Deixei no Papo de Cinema minhas
apostas para o Oscar 2014, que vai acontecer amanhã (aliás, recomendo que entrem lá e vejam as apostas dos outros membros da equipe). Mas como faço todo ano,
deixo aqui alguns comentários sobre os favoritos ao prêmio e sobre aqueles
pelos quais torcerei durante a cerimônia (ainda que dessa vez eu vá participar
de um bolão de apostas e deveria torcer apenas por quem apostei).
Melhor Filme:
Torcida – Gravidade. Mas Ela e O
Lobo de Wall Street também dividem a torcida, ainda que não tenham chance
alguma de vencer.
Aposta – 12 Anos de Escravidão.
Gravidade deverá levar uma boa
parte dos prêmios em que está indicado. No entanto, o filme não deve levar o
prêmio principal da noite, o que apenas mostra o quão estranha a votação da
Academia consegue ser. Lembremos, por exemplo, de 1973, quando Cabaret ganhou 8
prêmios e ainda assim perdeu Melhor Filme para O Poderoso Chefão. Gravidade
empatou com 12 Anos de Escravidão no Producers Guild Awards, mas o filme de
Steve McQueen vem conseguindo um pouco mais de prestígio em outras premiações.
Ao menos não será uma decisão feia da Academia caso ganhe, já que se trata de um
ótimo filme.
Melhor Direção:
Torcida – Alfonso Cuarón, por
Gravidade
Aposta – Alfonso Cuarón, por
Gravidade
Em Gravidade, o que Alfonso
Cuarón realiza em termos técnicos e narrativos é algo de tirar o fôlego, e não é
à toa que ele é o grande favorito ao prêmio. No entanto, não será nenhuma
surpresa caso os votantes resolvam entregar a estatueta para Steve McQueen, não
só por 12 Anos de Escravidão ser o favorito em Melhor Filme, mas também porque
seria algo bonito de se ver na festa. Afinal, McQueen seria o primeiro negro a
ganhar o prêmio de Melhor Direção.
Melhor Ator:
Torcida – Matthew McConaughey,
por Clube de Compras Dallas
Aposta – Matthew McConaughey, por
Clube de Compras Dallas
Matthew McConaughey sempre foi um
ator talentosíssimo, mas infelizmente decidiu encher sua carreira com produções
duvidosas durante a maior parte da década passada. Mas de 2011 para cá,
McConaughey passou a aceitar projetos mais desafiadores que, consequentemente,
o levaram a trabalhar com diretores prestigiados. E agora ele aparece como
favorito no Oscar de Melhor Ator e, caso se confirme, sua vitória será uma
ótima coroação pelo que ele vem fazendo nos últimos anos. Sem falar que sua
atuação como Ron Woodroof em Clube de Compras Dallas é de uma segurança
invejável (uma das melhores de sua carreira). De qualquer forma,
não será injusto caso Leonardo DiCaprio ganhe por sua grande atuação em O Lobo
de Wall Street, filme no qual (vejam só!) Matthew McConaughey rouba a cena tendo pouquíssimo tempo de tela (uma pena ele não ter sido indicado como Coadjuvante
também).
Melhor Atriz:
Torcida – Cate Blanchett, por
Blue Jasmine.
Aposta – Cate Blanchett, por Blue
Jasmine.
O Oscar já está praticamente nas
mãos de Cate Blanchett. A atriz tem em Blue Jasmine a melhor atuação de sua
carreira, e será um tanto triste caso ela perca esse prêmio, ainda que todas as
outras indicadas estejam muito bem em seus respectivos filmes. Nas últimas
semanas, saiu um boato de que as acusações de pedofilia que ressurgiram contra Woody
Allen no mês passado estariam tirando as chances de Blanchett ser premiada
(malditas contra-campanhas!), mas duvido muito que ela vá sofrer as
consequências disso.
Melhor Ator Coadjuvante:
Torcida – Michael Fassbender, por
12 Anos de Escravidão.
Aposta – Jared Leto, por Clube de
Compras Dallas.
Michael Fassbender tem uma
atuação assustadoramente brilhante em 12 Anos de Escravidão, mas não tem muitas
chances nessa categoria que vem sendo dominada por Jared Leto nas premiações
pré-Oscar. O que também não é nada mal, já que o ator faz maravilhas no papel de Rayon em Clube de Compras Dallas. Um trabalho delicado que faz um contraponto interessante ao de Matthew
McConaughey no filme.
Melhor Atriz Coadjuvante:
Torcida – June Squibb, por
Nebraska.
Aposta – Lupita Nyong’o, por 12
Anos de Escravidão.
Por mais que eu tenha gostado June Squibb em Nebraska, a atriz é outra sem muitas chances de vencer. A
disputa na categoria está principalmente entre a estreante Lupita Nyong’o e
Jennifer Lawrence, por Trapaça. No entanto, Lawrence já ganhou uma estatueta em
2013, e Nyong’o vem chamando a atenção em outros prêmios com sua atuação no
drama de Steve McQueen. A estatueta deve ir para ela. E se Lawrence por acaso
vencer, será injusto assim como no ano passado, já que por mais talentosa que
ela seja (e ela realmente é, como sempre digo), há outras indicadas melhores na
categoria.
Melhor Roteiro Original:
Torcida – Spike Jonze, por Ela.
Aposta – Spike Jonze, por Ela.
Ela é um dos melhores filmes entre
os indicados nesse Oscar, sem dúvida, e Spike Jonze vem sendo agraciado na
categoria de Roteiro Original em outras premiações. Mas não se surpreendam caso
ocorra uma Trapaça na cerimônia.
Melhor Roteiro Adaptado:
Torcida – Ethan Hawke, Julie
Delpy e Richard Linklater, por Antes da Meia-Noite.
Aposta – John Ridley, por 12 Anos
de Escravidão.
Ver Antes da Meia-Noite sendo
premiado é apenas um sonho, infelizmente. 12 Anos de Escravidão não foi
indicado ao Writers Guild Awards, mas única e exclusivamente porque existe uma
regra dizendo que apenas membros do sindicato podem ser lembrados. Sendo assim,
lá até pode dado Capitão Phillips, mas no Oscar quem está chegando mais forte é o filme
de Steve McQueen.
Melhor Animação:
Torcida – Frozen: Uma Aventura Congelante.
Aposta – Frozen: Uma Aventura
Congelante.
Hayao Myiazaki se aposentou, e
até por isso seria interessante ver seu último filme, Vidas ao Vento, ser
agraciado. Mas será uma grande surpresa se o magnífico Frozen perder nessa
categoria. E acreditem, este será o primeiro Oscar de Melhor Animação da
história da Disney.
Melhor Filme Estrangeiro:
Torcida – A Caça (Dinamarca).
Aposta – A Grande Beleza (Itália).
A Caça é um soco no estômago do
espectador, assim como o excelente Alabama Monroe. Mas A Grande
Beleza é que vem vencendo vários prêmios e chamando mais atenção em outras
premiações. No Oscar isso também deve acontecer.
Melhor Direção de Fotografia:
Torcida – Roger Deakins, por Os Suspeitos.
Aposta – Emmanuel Lubezki, por
Gravidade.
Emmanuel Lubezki certamente
ficará com essa estatueta. E merecidamente, considerando que a fotografia de
Gravidade é nada menos do que espetacular. Minha torcida por Roger Deakins em
Os Suspeitos se deve não só por ser um trabalho excepcional (em um filme idem),
mas também porque é sua 11ª indicação ao Oscar, sendo que ele nunca venceu,
e estamos falando de um dos melhores diretores de fotografia em atividade.
Melhor Montagem:
Torcida – Christopher Rouse, por
Capitão Phillips.
Aposta – Alan Baumgarten, Jay
Cassidy e Crispin Struthers, por Trapaça.
A tensão crescente de Capitão
Phillips (e que chega ao ápice no terceiro ato do filme) se deve em boa parte a
belíssima montagem de Christopher Rouse. Mas o filme não deve ter tantas
chances por aqui, e Gravidade surge como um forte candidato. Mesmo assim,
apostarei minhas fichas na zebra, Trapaça.
Melhor Design de Produção:
Torcida – Andy Nicholson, Rosie
Goodwin e Joanne Woolard, por Gravidade.
Aposta – Catherine Martin e
Beverley Dunn, por O Grande Gatsby.
O carnaval interessantíssimo do filme
de Baz Luhrmann aparece como um forte candidato ao prêmio. Mas não seria nada
mal ver o espaço sideral de Gravidade ou o futuro próximo de Ela vencendo.
Melhor Figurino:
Torcida – Catherine Martin, por O
Grande Gatsby.
Aposta – Patricia Norris, por 12
Anos de Escravidão.
Categoria que geralmente é
dominada por filmes de época. Aqui jogo as fichas em 12 Anos de Escravidão, ainda que O Grande Gatsby aparente ter mais chances.
Melhor Maquiagem e Penteados:
Torcida – Adruitha Lee e Robin
Mathews, por Clube de Compras Dallas.
Aposta – Adruitha Lee e Robin
Mathews, por Clube de Compras Dallas.
Seria triste ver uma porcaria
como Vovô Sem Vergonha ganhando um Oscar. Mas, felizmente, Clube de Compras
Dallas surge como favorito pelo belíssimo trabalho feito com Matthew
McConaughey e Jared Leto, principalmente quando os personagens deles surgem
extremamente debilitados pela AIDS.
Melhor Trilha Musical:
Torcida – Steven Price, por
Gravidade.
Aposta – Steven Price, por
Gravidade.
Steven Price colocou seu nome no
mapa com Gravidade e aparece como franco favorito em cima de caras experientes
como Thomas Newman, Alexandre Desplat e o grande John Williams.
Melhor Canção Original:
Torcida – Kristen Anderson-Lopez
e Robert Lopez, por “Let It Go”, de Frozen.
Aposta – Kristen Anderson-Lopez e
Robert Lopez, por “Let It Go”, de Frozen.
“Let It Go” é linda. Repito: “Let It Go” é
linda. E espero que ganhe, ainda que os caras do U2 surjam fortes com
sua “Ordinary Love”, de Mandela.
Melhor Mixagem de Som:
Torcida – Skip Lievsay, Niv Adiri, Christopher Benstead
e Chris Munro, por Gravidade.
Aposta – Skip Lievsay, Niv Adiri,
Christopher Benstead e Chris Munro, por Gravidade.
É praticamente certo que Gravidade dominará os prêmios técnicos. E nem preciso dizer que será mais do que
merecido.
Melhor Edição de Som:
Torcida – Glenn Freemantle, por
Gravidade.
Aposta – Glenn Freemantle, por
Gravidade.
Leia o comentário da categoria
anterior.
Melhores Efeitos Visuais:
Torcida – Timothy Webber, Chris Lawrence, David
Shirk e Neil Corbould, por Gravidade.
Aposta – Timothy Webber, Chris Lawrence, David
Shirk e Neil Corbould, por Gravidade.
Mesma coisa das categorias de
som. Se Gravidade perder uma dessas será uma surpresa enjoativa. Os efeitos
visuais do filme, em particular, são geniais.
Melhor Documentário:
Torcida – O Ato de Matar.
Aposta – O Ato de Matar.
O Ato de Matar é poderosíssimo, mas
é também um filme com um conteúdo pesado e difícil de digerir, e apostar nele
nessa categoria não deixa de ser um risco, já que o Oscar muitas vezes prefere
produções mais leves. Foi assim no ano passado, por exemplo. Mas vejamos como
será dessa vez.
Melhor Curta-Documentário:
Torcida – É sempre muito difícil ver os
filmes das categorias de curtas-metragens, e esse ano não foi diferente. Vou
torcer pela minha aposta/chute.
Aposta – The Lady in Number 6.
Melhor Curta-Metragem:
Torcida – Mesma coisa da
categoria anterior.
Aposta – Helium.
Melhor Curta de Animação:
Torcida – Mr. Hublot.
Aposta – Hora de Viajar.
Aqui deu pra ver alguns dos
filmes, e Mr. Hublot é excelente, com uma história sensível e um design de
produção maravilhoso. Mas aposto em Hora de Voltar (exibido antes das sessões
de Frozen), curta divertidíssimo da Disney e que faz um uso interessante do 3D.
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