Apesar de ter sua boa cota de
previsibilidade, o Oscar desse ano está interessantíssimo com a disputa acirrada
entre os fantásticos Boyhood e Birdman. Tão acirrada que ao fazer as
apostas me vi colocando as fichas em um apenas para no minuto seguinte colocar
no outro. Richard Linklater e Alejandro González Iñarritu conceberam obras irretocáveis,
e é bom ver que o Oscar (em meio a esnobadas como a de Garota Exemplar e lembranças desnecessárias como a de A Teoria de Tudo) concentrou suas
forças nesses dois filmes em sua categoria principal.
Enfim, essas são minhas apostas e
minhas torcidas para a noite do Oscar.
Melhor Filme
Aposta: Boyhood –
Da Infância a Juventude
Torcida: Boyhood –
Da Infância a Juventude e Birdman ou
(A Inesperada Virtude da Ignorância)
De um lado, Boyhood, o projeto que o grande Richard
Linklater filmou ao longo de 12 anos e que se mostrou brilhante na forma como seus
personagens crescem com o passar do tempo. Do outro, Birdman, o filmaço de
Alejandro González Iñarritu organizado em um belo plano-sequência e que abre belas
discussões sobre aceitação e valores dados a arte. Ambos os filmes estão dividindo
os prêmios pré-Oscar. Será ótimo ver qualquer um dos dois vencerem, ainda
que minha aposta fique para Boyhood.
Melhor Direção
Aposta: Richard Linklater, por Boyhood – Da Infância a Juventude
Torcida: Richard Linklater, por Boyhood – Da Infância a Juventude e Alejandro González Iñarritu,
por Birdman ou (A Inesperada Virtude da
Ignorância)
Mesmo caso de Melhor Filme. Iñarritu até tem vantagem com Birdman
por ter levado o DGA, prêmio do sindicato dos diretores. Mas Linklater também
vem sendo reconhecido por seu trabalho em Boyhood, além de ter uma bela
carreira e ser admirado por muitas pessoas. A aposta de novo fica para este
último, mas ambos os trabalhos são maravilhosos.
Melhor Ator
Aposta: Eddie Redmayne, por A Teoria de Tudo
Torcida: Michael Keaton, por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Jake Gyllenhaal ter ficado de fora da categoria por seu
trabalho incrível em O Abutre será
uma lamentação eterna. Na falta dele, há o fantástico Michael Keaton em Birdman, que até saiu na frente nessa
corrida. Mas Eddie Redmayne ganhou força por sua grande atuação como Stephen
Hawking, um dos pontos altos do bom A
Teoria de Tudo, e nem mesmo as duras críticas que o ator recebeu por sua
participação no recente O Destino de Júpiter
parecem ter abalado suas chances.
Melhor Atriz
Aposta: Julianne Moore, por Para Sempre Alice
Torcida: Rosamund Pike, por Garota Exemplar
Por mais que Rosamund Pike tenha tido uma atuação
impressionante como Amy Dunne de Garota
Exemplar, Julianne Moore é a grande favorita na categoria por Para Sempre Alice. Além do mais, ela
tem uma bela carreira e está merecendo um Oscar há tempos, de forma que o prêmio
aqui seria até pelo conjunto da obra.
Melhor Ator
Coadjuvante
Aposta: J.K. Simmons, por Whiplash: Em Busca da Perfeição
Torcida: J.K. Simmons, por Whiplash: Em Busca da Perfeição
Aqui não tem pra ninguém. J.K. Simmons arrebenta
monstruosamente em Whiplash e já
ganhou quase todos os prêmios possíveis por seu trabalho no filme. Se ele
perder o Oscar, será uma das grandes zebras da noite. Mas se isso ocorrer, a
categoria está repleta de belas atuações, apesar de o grande Robert Duvall estar
em um filme fraco como O Juiz, cujo
roteiro até prejudica seu personagem.
Melhor Atriz
Coadjuvante
Aposta: Patricia Arquette, por Boyhood – Da Infância a Juventude
Torcida: Patricia Arquette, por Boyhood – Da Infância a Juventude
Se Simmons é nome certo para Melhor Ator Coadjuvante, o
mesmo pode ser dito por Patricia Arquette em Atriz Coadjuvante, cuja atuação
como a mãe do protagonista de Boyhood
é simplesmente linda. Apenas a última cena dela no filme já deveria garantir
sua estatueta.
Melhor Roteiro
Original
Aposta: O Grande
Hotel Budapeste
Torcida: Ficarei muito feliz com a vitória de qualquer um
dos indicados
Boyhood, Birdman, O Grande Hotel
Budapeste, Foxcatcher e O Abutre. Que categoria linda temos
aqui. Mas apesar de Boyhood e Birdman serem os principais concorrentes
a Melhor Filme e Melhor Direção, Wes Anderson e O Grande Hotel Budapeste têm tido certa preferência na categoria,
tendo até ganhado o WGA, o sindicato dos roteiristas.
Melhor Roteiro
Adaptado
Aposta: O Jogo da
Imitação
Torcida: Whiplash:
Em Busca da Perfeição
Vários filmes que não chegam a ser favoritos unânimes em
outras categorias, e que também não tem favoritismo claro por aqui. Fico com O Jogo da Imitação, mais pela vitória
que ele conseguiu no WGA. Mas também fico com o pensamento de que seria ótimo
ver Whiplash surpreender.
Melhor Animação
Aposta: Como Treinar o Seu Dragão 2
Torcida: O Conto da Princesa Kaguya
Apesar de ser uma continuação, Como Treinar o Seu Dragão 2 surge como favorito. Mas mesmo sendo um
filme muito bacana, que levou vários prêmios até agora (entre eles o Annie
Awards), esse favoritismo se deve exclusivamente porque Uma Aventura Lego foi esnobado, em uma das faltas mais sentidas
dessa edição do Oscar. De qualquer forma, se a nova aventura de Soluço e
Banguela for derrotada, seria bonito se o japonês O Conto da Princesa Kaguya ficasse com a estatueta, considerando a
história do Studio Ghibli, que chegou a anunciar seu fechamento no ano passado.
Melhor Filme
Estrangeiro
Aposta: Ida (Polônia)
Torcida: Por enquanto me abstenho porque vi apenas o
argentino Relatos Selvagens
O polonês Ida
vem mostrando certo favoritismo com suas conquistas em outras premiações. E honestamente
não sei se os outros filmes podem surpreender.
Melhor
Documentário
Aposta: Citizenfour
Torcida: Por enquanto me abstenho porque não vi três
indicados
O Oscar não se arriscou muito na categoria nos últimos anos,
premiando filmes mais leves, como foi em 2013 com o belíssimo Procurando Sugar Man e no ano passado
com a vitória do ótimo A Um Passo do Estrelato. Mas esse ano tudo indica que será diferente, com Citizenfour saindo como vencedor, filme
que traz em seu centro Edward Snowden e o grande escândalo político que o
envolveu. De qualquer forma, é inacreditável que a Academia não tenha indicado Life Itself. O filme de Steve James
sobre o fantástico crítico Roger Ebert é absolutamente maravilhoso, e a falta
dele aqui talvez tenha sido o maior pecado dessa edição.
Melhor Direção de Fotografia
Aposta: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Torcida: Birdman ou
(A Inesperada Virtude da Ignorância)
Depois das maravilhas que fez em Gravidade, que lhe rendeu este prêmio no ano passado, Emmanuel
Lubezki está novamente indicado por mais um trabalho estupendo. Outro cara que
se não vencer será uma grande zebra.
Melhor Montagem
Aposta: Boyhood –
Da Infância a Juventude
Torcida: Boyhood –
Da Infância a Juventude
A passagem de tempo é um elemento importantíssimo de Boyhood, e o trabalho de montagem do
filme é admirável, fazendo tudo soar orgânico e ritmado, tendo ganhado vários
prêmios da categoria em outras premiações.
Melhor Design de
Produção
Aposta: O Grande Hotel
Budapeste
Torcida: O Grande
Hotel Budapeste
Se tem algo que salta aos olhos logo de cara em O Grande Hotel Budapeste é seu visual
fantástico, que tem traz toda a excentricidade de Wes Anderson na máxima
potência. Difícil que isso não tenha ocorrido com os votantes também.
Melhor Figurino
Aposta: O Grande
Hotel Budapeste
Torcida: O Grande
Hotel Budapeste
Em O Grande Hotel
Budapeste os figurinos complementam o design de produção brilhantemente,
então o filme deve seguir essa lógica e ficar com os dois prêmios.
Melhor Maquiagem
e Penteados
Aposta: O Grande
Hotel Budapeste
Torcida: Guardiões da Galáxia
Jogarei em O Grande
Hotel Budapeste novamente. Até porque duvido muito que a Academia quebre
seu preconceito contra produções baseadas em histórias em quadrinhos prestigiando
Guardiões da Galáxia. E entre o
filme de Wes Anderson e Foxcatcher,
o trabalho do primeiro chama um pouco mais a atenção.
Melhor Trilha Original
Aposta: A Teoria de
Tudo
Torcida: O Grande
Hotel Budapeste
Alexandre Desplat foi duplamente indicado dessa vez, por O Grande Hotel Budapeste e O Jogo da Imitação. Nunca ganhou um
Oscar e talvez essa seja sua chance de se consagrar. Ainda assim, a maré parece
estar mais para o lado de Jóhann Jóhannsson por A Teoria de Tudo.
Melhor Canção
Original
Aposta: “Glory”, de Selma
Torcida: “Glory”, de Selma
A Academia deve dar o prêmio de consolação a Selma depois da burrada que fez de não
indicar o belíssimo filme de Ava DuVernay em mais categorias.
Melhor Edição de
Som
Aposta: Sniper
Americano
Torcida: Sniper
Americano
Considerando que a Academia tem curtido entregar esse
prêmio a filmes de guerra, as fichas vão para Sniper Americano, que realmente tem um trabalho muito bom nesse
aspecto e não deve ganhar outros prêmios.
Melhor Mixagem
de Som
Aposta: Whiplash:
Em Busca da Perfeição
Torcida: Whiplash:
Em Busca da Perfeição
Toda a coordenação envolvendo as cenas musicais de Whiplash merece ser prestigiada, e é provável
que o sucesso indie desse ano fique
com mais esse prêmio na noite além do de Melhor Ator Coadjuvante.
Melhores Efeitos
Visuais
Aposta: Interestelar
Torcida: X-Men:Dias de um Futuro Esquecido
Interestelar é o favorito, com Planeta dos Macacos: O Confronto
correndo por fora. A torcida, assim como a aposta, poderia até ficar com o
filme de Christopher Nolan, cujo trabalho nesse sentido é muito bom. Mas a
verdade é que o carinho que tenho por X-Men:
Dias de Um Futuro Esquecido fala mais alto.
Melhor Curta
Documentário
Aposta: Crisis
Hotline: Veterans Press 1
Torcida: Não vi nenhum dos indicados.
As categorias de curtas-metragens são quase sempre
impossíveis de acompanhar. Então não há como torcer para alguém, porque não há
como vê-los na grande maioria das vezes, e até mesmo apostar é complicado. Então
vamos na base do chute, e Crisis Hotline:
Veterans Press 1 parece ser um filme cuja temática é interessante para a
Academia.
Melhor
Curta-Metragem
Aposta: Parvaneh
Torcida: Não vi nenhum dos indicados.
Mesma coisa da categoria anterior.
Melhor
Curta-Metragem de Animação
Aposta: The Bigger
Picture
Torcida: Vi apenas um dos indicados, então me abstenho
novamente
Mesma coisa da categoria anterior.
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