seriam lembrados. Inverno da Alma seria um desses filmes, e fico feliz em ver que teve seu reconhecimento.
Cotação:

Um comentário:

Alan Noronha disse...

é isso aí, Thomas, um grande filme, com uma linguagem de direção própria e grandes atuações.