quinta-feira, 14 de março de 2013

Personagens Marcantes - Holly Golightly

No último dia 20 de janeiro, completamos 20 anos sem a maravilhosa Audrey Hepburn. Na época, acabei me perdendo em meio a tantas publicações e não consegui fazer uma homenagem à atriz (de quem sou fã incondicional). Mas é um prazer homenagear a Srta. Hepburn dedicando o espaço de Personagens Marcantes desse mês a Holly Golightly, uma das personagens mais famosas de sua carreira e protagonista de uma das comédias românticas mais clássicas do cinema: Bonequinha de Luxo. É uma homenagem pequena perto da grandeza da atriz, mas é o mínimo que eu poderia fazer após ela encantar tantos cinéfilos em seus filmes.
Criada por Truman Capote para seu livro “Breakfast at Tiffany’s”, Holly Golightly iria ser interpretada por Marylin Monroe, ideia que o próprio escritor adorou. Mas depois que a atriz recusou o papel, os produtores chamaram Audrey Hepburn. Originalmente, Holly é uma garota de programa bissexual, que gosta de falar palavrão e fumar maconha, ou seja, absolutamente nada parecido com a imagem simples e quase beatificada que Hepburn sempre manteve ao longo dos anos. Não é à toa que modificaram bastante a personagem para que ela se encaixasse na atriz.
De qualquer forma, Hepburn brilha sempre que surge interpretando Holly, que em suas mãos se tornou uma figura delicada, excêntrica, elegante e muito carismática, do tipo pelo qual é muito difícil não se apaixonar, ainda mais depois de ouvi-la cantar a bela “Moon River” sentada na janela de seu apartamento, em uma das melhores cenas do filme. Como resultado, Hepburn conseguiu sua quarta indicação ao Oscar de Melhor Atriz, em 1962. É difícil imaginar como Holly seria caso tivesse sido transportada do livro para as telas da maneira como foi concebida (certamente tornaria o filme um pouco mais pesado, em uma época em que Hollywood ainda tinha sua parcela de conservadorismo), mas a verdade é que ela se tornou uma figura muito icônica em seu vestido preto, seu penteado e sua piteira.
Além disso, o relacionamento que Holly tem com Paul Varjak (interpretado por George Peppard) torna a personagem uma figura ainda mais interessante, já que ela se abre um pouco mais com o rapaz, que logicamente acaba conquistando o coração dela. E a química que Hepburn e Peppard desenvolvem para o casal é realmente estonteante, o que pode ser notado, por exemplo, na cena em que eles tentam roubar alguma coisa de uma loja (um dos momentos mais divertidos do filme). É delicioso ver os dois juntos na tela ao longo do filme, mesmo quando estão brigando (“Leva-se quatro segundo para chegar até a porta. Eu te dou dois”, diz Holly em determinado momento).
Hoje em dia, é praticamente impossível encontrar um lugar que venda acessórios referentes a cinema que não tenha algum objeto estampando a personagem (seja uma almofada, uma caneca ou até mesmo um quadro). Isso é só uma amostra do impacto que Bonequinha de Luxo e sua Holly Golightly tiveram ao longo dos últimos 50 anos. E depois de assistir a esse filme, é muito provável que as pessoas tenham saído (e ainda saiam) mais maravilhadas com Audrey Hepburn.

Nenhum comentário: