domingo, 20 de fevereiro de 2011

Meus palpites e meus favoritos ao Oscar 2011

Depois de ter assistido aos dez filmes indicados a Melhor Filme (Minhas Mães e Meu Pai foi visto hoje à tarde), resolvi fazer esta postagem para dizer quais são os meus palpites e os meus favoritos nas principais categorias.
Melhor Filme:
A Origem continua imbatível para mim. Nas últimas semanas, O Discurso do Rei tomou o posto de grande favorito ao prêmio, que até então pertencia ao ótimo A Rede Social. Isso me decepciona muito porque o filme é inferior não só em relação a A Origem e A Rede Social, mas também a 127 Horas, Bravura Indômita, Inverno da Alma, Cisne Negro e Toy Story 3. Só bate de frente com O Vencedor e é melhor que Minhas Mães e Meu Pai, que é o filme que menos gostei entre os indicados.
Melhor Direção:
Christopher Nolan não está indicado. Portanto, torço para Darren Aronofsky, David Fincher (segundo favorito ao prêmio) e os Irmãos Coen. Vou ficar feliz com a vitória de qualquer um deles. Não porque são alguns dos meus diretores favoritos, mas porque seus trabalhos foram excelentes, diferente de Tom Hooper (o grande favorito ao prêmio) e David O. Russell que fizeram apenas bons trabalhos.
Melhor Ator:
Colin Firth está demais em O Discurso do Rei, e vai ganhar o prêmio. Mas meu favorito é James Franco. Sua atuação em 127 Horas é magnífica, provando que este é um ator que ainda vai fazer muito barulho.
Melhor Atriz:
Natalie Portman é a grande favorita de todos. Sua atuação em Cisne Negro é incrível e se não for premiada na noite do dia 27, então a Academia vai precisar rever vários de seus conceitos na hora de votar.
Melhor Ator Coadjuvante:
Christian Bale está perfeito em O Vencedor. Ele já ganhou o Globo de Ouro e o SAG, e deve ganhar o Oscar. Geoffrey Rush é o único ator que ameaça tirar a estatueta das mãos dele.
Melhor Atriz Coadjuvante:
Esta categoria ainda não tem uma favorita absoluta. Melissa Leo ganhou o Globo de Ouro e o SAG, mas está fazendo campanha para ganhar o Oscar, algo que está sendo mal visto pelos seus colegas. Helena Bonham-Carter ganhou o BAFTA, mas muito mais porque os britânicos favorecem os britânicos. Sendo assim, podemos ter uma zebra nesta categoria, e eu adoraria que fosse a minha favorita. O nome dela: Hailee Steinfeld. A garota me conquistou desde sua primeira cena em Bravura Indômita e merece muito ganhar o Oscar.
Melhor Roteiro Original:
Christopher Nolan deveria ganhar pelo menos este prêmio. Ele já venceu o Writers Guild Awards nesta categoria, e é considerado o grande favorito ao Oscar. Nenhum dos outros indicados construiu um roteiro tão bom quanto o de A Origem. NENHUM. O único roteiro que eu colocaria no mesmo patamar de A Origem é o de Cisne Negro, que nem foi indicado.
Melhor Roteiro Adaptado:
O favorito desta categoria é também o meu favorito. Aaron Sorkin fez um ótimo trabalho em A Rede Social. Eu vivo dizendo isso mas vou repetir: ele é um dos melhores roteiristas em atividade, e merece um Oscar desde Questão de Honra. Chegou a hora dele. Se por acaso acontecer um acidente e Sorkin perder a estatueta, pelo menos ela estará em boas mãos, já que todos os outros indicados fizeram ótimos trabalhos.
Melhor Animação:
Se Toy Story 3 não vencer vamos ter uma das maiores zebras da história do Oscar. Como Treinar o Seu Dragão e O Mágico são filmes muito bacanas, mas não chegam aos pés da obra-prima da Pixar.
Pronto. As apostas estão feitas. Agora é esperar até domingo que vem.

4 comentários:

Jack Ford Coppola disse...

Meus palpites
Melhor filme-A Rede Social mas queria que Toy Story 3 levasse

Melhor Diretor-David Fincher mas queria que o Darren Aronofsky ganhasse (UM cara que tem Pi e Requiem para Um sonho merece LEVAR)

Melhor ator-Colin Firth MAS queria o Javier Barden

Melhor Ator coadjuvante- Christian Bale

Melhor Atriz Coajuvante-Melissa Leo

Melhor Atriz- Natalie Portman

Melhor Roteiro Original-A Origem (o unico que consegue ser o menos pior da lista)

Pedro Vinícius disse...

O filme que mais gostei foi 'Bravura Indômita', seguido por 'Cisne Negro' e 'A Origem'. Para mim, 'O Discurso do Rei' foi apenas um bom drama. E até agora estou procurando entender a fascinação das pessoas por 'A Rede Social'... Infelizmente, é triste aceitar que os dois últimos têm bem mais chances que os três primeiros.

Acho a indicação de Toy Story na categoria principal muito complicada. O filme é maravilhoso, porém... como compará-lo com outros? São simplesmente muito diferentes! Quais critérios usar?
Acho que, infelizmente, funciona mais como uma mensão honrosa, já que são dez indicados...

Ator está bem disputado: apesar de Firth provavelmente sair vitorioso, James Franco e Jeff Bridges estão ótimos.

Torço por Aronofsky e Nolan p/ direção e roteiro.

Abraço!

Pedro Vinícius disse...

Ops... menção*

Alan Noronha disse...

Não consigo entender A rede social, me deu um sono tremendo, mas "Winter's bone" é um filmaço, "True Grit" tem charme e "O discurso do rei" é um grande filme, uma abordagem humana a um tema tão distante quanto a família real inglesa. Toy Story eu vi ontém, é muito bonito e emocionante. Acho que vai dar o discurso ou a chatice da rede social.