sábado, 9 de janeiro de 2016

O Bom Dinossauro

Ao escrever sobre Divertida Mente, mencionei ser um alívio poder dizer que a Pixar havia voltado a acertar depois de passar por um período decepcionante graças a Carros 2, Valente e Universidade Monstros, que representaram uma sequência de filmes aquém do que vinha sendo realizado por John Lasseter e companhia. Por o estúdio ter recém-lançado uma de suas melhores animações, é uma pena vê-lo voltar a escorregar já no filme seguinte, O Bom Dinossauro, uma produção que tem a qualidade técnica que poderíamos esperar, mas não a força criativa que fez a Pixar parecer infalível por tanto tempo.

O Bom Dinossauro se passa milhões de anos após a Terra ter dado sorte de não ser atingida pelo asteroide que dizimou os dinossauros, permitindo que estes vivam tranquilamente. Em meio a isso, o jovem Apatossauro Arlo mal consegue realizar suas tarefas na fazenda de seus pais, Henry e Ida, devido a sua covardia, o que o impede de deixar sua marca no depósito de comida da família, ao contrário de seus irmãos habilidosos Libby e Buck. Mas pouco depois de uma tragédia, Arlo acaba se perdendo da família e ganhando como companheiro o pequeno menino das cavernas Spot, com quem passa por duras situações no caminho de volta para casa.

Dirigido por Peter Sohn, que fazia parte do departamento de animação da Pixar e comandou o curta Parcialmente Nublado, O Bom Dinossauro não demora muito para exibir seu primor visual. Seja ao trazer uma árvore sendo partida ao meio ou ao acompanhar um rio, o filme tem uma fluidez absolutamente admirável na construção de sua animação. Além disso, há momentos em que somos apresentados a cenários que nem parecem ser criações feitas em um computador, como os belos planos que mostram as montanhas ao redor dos personagens. Nada disso é exatamente uma surpresa considerando que uma das grandes características das animações da Pixar é a atenção aos detalhes.

Tudo isso trabalha a favor de uma narrativa que claramente se esforça (e muito) para conquistar a simpatia do público. Mas é uma pena que busque isso através da reciclagem de uma série de elementos já vistos em outros filmes e que acabam servindo para organizar uma história formuláica que, infelizmente, não consegue fugir da obviedade. E por ser possível prever alguns pontos que serão tocados pela trama, o longa perde muito do peso que poderia ter, tornando-se rapidamente desinteressante.

Como se não bastasse, com sua estrutura típica de road movie, o roteiro insere Arlo e Spot em situações que deixam a sutileza completamente de lado ao lidar com a superação do jovem dinossauro quanto a própria insegurança, algo perceptível até mesmo em alguns diálogos (“Se você não sente medo, não está vivo”). Aliás, falando nessas situações, é impressionante que o filme tenha cerca de 90 minutos e ainda assim pareça não ter tanto material para desenvolver a trama e os personagens. Há cenas que pouco acrescentam a eles, como àquela envolvendo um Tricerátopo no meio da floresta, que falha até mesmo em seu propósito de divertir.

Arlo e Spot até revelam ser personagens carismáticos e expressivos, o que compensa um pouco a dinâmica genérica desenvolvida entre eles e cujo único detalhe fora do comum é a inversão de papeis (dessa vez é o humano quem age como um animal de estimação e o dinossauro vira nosso ponto de identificação). Mas isso mostra não ser o suficiente para sustentar o filme, que trata sem muito cuidado o material que tem em mãos e, consequentemente, resulta em uma animação facilmente esquecível. Por estarmos falando da Pixar, dizer isso chega a doer.

Nota:

Nenhum comentário: